Entrevista com Maria Madalena Pinto da Silva

Entrevista com Maria Madalena Pinto da Silva

por Júlia Coelho Kotchekoff

Formada por mestres como Álvaro Siza, Fernando Távora e Alexandre Alves Costa, com os quais continuou trocando experiências nos 25 de docência na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Prof.ª Dr.ª Maria Madalena Pinto da Silvamuito contribui para a discussão acerca do ensino de Projeto de Arquitetura. Instituição reconhecida internacionalmente como referência em formação de arquitetos, a FAUP não só está abrigada em um edifício de Álvaro Siza como carrega as premissas deste e de outros distintos arquitetos que participam de sua história, tais como, entre outros, Eduardo Souto de Moura, Nuno Portas, Alcino Soutinho e Sérgio Fernandez. A entrevista com a professora, cadeira da disciplina de “Projeto” na graduação e de “Projeto e Tese” no doutoramento, revela a ligação dos conceitos de arquitetura defendidos pelos mestres e o desenvolver da escola como um todo, vinculando a discussão com o ensino de “Projeto” em particular. Seu relato pode basear discussões que relacionem Portugal e Brasil no tópico em questão, demonstrando quais as diferenças dentro de sala de aula e no momento da transformação do aluno em profissional.

Entrevista: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.063/5540