projeto memória iau

A história do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo [IAU USP] começa oficialmente, em 1970, com a criação do Departamento de Arquitetura e Planejamento da Escola de Engenharia de São Carlos, a partir das propostas discutidas e aprovadas no Forum de 1968 e com a implantação do programa de pós-graduação em Arquitetura em 1971.

De lá, até os dias atuais, 50 anos se passaram, e mudanças profundas ocorreram na Sociedade, na Universidade de São Paulo e, notoriamente, o antigo Departamento, já renomeado e reconfigurado como Departamento de Arquitetura e Urbanismo (1995), deu lugar ao IAU USP em 2010.

Nesses 50 anos, dentre vários acontecimentos, em 1985 foi criado o Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, que modificou substancialmente o antigo Departamento e nos anos 1990 a pós-graduação e a pesquisa conheceram grandes reformulações. Assim, com formatos institucionais diferenciados ao longo do tempo, foi constituída na USP em São Carlos uma comunidade acadêmica de Arquitetura e Urbanismo.

Esta história encontra-se registrada em documentos parcialmente organizados, entretanto, pouco conhecidos, e foi vivenciada de forma múltipla e diferenciada pelos membros dessa Comunidade, por gerações de professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação.

A memória desse processo é múltipla e a sua riqueza reside na sua amplitude.

O Projeto Memória IAU pretende, reconstituir o desafio de criar uma unidade de ensino e pesquisa no interior paulista e na área das ciências sociais aplicadas, ou humanidades, em um campus voltados às ciências exatas, reunindo duas formas sempre entrelaçadas desse processo, a primeira através da documentação dos fatos que deram vida e forma institucional à comunidade de Arquitetura e Urbanismo, hoje consubstanciada no Instituto, e a segunda através de relatos de vários membros dessa mesma comunidade. Uma unidade de ensino e pesquisa, não se faz sem um conjunto de personagens. Trazer à luz as suas falas, cotejá-las com os acontecimentos, certamente, permitirá o reconhecimento do caminho até aqui percorrido, como iluminará a continuidade do percurso futuro do IAU, que deverá realizar-se, como até aqui, de forma coletiva.

São Carlos, junho de 2020.

depoimentos

Abertura Comemorações 10+35+50 e Colóquio Jorge Osvaldo Caron
Colóquio Jorge Osvaldo Caron – 26/08/2020
Manhã
Colóquio Jorge Osvaldo Caron – 26/08/2020 (Tarde)
MEMÓRIA IAU, Relatos Profissionais | Depoimentos e Trajetórias, Mesa 1 “IAU na Fundação do Curso”
MEMÓRIA IAU – Relatos Profissionais | Depoimentos e Trajetórias, Mesa 2 “IAU no Escritório”
MEMÓRIA IAU – Relatos Profissionais | Depoimentos e Trajetórias, Mesa 3 “IAU na Gestão Pública”
MEMÓRIA IAU – Relatos Profissionais | Depoimentos e Trajetórias, Mesa 4 “IAU nas Interfaces”
MEMÓRIA IAU – Relatos Profissionais | Depoimentos e Trajetórias, Mesa 5 “IAU no Ensino”

participe


Complementando as iniciativas anteriores do Projeto Memória, esta proposta busca imagens da experiência diária, vivida e registrada pelos alunos que passaram, tanto pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, como pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos. As imagens servirão para construir um panorama da história dos alunos de graduação do IAU, desde a criação do curso em 1985 até os dias atuais, por meio da montagem do acervo digital do Projeto.

Abaixo, seguem as especificações e o modo de envio de imagens.

Para o e-mail: iaufotoshistoria@usp.br
FORMATO:
Tipo de arquivo: png, jpg, jpeg
Resolução: livre
Imagens em menor resolução ou fora do formato especificado – como fotos de celular – serão aceitas.
Obs.: O envio do e-mail implica no reconhecimento da cessão de uso da imagem para o Projeto Memória.
Esperamos a colaboração de todos para construir um acervo coletivo da história e da memória do IAU USP e valorizar as trajetórias individuais de seus integrantes ao longo dos últimos 35 anos.

Imagens da vida universitária durante sua graduação ou pós-graduação, registros de sua passagem pelo curso e pelo programa. As fotografias podem contemplar, preferencialmente, um dos tópicos abaixo:
   . Cotidiano no campus e nas edificações do IAU
   . Viagens Didáticas
   . Apresentação de trabalhos e fotos de trabalhos, maquetes, desenhos
   . Encontros dos Estudantes (eventos, festas, congressos)
   . Outros
Pede-se que seja informado o autor, data (exata ou aproximada) em que a foto foi tirada, especificando principalmente o ano, local e se possível identificar as pessoas das fotos.

galeria

dados

0
diplomas de
graduação
0
títulos de
mestre
0
títulos de
doutor
0
docentes
ativos
0
servidores técnicos
e administrativos
0
estudantes de
graduação
0
Inscritos na
pós-graduação

novo iau

Projeto de Arquitetura para as novas instalações do IAU.  
Base Urbana, arquitetas: Catherine Otondo e Marina Grinover.

Créditos