Geraldo de Barros e Robert Smithson: a teoria contemporânea de Smithson aplicada na obra de Barros, uma leitura do espaço e sua interpretação

Ana Luiza Gambardella | Prof Dr Paulo César Castral | 2014-2015

A presente pesquisa tem como objetivo contextualizar a produção Sobras, de Geraldo de Barros, com a produção teórica que é pautada pelo artista Robert Smithson, a partir das décadas de 1960 / 1970, conectando-se com as discussões que fundamentam a produção artística a partir de então.

Para desenvolver a relação dos trabalhos de Geraldo de Barros e Robert Smithson, buscou-se uma produção teórica em contato com as obras de Robert Smithson e a produção teórica sobre a arte em fotografia a partir deste período; com a leitura e análise de entrevistas concedidas por Smithson durante sua produção como artista, foram encontradas as questões teóricas sob as quais o artista desenvolve sua produção. Essa contextualização das pautas levantadas por Robert Smithson desenvolve um leque de questões que mais tarde serão encontradas em seus textos, tanto no conteúdo quanto nos recursos linguísticos desses artigos.

Na busca por uma contextualização da produção artística em contato com a fotografia como material de arte, são analisados textos de autores como Durand, Rouillé e Dubois, apresentando uma base teórica que, em conjunto com a leitura do aporte teórico utilizado por Robert Smithson em sua produção artística nos abre a possibilidade de compreender como Smithson e Barros se apresentam neste contexto.

Além da contextualização da fotografia na produção de arte contemporânea, veremos também a análise de textos produzidos por Robert Smithson e da obra de Barros, sua participação no Grupo Rex e sua produção fotográfica Sobras, na década de 1990. Esta análise caracteriza a utilização dessas teorias em suas produções.

Sobras, obra que dá início ao questionamento desta pesquisa é a última produção de Geraldo de Barros, e sua segunda produção em fotografia. Foi realizada após uma série de isquemias cerebrais que Barros sofre e é produzida com a ajuda de sua assistente, a fotógrafa Ana Moraes; nela encontramos imagens de grande expressão artística que carrega gestos de toda sua produção como artista mas que, sobretudo, nos mostra como Barros sempre desempenhou um importante papel no cenário artístico nacional e internacional.

A intenção da presente pesquisa é mostrar como as questões de fotografia contemporânea e a produção teórica de Robert Smithson, importante agente da arte  contemporânea, são observáveis em Sobras, demonstrando como Barros sempre esteve atento as questões teóricas atuais no momento de sua produção.

Relatório final: ana-liuza-gambardella-FAPESP