FAUP

Como premissa básica ressaltamos a importância de construir uma correspondência entre culturas, entre seus modos de olhar e de se relacionar com a arquitetura, entre o modo de pensar e de desenhar. O desenho tem assim, vínculos estreitos com a arquitetura e estes se associam às transformações culturais e sociais da prática arquitetônica. Mas estes vínculos, que podem ser verificados ao longo de toda história, permanecem presentes até os dias de hoje quando ganham espaço os meios informatizados de produção. Essa é uma questão essencial para a pesquisa que estamos propondo: a compreensão, hoje, de qual é o papel e de como está se pautando a produção, a pesquisa e o ensino do desenho dentro das escolas de arquitetura. Nessa perspectiva, a investigação conjunta entre a FAUP e o IAU.USP ganha especial importância uma vez que o debate sobre o desenho de arquitetura esteve presente e foi constituinte da estruturação de ambos os cursos.

No caso da escola do Porto, esse debate/ estratégia metodológica teve repercussão e reconhecimento internacional, onde destaca-se, nesse âmbito, a figura de dois de seus precursores: Fernando Távora e Alvaro Siza Vieira. O curso de graduação em arquitetura e urbanismo do atual Instituto de Arquitetura da USP nasce propondo uma área específica para a representação da arquitetura, postura inovadora diante do quadro das escolas no Brasil, área que ganha um destaque também no programa de pós graduação inserindo-se como linha de pesquisa. Ambas as escolas colocaram a herança da arquitetura moderna como um mote deflagrador de seu processo disciplinar, por caminhos diversos, mas, comunicantes.

A pesquisa contribuirá para a identificação e caracterização de diferentes perspectivas teóricas e práticas existentes na relação do Desenho com o ensino de Arquitetura e Urbanismo, contribuindo para clarificar as diferenças processuais e metodológicas do Desenho no ensino de Projeto. Contribuindo assim, para o enriquecimento dos conteúdos programáticos de práticas pedagógicas.

Assim, os objetivos configuram-se na abordagem das dimensões teóricas e práticas do Desenho, dimensões estas que estão em intrínseco e histórico processo de diálogo no âmbito da própria Arquitetura. Na dimensão teórica, objetiva-se enfrentar a questão da representação, sua transformação no tempo e as especificidades estruturais do Desenho como disciplina e processo investigativo, extraindo assim, elementos para discutir o seu papel na atual formação dos arquitetos. Na dimensão prática, considerando o Desenho como princípio constituinte do repertório crítico e da ação projetiva, pretende-se propor alternativas metodológicas para o ensino de Arquitetura.

Para a promoção de vínculos culturais, estaremos consultando, para posterior divulgação, os arquivos de arquitetura existentes nos dois países, procurando inventariar, registrar e divulgar obras de arquitetos portugueses e brasileiros cujos processos de trabalho reflitam particulares qualidades na relação do Desenho com a Arquitetura e a prática profissional.

Propõe-se a organização e montagem de exposições itinerantes dos trabalhos (processos de desenho e propostas de intervenção projetual) a fim de registrar e divulgar os resultados da pesquisa nas suas características epistemológicas e metodológicas que estarão contribuindo sobremaneira no âmbito cultural, na revisão de processos de pesquisa em arquitetura e também, no âmbito disciplinar, na revisão das disciplinas em curso e na proposição de novas disciplinas para a graduação e pós-graduação.

Por fim, objetiva-se organizar e consolidar a formação de um grupo permanente de pesquisa voltado para o estudo do desenho, formado por uma equipe interinstitucional e pluridisciplinar, que fundamente a configuração de uma rede de estudos internacional.