Sessões Temáticas

[1] Espaço Público: Conceitos e Contradições

Coordenação: Camila D’Ottaviano (FAUUSP/ANPUR), Cibele Rizek (IAU USP), Denise Morado (EA-UFMG) e Paulo Reyes (UFRGS) + representante da APERAU

Vivemos, no Brasil, um momento de grande tensão na defesa e apropriação da coisa pública. Com o espaço público não tem sido diferente. A lógica da privatização tem atingido também espaços públicos por excelência, como praças e parques. Na França, por outro lado, a valorização do espaço público segue sendo uma prática corrente. Esta sessão pretende justamente elucidar e debater os conceitos que permeiam a delimitação da ideia de espaço público, bem como suas contradições, sempre que possível contrapondo as grandes diferenças existentes na realidades brasileira e francesa.

Temas: conceituação, derivações e nomenclaturas do espaço público; processos de apropriação e privatização; contradições e disputas no uso do território; espaço público versus espaço comum; uso público versus uso coletivo.

[2] Espaço Público: Práticas Culturais e Formas de Apropriação

Coordenação: Anne Latendresse (UQAM), Laila Nazen Mourad (UCSal), Jorge Bassani (FAUUSP), Paola Berenstein (UFBA) + representante da APERAU

Num contexto de ultraliberalismo, as reconfigurações econômicas, sociais, culturais e urbanas em curso no país constituem-se como desafios para as práticas culturais e as forma de apropriação dos espaços públicos urbanos. Esta sessão pretende discutir e analisar as práticas socioculturais, identitárias e espaciais contemporâneas. Pretende-se avançar no debate sobre as tensões sociais manifestas no espaço público tanto no âmbito do exercício de identidades coletivas quanto nas projeções acerca do mundo em comum.

Temas: Práticas socioculturais e espaços públicos; narrativas sociais e periferias; figurações culturais e formas de apropriação do espaço público; espaço público e mobilização política; assimetrias sociais e produção cultural; crítica estética e análise social; experiência coletiva e imaginário político; espaço público, ativismo e dissenso; ação cultural, visibilidade e legitimação social; práticas espaciais e resistência.

[3] Espaço Público: Políticas Públicas e Normatização

Coordenação: Gisela Cunha Viana Leonelli (FEC-Unicamp), Luciana Bondiovanni Martins Schenk (IAU USP), Paulo Emílio Buarque Ferreira (UP-Mackenzie), Renato Pequeno (UFC) + representante da APERAU

No contexto de forte avanço do neoliberalismo e nas transformações na produção do espaço urbano, o espaço público têm sido cada vez mais marginalizado e, muitas vezes, negado e não produzido ou ainda é visto como território a ser apropriado pela iniciativa privada. Esta sessão pretende aprofundar a compreensão desses processos, seus desdobramentos e especificidades na normatização, produção e gestão do espaço público, considerando os traços particulares das realidades estudadas. Pretendem-se também discutir a normatização para a produção dos espaços públicos, os agentes envolidos nessa produção, seus novos arranjos, instrumentos urbanísticos, financeiros e de gestão utilizados.

Temas: Transformações na produção e gestão do espaço público; novos arranjos, instrumentos urbanísticos, regulatórios e de financiamento na produção e gestão do espaço público; agentes e práticas de produção dos espaços públicos.

[4] Espaço Público: Desenho e Projeto

Coordenação: Eduardo Alberto Cusce Nobre (FAUUSP), Evandro Ziggiatti Monteiro (FEC-Unicamp), José Júlio Ferreira Lima (UFPA), Manoel Antônio Alves (IAU USP) + representante da APERAU

Entendendo o desenho urbano como um campo disciplinar que trata a dimensão físico-ambiental e humana do espaço urbano, incorporando necessariamente as vivências, percepções e ações cotidianas de seus usuários, propõe-se debater a prática do desenho e projeto dos espaços públicos contemporâneos, em suas várias escalas e atores.

Temas: desenho urbano e configuração espacial; morfologia; renovação urbana; práticas participativas; atores possíveis; ensino; projeto, pós-ocupação de espaço e implementação de novos espaços públicos.