sobre são carlos

SaoCarlosGeral

Com uma população de 221.950 habitantes (Censo IBGE 2010), São Carlos está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cerca de 230 Km da capital.

A formação do núcleo urbano de São Carlos do Pinhal – nome que remetia aos bosques naturais de pinheiros de araucária existentes na região – tem início no final do século XVIII, com a abertura do caminho conhecido como “Picadão de Cuiabá”, que ligava o litoral de São Paulo às minas do interior do país.

O desenvolvimento urbano de São Carlos está associado à presença da ferrovia inaugurada em 1884 que favoreceu sua inserção na vigorosa economia cafeeira paulista. Em São Carlos, a família Arruda Botelho, que no final do século XVIII adquiriu as terras da Sesmaria do Pinhal, foi protagonista no processo de implantação de infraestrutura de transporte ferroviário, criação de bancos e acumulação de capital comercial e industrial.

Da transição de uma economia baseada no trabalho escravo para a predominância de colonos livres, de origem europeia, sobretudo italiana, resultou uma composição demográfica marcada por diferentes grupos étnicos e raciais. Os imigrantes tiveram papel destacado na instalação das primeiras indústrias e também se inseriram na política local.

A partir da década de 1930 consolida-se a economia industrial associada aos investimentos do governo estadual em infraestrutura rodoviária. Com a instalação, no início da década de 1950, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos anos de 1970, e de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na década de 1980, a cidade consolida seu perfil de centro de desenvolvimento tecnológico e ensino público de graduação e pós-graduação.

 

Mapa de São Carlos – Em azul, edifícios e espaços de interesse histórico (visita guiada)

.

 

Leia mais sobre a história de São Carlos nos links:

http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/historia-da-cidade/115269-historia-de-sao-carlos.html

http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v26n2/04.pdf

http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/119426/1/ppec_8638482-8671-1-PB.pdf