exploração e análise das novas interfaces digitais relacionadas à representação gráfica na arquitetura

Renato Tamaoki Figueiredo | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli

O objetivo inicial da pesquisa é testar e avaliar qualitativamente o uso dos diversos softwares/aplicativos disponíveis para as tablets gráficas (como o Apple Ipad) e as opacas (como a Wacom Bamboo) na execução de desenhos livre e de observação, orientados por uma série de propostas de desenvolvimento gráfico relacionados ao ato de projeto arquitetônico, de maneira que se possa construir uma análise comparativa e interpretativa por meio dos produtos que sejam gerados no processo. Dessa maneira, esperava-se a produção de uma contribuição metodológica para o incremento qualitativo dos processos projetivos arquitetônicos, assim como no ensino de arquitetura e urbanismo.

As atividades foram desenvolvidas individualmente no âmbito do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos na Universidade de São Paulo. Também foram realizadas reuniões semanais entre o bolsista e a orientadora dedicadas ao acompanhamento, análise e esclarecimento dos dados coletados.

Relatório final: renato-t-figueiredo