Jorge Caron

aaaaa

Jorge Osvaldo Caron (1935-2000), profissional multidisciplinar, nascido em Arica, no Chile, estudou arquitetura e urbanismo na FAU-USP nos anos de 1958 a 1965. Desenvolveu importantes projetos em parcerias coletivas como Pavilhão de Osaka, conjunto Zezinho Magalhães, Plano diretor de Goiânia, Sinagoga a rua Newton Prado, e também individualmente, atuando com projetos de arquitetura, planejamento urbano, cenografia, design e no ensino. Viveu em São Paulo até mudar-se para São Carlos (SP) no final dos anos 1980, onde dedicou-se de modo integral à docência no atual IAU USP, conciliando ensino, pesquisa e mantendo intensa atividade projetual e propositiva como extensão, até seu falecimento em janeiro de 2000.

Arquiteto educador, Jorge Caron projetou convicto do potencial abrangente e transformador da profissão, sua trajetória profissional foi capaz de reunir importantes inovações para o campo social, construtivo e estético. Conhecido por seu perfil profissional polivalente – arquiteto, designer, cenógrafo, artista plástico, educador – Caron, teve produção ampla e significativa, em conjunto de obras arquitetônicas e legado intelectual ainda pouco estudados.

O Acervo

O acervo de Jorge Caron está atualmente sobre a salvaguarda da biblioteca do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), totalizando 64 caixas e 10 tubos de material de sua vida pessoal e profissional. Neste site, estão reunidos os trabalhos digitalizados, oriundos do arquivo físico, e divididos nas seguintes categorias: Arquitetura e Urbanismo, Cenografia, Teatro e Cinema, Design e Objetos, Publicações e Relações Pessoais.

Desenhos & Rabiscos

Aqui estão reunidos um conjunto de croquis encontrados em meio às plantas técnicas, orçamentos ou folhas de anotações. Eles não possuem relação alguma com o conteúdo ou com o projeto das folhas em que foram encontrados, eles apenas refletem um ato de Caron: desenhar ao pensar.