Mestres da Arquitetura Moderna Paulistana: Abrahão Sanovicz e Paulo Bastos – uma análise comparativa das residências dos arquitetos em São Paulo

Elis Jordão Stropa | Prof. Paulo Yassuhide Fujioka | 2016-2017
A produção dos arquitetos Paulo Bastos e Abrahão Sanovicz é consagrada no quadro da Arquitetura Moderna Brasileira, mas muito pouco lembrada atualmente – talvez porque ainda existe pouca pesquisa produzida acerca das obras destes arquitetos eminentes da chamada Escola Paulista, e que já ameaçam cair no esquecimento. Neste sentido, o projeto de pesquisa objetiva fazer uma análise comparativa das residências projetadas pelos arquitetos para eles mesmos, construídas na década de 1970 na cidade de São Paulo. As comparações devem: 1) considerar o contexto histórico da evolução da cidade de São Paulo no século XX na região em que as casas foram construídas (City Butantã e City Alto de Pinheiros); 2) analisar os projetos como expressão do partido da Escola Paulista, especialmente em relação aos aspectos do detalhamento dos projetos; 3) investigar os projetos através de análise gráfico-espacial sistemática das obras. Os procedimentos incluirão revisão bibliográfica do contexto histórico, da biografia dos arquitetos, da obra arquitetônica e dos processos de trabalho de cada um. O levantamento de campo de casos de estudo inclui visitas técnicas a cada casa.
Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o debate sobre a Escola Paulista, seus arquitetos e suas práticas de projeto; prover subsídios para o resgate da prática projetual do detalhe arquitetônico por parte de arquitetos e das escolas de arquitetura; e lançar novas luzes sobre as obras de Sanovicz e Bastos.