I. A Casa de Vidro: histórico de intervenções

Renato Anelli

Nesse seminários analisou-se e discutiu-se as degradações recorrentes verificadas na Casa de Vidro desde a década de 1990.
Em 1993, foi realizada uma intervenção coordenada pelo arq. Marcelo Suzuki. Além de manutenções gerais, foi instalada a caixa d’água existente. A recorrência de interrupção do abastecimento por falhas nas bombas levou à decisão do casal de instalar uma caixa d’água pré-fabricada na cobertura. A primeira iniciativa, ainda na década de 1980, foi improvisada. A instalação exigiu a construção de uma sub-estrutura metálica que destaca a caixa d’água da cobertura da laje da cozinha. Considerando o crescimento da vegetação envoltória, o volume é pouco visível da rua e afeta pouco o conjunto.
O avanço da deterioração da Casa de Vidro levou à suspensão de visitação pública em 2006, em função do descolamento de pedaços do revestimento inferior da laje da sala. Provavelmente decorrente de infiltração nas bordas das lajes, no ponto de fixação dos caixilhos. Todo o revestimento inferior apresentava sérios problemas de integridade, com trechos de ferragem exposta e com risco visível de novos descolamentos sobre os visitantes.
Primeiro foi realizado vistoria e avaliação das condições da estrutura da laje e dos pilares, sob responsabilidade do engenheiro Roberto Carvalho Rochlitz, que emitiu laudo circunstanciado. As peças metálicas do caixilho estavam oxidadas na parte inferior e vários vidros trincados, como as chapas metálicas de vedação existentes no dormitório principal e parte da cozinha.
Durante os anos de 2007 a 2009, além das intervenções acima, também foi combatida a infestação de cupins no madeiramento dos móveis e molduras das obras de artes, a qual se estendeu aos batentes, portas e à vegetação da mata envoltória da casa.
No final de 2009 foi elaborado projeto para edital Fapesp de apoio para infraestrutura de acervos documentais usados em pesquisas acadêmicas. Aprovado para início em abril de 2011, o apoio permitiu a renovação de mobiliário do acervo (estantes deslizantes, trainéis, mesas de trabalho) e alguns melhoramentos de infra-estrutura (lógica e elétrica) para apoio ao objetivo principal: a criação de um banco de dados digital e um website que viabilize a pesquisa online.