Jardim

16. Lina Bo Bardi e os gatos no jardim da Casa de Vidro

Entre 1957 e 1958, Bo Bardi realizaria outra operação na configuração do jardim, construindo sinuosos muros de arrimos acompanhados de caminhos revestidos de arenito. Eles permitiam aos moradores e visitantes percorrerem toda a área verde, contemplarem e desvendarem as espécies vegetais e animais.
Os muros de arrimo foram feitos de tijolos rebocados com uma massa de cimento, incrustada por seixos de rio e cacos de cerâmica, motivo usado em outras casas desenhadas pela arquiteta naqueles mesmos anos. Revelavam a recentemente em uma das viagens para apresentação da coleção do MASP na Europa. Naquele momento foi construída ainda a garagem da casa, próxima ao acesso na rua General Almério de Moura: um volume de paredes de tijolos com revestimentos iguais àqueles dos arrimos, coberto por uma laje jardim e fechado por um portão.

17. A Casa de Vidro

A relação com a natureza que Bo Bardi estabeleceu na grande intervenção dos muros foi diversa daquela efetivada na parte envidraçada da casa e mais próxima daquele organicismo defendido por seu amigo Bruno Zevi. O problema era importante para ela e foi o tema de uma de suas conferências apresentadas na Bahia, em setembro de 1958, com o titulo Arquitetura e natureza ou natureza e arquitetura, cujo manuscrito é uma verdadeira declaração das suas duas posturas, ambas encontradas no conjunto, e como lembra Olivia Oliveira[1], ambas não excludentes e nem opostas, mas híbridas.

Aquela da parte envidraçada aproximava-se do que Bo Bardi chamou de Arquitetura não natural, dotada de uma geometria cartesiana em contraste às curvas da paisagem e “que se apoia delicadamente sobre a natureza como um objeto sobre a mesa”[2]. Aquela dos muros no jardim aproximava-se da imitação da natureza, com suas formas onduladas e materiais rugosos. Estas duas posturas acompanhariam a obra da arquiteta.

18. Muro de Arrimo da Casa de Vidro

[1] Oliveira, Olívia de. Sutis substâncias da arquitetura de Lina Bo Bardi. São Paulo/ Barcelona: Romano Guerra/GG, 2006.

[2] Bo Bardi, Lina. Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, São Paulo (Brazil), Arquitetura e natureza ou natureza e arquitetura por Lina Bo Bardi (manuscrito da conferência na II Semana de Arquitetura na Casa da França, Salvador, 27 set. 1958).