as formas de representação em arquitetura: os arquitetos da família Bratke

Jéssica Ragonha | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli | 2013-2014

No ato de projetar, o arquiteto tem à sua disposição diferentes meios para transmitir a ideia, incluindo desenhos, maquete física e maquete digital. O desenho permite transformar um projeto mental em projeto gráfico. O desenho à mão livre compreende a percepção daquele que desenha, evidenciando ou minimizando aspectos daquilo que é desenhado. O croqui, como registro fundamental para o processo de projeto, expressa as ideias do arquiteto através de um traço rápido.

O desenho de observação é resultado das sensações daquele que desenha. Envolve a percepção das relações entre os elementos que compõe o espaço, com olhar atento às suas proporções e escalas. O desenho técnico, por sua vez, é aquele mais rígido, que utiliza maior quantidade de instrumentos e geometria, trazendo maior precisão e utilizando linguagem única e específica que permite sua compreensão universal.

A maquete física também possibilita a tradução das ideias, porém de modo espacial. Atua como importante ferramenta de projeto, mas seu uso sofreu redução com o passar do tempo, sobretudo em virtude dos avanços tecnológicos. Atualmente, os meios computacionais aparecem como ferramentas importantes ao trabalho do arquiteto. Permitem maior rapidez e eficiência ao processo de projeto, ganhando espaço cada vez maior nos escritórios de arquitetura.

O objetivo principal da pesquisa consistiu em estudar os métodos de projeto e os meios de representação dos arquitetos da família Bratke como contribuição para a discussão do papel do desenho no projeto arquitetônico e na formação do arquiteto nos dias atuais. Para tanto, foi feita uma análise das formas de representação e projeto nas três gerações da família de arquitetos Bratke, incluindo Oswaldo Arthur Bratke, Carlos Bratke e Bárbara Bratke, buscando compreender as permanências e alterações do método projetivo de uma geração para outra. Dessa forma, o recorte temporal da pesquisa foi do início da década de 1930, início da prática profissional de Oswaldo Bratke, até os dias de hoje, com o atual trabalho de Carlos e Bárbara Bratke.

Relatório final: jessica-ragonha-FAPESP

Caderno: http://issuu.com/jessica.ragonha/docs/representacao_arquitetura_bratke