ANA CAROLINA HIDALGO ARAÚJO

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). É bolsista pesquisadora pelo N.ELAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade, cujas pesquisas realizadas visam compreender a utilização do desenho a mão à livre como forma de investigação na formação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo.

O primeiro trabalho, concluído em agosto de 2013, tinha como proposta a compreensão dos processos de criação, percepção e assimilação existentes no ato de desenhar. A partir de tais estudos, foi desenvolvido um artigo, apresentado no Graphica 2013 (XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design), cujo título do trabalho apresentado foi “Desenho infantil: resgate dos processos de significação para a formação de arquitetos”.

Atualmente realiza um trabalho de continuação da pesquisa iniciada em 2013, cujos objetivos são compreender os desenhos dos alunos ingressantes no curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU. Com isso, será possível analisar o grau de utilização do desenho como ferramenta projetual e as consequentes maneiras de representação (eficientes ou não) destes alunos.

E-mail: ana.hidalgo.araujo@usp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2546912130480236

Facebook: https://www.facebook.com/carol.hidalgoaraujo

 

Publicações

UM ESTUDO SOBRE A RECUPERAÇÃO DO DESENHO À MÃO LIVRE COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO | ENANPARQ 2014 (pôster)

DESENHO INFANTIL RESGATE DOS PROCESSOS DE SIGNIFICACAO PARA A FORMACAO DE ARQUITETOS | GRAPHICA 2013