o desenho na prática profissional dos egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.USP

Jonas dos Santos Veiga | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli | 2014-atual

Considerando-se o atual contexto de desenvolvimento tecnológico e a retomada da importância do desenho no processo projetivo, esta pesquisa tem como objetivo principal coletar, sistematizar e abalizar informações sobre o uso da representação gráfica na atuação profissional dos egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.USP, formados em 2010, 2011 e 2012. O levantamento se dará em termos quantitativos e qualitativos: os dados tabulados servirão de subsídios para revisões e alterações quanto à metodologia e ao conteúdo programático das disciplinas IAU0737 Desenho de Arquitetura I e IAU0738 Desenho de Arquitetura II e o material qualitativo obtido (desenhos e projetos) fará parte do repertório oferecido aos alunos dessas disciplinas. Como objetivos secundários pretende-se, através dos questionários, obter outras informações tais como: área de atuação, local de trabalho, remuneração, entre outras, e assim, mapear o perfil do egresso. A pesquisa possibilitará ao aluno bolsista compreender um pouco sobre a atuação profissional do arquiteto. Serão realizadas entrevistas com os egressos que trabalham em São Carlos e em municípios vizinhos e visitas a escritórios. Ao lidar com os produtos coletados (desenhos projetos) o bolsista também ampliará seu repertório arquitetônico. Os produtos da pesquisa serão disponibilizados no site do IAU.USP.

Relatório

O desenho no Curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU.USP | caderno gráfico