Sessões

Os trabalhos aprovados são inéditos e referentes ao tema do evento, o qual se desdobra nos seguintes sub-temas:

Sessão Temática 1.

O patrimônio material da agroindústria: arquitetura, espaços de produção e configuração espacial



Esta sessão investiga a história e a construção dos espaços vinculados à agroindústria. Volta-se à análise da organização espacial e da forma arquitetônica dos locais ligados à produção, assim como de eventuais espaços e construções integrantes de complexos construtivos erguidos pela agroindústria (moradias, escolas, igrejas, etc.).

Sessão Temática 2.

Patrimônio imaterial da agroindústria: práticas culturais, memórias e registros



Trata dos modos de fazer e organizar o trabalho, emergência de costumes e arranjos identitários no âmbito da produção, memórias de grupos sociais e vivências coletivas no espaço agroindustrial, do registro e resgate dessas tradições, sobretudo na América Latina e nos países ibéricos.

Sessão Temática 3.

Representações do patrimônio agroindustrial: iconografia e relatos



Através da produção imagética e discursiva legada por pintores, viajantes, naturalistas, escritores, fotógrafos, etc., a sessão investiga o lugar do patrimônio agroindustrial na configuração de representações culturais numa perspectiva de compreensão dos processos sociais, técnicos e históricos inerentes ao desempenho das atividades de produção.

Sessão Temática 4.

Patrimônio agroindustrial – paisagens e rotas culturais: preservação, reutilização e turismo cultural. As novas paisagens rurais.



Esta sessão tem como ênfase a discussão de casos de estudo da paisagem cultural agroindustrial. Inclui a documentação de novas e tradicionais paisagens e rotas culturais agroindustriais e as possibilidades e as experiências de aproveitamento deste patrimônio com fins conservativos, turísticos, didáticos, museológicos e de reciclagem. A sessão se propõe a contribuir para a conscientização da valorização do patrimônio agroindustrial, novo ou tradicional, promovendo o conhecimento das experiências de recuperação e preservação desenvolvidas, bem como de experiências ligadas ao turismo cultural.

Sessão Temática 5.

Interpretação do patrimônio agroindustrial através da mídia digital.



Cabe a esta sessão temática tratar a relação entre patrimônio e mídia digital, no âmbito da preservação de bens culturais materiais e imateriais agroindustriais. A discussão do uso dos meios digitais contribui, tanto para capturar aspectos pertinentes à preservação, como também do próprio contexto sócio-cultural inventariado.

Sessão de Interlocução de Grupos de Pesquisa.

Os trabalhos submetidos às sessões de interlocução de grupos de pesquisas são inéditos e referentes ao tema do evento, desdobrando-se nos mesmos sub-temas das sessões temáticas.