eixos temáticos

 

1 _ Conceitos, Obras de Referência e Historiografia

Este eixo temático é dedicado à apreensão e discussão da cidade em abordagens teóricas e conceitos mobilizados e formulados   ao longo do século XX em campos disciplinares diversos. Como se desenham as relações entre cidade, arquitetura e urbanismo; a problematização da metrópole; origens e percursos de abordagens e conceitos; livros, textos, pesquisas, projetos e planos que se tornam referência; diálogos e embates entre profissionais e/ou estudiosos, são questões a serem exploradas. Leituras e releituras da historiografia da cidade, da arquitetura e do urbanismo do século XX também se incluem no escopo deste eixo.

 

2_ Ideários, Práticas Urbanísticas e Processos de Institucionalização

Este eixo temático se volta para a interpretação de ideários e práticas urbanísticas em diferentes contextos políticos, sociais, econômicos e culturais ao longo do século XX. São questões a serem exploradas: origens, permanências, rupturas e ressignificação de ideários e práticas; o papel de profissionais, agentes públicos, privados, organizações da sociedade civil, instituições nacionais e internacionais em sua formulação, difusão e apropriação; as relações entre ideários, práticas urbanísticas e dinâmicas urbanas. São de interesse, também, as aproximações e distanciamentos entre arquitetura e urbanismo ao longo do século, do ponto de vista da formação e organização dos   campos profissionais, das práticas urbanísticas e dos processos de institucionalização .

 

3_ Cultura Técnica, Forma e Materialidade da Cidade

Este eixo temático é dedicado à discussão da cidade como objeto construído, a partir das relações entre cultura técnica e forma urbana ao longo do século XX. São questões a serem exploradas: os conhecimentos, competências técnicas e saberes profissionais; dimensões técnica e estética da cidade; formulações para intervenção na cidade existente, para planos e projetos de cidades novas, para o enfrentamento da questão metropolitana; o papel das infraestruturas, dos grandes equipamentos públicos e da legislação na organização e configuração do território. Estão também em foco neste eixo os desafios da produção em massa da habitação, os processos construtivos, as tipologias e morfologias urbanas concebidas em diferentes momentos do século XX.

 

4_ Representações, Memória e Preservação da Cidade

O foco deste eixo temático é a discussão das representações da cidade que marcaram o século XX a partir de várias dimensões. São de interesse para este eixo trabalhos que explorem as representações da cidade no cinema, na literatura, na fotografia, nas artes e na imprensa; diálogos entre arte, arquitetura e urbanismo; história, passado e presente nas estratégias de preservação; as relações entre práticas sociais, espaço e memória. São também questões a serem exploradas o espaço como produto e meio de produção de memórias individuais e coletivas e a produção e expressão cultural na apropriação da cidade.

< home