representação de projeto: análise do acervo do concurso Ópera Prima

Fernanda Gomes Campos | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli | 2015-atual

A relevância desse trabalho se torna efetiva a partir do momento que

De acordo com a Gestalt, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. Ou seja, na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade e, por isso, são considerados indispensáveis – seja em uma obra de arte, num produto industrial, numa peça gráfica, em um edifício, numa escultura ou em qualquer outro tipo de manifestação visual […]. [GOMES FILHO, 2009, p.17].

O trabalho também se justifica a partir do momento em que, conforme coloca DONDIS [2007], na criação de “mensagens visuais” [no caso, os desenhos apresentados nas pranchas do concurso] “o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano”. Ou seja, o desenho é criado a partir da relação interativa entre inúmeros elementos [como linhas, hachuras, cores, texturas, formas, proporções, etc.] que possuem um significado em vista, o que, segundo a autora, acarreta num resultado que é a “composição, a intenção do”, no caso, futuro arquiteto.

Os arquitetos vêm modificando seus processos projetuais, realizando novas formas de representação e seus desenhos têm recebido maiores aprimoramentos. A partir dos anos 80 do século XX, as ferramentas digitais e programas CAD passaram a ser utilizados principalmente na execução de desenhos técnicos. Atualmente, programas de computador passaram a ser utilizados também como parte do processo criativo, o que tem levado a uma reestruturação curricular das escolas de arquitetura, segundo RIGHI [2009]. Essas transformações tecnológicas, de certo modo, se fazem presentes nos produtos finais apresentados no Concurso Ópera Prima.

Essa proposta também se alinha às pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Representação e Linguagem [N.ELAC], cujo objetivo principal é “destacar os vínculos entre os meios de representação, artísticos ou não, e a consciência crítica e propositiva de espacialidade, seja urbana ou arquitetônica”.

Projeto de pesquisa: fernanda-g-campos

1 reply on “ representação de projeto: análise do acervo do concurso Ópera Prima ”

Comments are closed.