a elaboração do sítio na Escola Paulista e na Escola do Porto: implantação, topografia e paisagem

Miranda Zamberlan Nedel | Prof Dr Givaldo Luiz Medeiros | 2013-2014

Através de procedimentos metodológicos pautados essencialmente na coleta, análise e síntese de material bibliográfico e iconográfico, este projeto de iniciação científica busca analisar como a questão da topografia, do sítio e da paisagem é trabalhada como componente determinante da ação projetual de determinados arquitetos. Dessa forma, realizou-se um estudo comparativo da Escola Paulista e da Escola do Porto, baseado na obra de seis arquitetos, expoentes das respectivas escolas, que representam três gerações fundamentais na proposição, afirmação e revisão de suas posturas. Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Marcos Acayaba, em contraponto com Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, são objetos de uma pesquisa que visa analisar obras em que a implantação, a construção topográfica e a relação com a paisagem sobressaem como determinantes da concepção arquitetônica. Mais do que ressaltar as peculiaridades na forma de tratamento da questão topográfica em um ou outro arquiteto, ou em suas respectivas escolas, busca-se, através deste projeto, compreender as variadas formas segundo as quais a implantação, a topografia e a paisagem constituem elementos integrantes e determinantes da ação projetual sobre um determinado sítio. Para qualificar a análise, o desenvolvimento da pesquisa pautou-se no estudo de caso de uma obra de um dos referidos arquitetos: a Faculdade de Arquitectura do Porto, de Álvaro Siza, em que a temática da pesquisa destaca-se pelo papel latente em sua constituição.

Relatório final: miranda-z-nedel