Histórico

Através das imagens, de trabalhos realizados desde meados da década de 80 até hoje, construímos este percurso histórico. São trabalhos onde o desenho é protagonista e prerrogativa para a análise critica da arquitetura. Apresentá-los aqui nos pareceu oportuno, revelando como nossa atual estratégia de leitura foi construída ao longo do tempo.

São trabalhos de leitura de obras de arquitetura, realizados através da exploração das potencialidades de um desenho investigativo, inquieto, que representa e não mimetiza o objeto de análise e permite ainda, por estarem ligados diretamente à obra, que estes se coloquem sobre ela, como mais uma camada para a nossa arqueologia às avessas.

Dentro desse elenco de trabalhos existem desenhos bastante distintos. Alguns, elaborados sobre a mesa de trabalho, são desenhos de observação e analise de plantas, cortes, elevações e fotografias de projetos; outros, realizados durante visitas aos edifícios, cidades e países, comparecem como anotações mais ou menos precisas. Desenhos de naturezas diferenciadas em suas técnicas gráficas, mas também e por conseqüência diferenciados em seus enfoques e naquilo que apreendem e que compreendem do objeto que simulam.

Alguns desenhos foram realizados velozmente, são croquis e conservam portanto a capacidade de colher rapidamente e com frescor uma imagem sintética do objeto, sua estrutura formal; outros foram realizados com um tempo dilatado, sobre uma mesa de trabalho, são mais elaborados, compostos, cuidados e conservam a propriedade da re-elaboração.

O desenho nos levou para a confecção de modelos tridimensionais que trouxessem à tona a lógica interna do projeto analisado e nele fosse embutida a capacidade de estar aberto para novas operações, portanto um modelo não mimético, que não reproduz in totum todas as filigranas de seu original.

Propomos aqui esse grande quadro construído por esses desenhos, como um convite a seguir essas pegadas iniciais, que constroem juntas uma perspectiva histórica das estratégias metodológicas percorridas para a formação do Grupo Quadro.

TOPO

 

 
volta à principal
histórico
o grupo
projetos e pesquisas
disciplinas
produção
links
contato