patrimônio arquitetônico, design e educação: desenvolvimento de sistemas interativos lúdicos (modelos tridimensionais em dobraduras de papel)

Paul Newman dos Santos | Prof Dr Paulo César Castral | 2012-2014

A pesquisa surge a partir de uma recorrente questão no ensino infanto-juvenil que tangencia a importância de construir uma consciência histórica da cultura local. Nesse contexto, apresentam-se como produtos dessa pesquisa objetos lúdicos interativos que propõem ensinar sobre arquitetura, tendo como pauta principal despertar o interesse por ela. Os objetos lidam com a tradução de certos edifícios são-carlenses em sistemas de dobras para manuseio em meio educacional. Portanto, a utilização das dobraduras como meio lúdico permanece como fonte de diversão espontânea, agrega valor de suporte de um método educacional e possibilita o enquadramento de características de um elemento presente no cotidiano infanto-juvenil, como atrativos de um aprendizado. Propõe-se apresentar um auxílio aos professores de ensino fundamental da cidade para o exercício de uma cultura histórica. O olhar percorre as dobras, exigindo a cada etapa do processo uma noção de espacialidade, que transpassa as ideias da arquitetura e desperta o interesse do entendimento da representação e construção dos edifícios locais.

Relatório final: paul-n-santos1