educação patrimonial por meio de sistemas lúdicos interativos (jogos educativos em meio digital)

Renan Leite Antiqueira | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli | 2014-atual

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC), IAU.USP, trabalha com temas relacionados à Representação e Linguagem como espaço próprio para o desenvolvimento dos processos cognitivos e da construção do conhecimento presentes na percepção da cidade e da arquitetura. Buscando respeitar a cultura local e as mudanças intrínsecas a ela, verificou-se a possibilidade e relevância em unir os procedimentos do N.ELAC às questões próprias da comunidade, na qual o campus da universidade está inserido. Este projeto associa duas ideias principais: a educação patrimonial e a potencialidade dos jogos interativos e educativos como elemento operativo desse processo. Trata-se de um processo de aprendizagem que propicia a valorização da herança cultural e a formação de uma consciência histórica gerando a produção de novos conhecimentos, no que caracteriza-se como um processo contínuo de “criação cultural”. Cabe destacar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) trazem maneiras de se trabalhar a transversalidade e a interdisciplinaridade nos currículos escolares, e que a temática da Educação Patrimonial está prevista para o ensino de História. Para tanto, pretende-se produzir um jogo educativo que tenham como objeto de análise duas importantes fazendas do café localizadas no Município de São Carlos: a Fazenda Santa Maria (1850) e a Fazenda Pinhal (cerca de 1810). Objetiva-se o desenvolvimento de jogos (sistemas interativos) por meio dos quais se possa abordar as questões relativas ao Patrimônio Ambiental e Paisagem Cultural. A partir do repertório desenvolvido nas ações anteriores, onde se discutiu o Patrimônio Arquitetônico, pretende-se estabelecer as bases para uma discussão ampliada do tema, propiciando a continuidade das atividades previstas nas PCNs.

Projeto de pesquisarenan-antiqueira