o desenho de arquitetura na obra de Carlos Millan: relações entre as soluções técnicas e formais

Gabriela Farsoni Villa | Prof Dr Joubert José Lancha | 2012-2013

O objeto de estudo inicial dessa pesquisa foi o acervo de desenhos de projetos arquiteto Carlos Millan, com o pretexto de identificar o domínio da representação e de conhecimento construtivo. A ideia é trabalhar na busca de relações entre as soluções técnicas e formais na arquitetura de Millan, dentro do contexto cultural e tecnológico da arquitetura moderna brasileira das décadas de 50 e 60.

Esse encontro entre a decisão técnica e o resultado formal é o que em grande parte constitui a linguagem do projeto e o interesse, na investigação do rigoroso método de trabalho do arquiteto, está em acreditar que é ai que o processo de projeto é exposto detalhadamente, quase didaticamente.

Ao longo do desenvolvimento da pesquisa e da apresentação dos primeiros resultados, nossa análise tomava pouco a pouco, uma definição maior. Nosso enfoque passou a ser os projetos residenciais de Carlos Milan. Dentro desse grupo de projetos, ou dessa tipologia arquitetônica especifica, fomos constituindo outros grupos a partir das variações formais observadas. Nossa pesquisa assim, já nesse momento se deslocava mais para o campo da forma e para a discussão tipológica. As soluções técnicas que observamos serem adotadas com rigor na obra de Milan ficaram mais no âmbito de questões programáticas e estruturais, do próprio desenho da estrutura, do módulo e suas implicações e derivações. Assim, o estudo do conceito de tipologia nos pareceu oportuno e fundamental para, relacionar os diversos edifícios e definir os métodos segundo os quais a pesquisa se procedeu, a partir do procedimento de análise, ou seja, da separação e das distinções por agrupamentos. Além disso, a opção pelo estudo tipológico decorreu da observação de que há pouca variação no sistema estrutural e nas técnicas construtivas empregadas no grupo de projetos analisados.

Carlos Millan é considerado um expoente da arquitetura moderna brasileira, sua produção foi concentrada entre 1951 e 1964, em 15 anos de atividade profissional, que, apesar de breve, é considerada muito significativa. Porém, a pesquisa historiográfica sobre o arquiteto ainda é vaga, encontram-se poucos estudos sobre sua vida e produção arquitetônica.

Relatório final: gabriela-f-villa