grupo de pesquisa em
habitação e sustentabilidade

atuação

 

  • fev/1993

    Casa do Horto | 1993-1996

    Local: CEMA: Coordenadoria do Meio Ambiente da UFSCar, São Carlos – SP.
    Parceria:
    Financiamento da Pesquisa: CNPq – Auxílio Integrado à Pesquisa
    Financiamento do Projeto: UFSCar
    Projeto: Edificação-protótipo Sede da Coordenadoria Especial do Meio Ambiente da UFSCar (CEMA) e canteiro experimental de pesquisa.
    Sistema Construtivo: sistema estrutural modular em madeira roliça de reflorestamento (eucalipto); sistema de vedação em um em toras de eucalipto sobrepostas, e outro em painéis préfabricado com ossatura de eucalipto serrado revestidos com chapas de compensado e lambris de pinus tratado; e o sistema de esquadrias (batentes, portas e janelas) em eucalipto.
    Equipe:
    Coordenação: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo,
    Demais integrantes: Alexandre Jorge Duarte de Souza, Almir Sales, Ana Flávia Galinari, Cristina Maria Perissinotto Baron, Daniel Kamekichi Ohnuma, Gustavo Della Noce, Homero Penteado, José Ferreira Ferreira, Juliana Barbosa Cortez, Luiz Marcela Cury Petenusci, Priscila Maria Penalva Partel, Varlete. A. Benevente.

  • fev/1994

    Conjunto Habitacional Pedra 90 | 1994-1996

    Projeto e Produção de 410 unidades habitacionais de interesse social com madeira de aproveitamento de serrarias
    Local: Cuiabá, MT
    Parcerias: INDEA / Cuiabá – MT
    Financiamento da Pesquisa:
    Financiamento do Projeto: Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Cuiabá; Defesa Civil Nacional.
    Projeto: Construção de 410 moradias de interesse social (32,35m²/unidade)
    Sistema Construtivo: componentes pré-fabricados utilizando madeira de rejeito comercial (peças < 2,50m)
    Equipe:
    Coordenação: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo.
    Demais integrantes: Andrea Naguissa Yuba, Alessandra M. Navarro, E. Andrade, Elizabeth Mie Arakaki, Hermam Crasmeyer, Itamiro Nogueira da Silva, Tomás Queiroz Ferreira Barata, V. Monteiro

  • fev/1996

    Campos do Jordão 1996-1998

    Local: Parque dos Mananciais, Campos do Jordão, SP
    Parceiros: PNFC (Projeto Novas Fronteiras da Cooperação) / PNUD-MA (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Ministério da Agricultura e Abastecimento), IF (Instituto Florestal – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), FARESP – Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo.
    Financiamento da Pesquisa:
    Financiamento do Projeto: Fundação Florestal, PNFC Projeto: Edificação - protótipo Sede do Parque Estadual dos Mananciais, 140m2.
    Sistema Construtivo: Sistema de pórticos em madeira de reflorestamento - Pinus e alvenaria; estratégia desenvolvida neste projeto manteve os princípios de pré-fabricação, uso de madeira de pinus, serrado, de uma seção padrão (2,5cm x 12cm x 3,30m), dimensão de tábua, bitola comercial, encontrada em qualquer serraria e madeireira.
    Equipe:
    Coordenação: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo.
    Demais integrantes: Ioshiaqui Shimbo; Andréa Naguissa Yuba; Elizabeth Mie Arakaki; C. Rocha; G. Castro.

  • fev/1997

    Tablado 1997-1998

    Local: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
    Parceria:
    Financiamento da Pesquisa:
    Financiamento do Projeto: ADUFSCar
    Projeto: Espaço de Convivência para Associação dos docentes da UFSCar
    Sistema Construtivo: Estrutura e piso de madeira de reflorestamento (Pinho do Paraná), painéis de fechamento de concreto celular.
    Equipe:
    Coordenação: Akemi Ino e Marcelo Tramontano
    Demais integrantes: Anja Pratschke, Alessandra Navarro

  • mar/1997

    Laboratório de Reciclagem 3r - 1997-1998

    Local: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
    Parceiros:
    Financiamento da Pesquisa:
    Financiamento do Projeto: DeMa
    Projeto: Laboratório de Pesquisas (Reciclagem de resíduos)
    Sistema Construtivo: Estrutura da cobertura de Pinho do Paraná e vedações de lambris de Pinus, blocos de concreto e telhas translúcidas
    Equipe:
    Coordenação: Akemi Ino, Ioshiaqui Shimbo, Marcelo Tramontano
    Demais integrantes: C. T. Bono; A. R. Damiano; E. R. Ferreira;

  • abr/1997

    Unidade 001 1997-2000

    Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo , EESC / USP. Atualmente sede do Grupo de Pesquisa NOMADS
    Parceiros: LaMEM/SET/EESC-USP, LCC/SAP/EESC-USP – Laboratório de Construção Civil – Laboratório de Maquetes e Modelos, e SENAI
    Financiamento da Pesquisa: Jovens Pesquisadores FAPESP, e CNPq
    Projeto: Habitação Social: Concepção Arquitetônica e Produção de Componentes em Madeira de Reflorestamento e Terra Crua
    Sistema Construtivo: Estrutura pilar/viga em madeira de Eucalipto e vedação com painéis pré-fabricados em madeira de Pinus: colchão de ar e taipa de mão
    Equipe:
    Coordenação: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo, Marcelo Cláudio Tramontano
    Demais integrantes: Adriane Stella Bispo, Alan Martins Page, Alessandra Martins Navarro, Alexandre Souza, Amanda Cristina Franco, Ana Lúcia de Abreu e Lima Baptistella, Antônio Alves Dias, Carlos Eduardo Sacagnhe, Daniela Bonazzi, Dennis Redfern, Elisânia Magalhães Alves, Fernando Atique, Geilma Lima Vieira, Geraldo Pereira da Silva Jr, Glauco Antônio B. G. Figueiredo, Gustavo Castro Santos, Heloísa Ceccato Mendes, Isaura Akemi Taguti, Jeferson Santos Barbosa, José Fabrício Ferreira, Joubert Lancha, Hugo Houben (CRATerre), Juliana Cortez, Juliana Maria de Souza Freitas, Juliana de Senzi Zancul, Juliano Fiorelli, Karla do Carmo Caser, Kelly Cristine Sato, Letícia Achcar (CRATerre), Lilian Marcela Acosta, Luiz Gustavo Della Noce, Marcos Borges, Maristela Siolari Silva, Matheus R. Vieira Rodrigues, Maurício Pinto de Arruda, Paulo Pires B. Lima, Renato Dibo, Regina Mattaraia, Reginaldo Lucas Pereira, Ricardo Pisanelli R. de Oliveira, Rodrigo Gomes Lazarini, Rodrigo Peronti Santiago, Roseli Guilherme, Silvio Ferro, Tatiana Bottari, Tatiana Sakurai, Vagne José da Silva, Varlete A. Benevente, Vlademir Iglésias Filho, Willem Bouwen, Wilson K. Tashibana

  • maio/1997

    Unidade 002 1997-1999

    Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo , EESC / USP. Atualmente sede do Grupo de Pesquisa Habis
    Parceiros: LaMEM/SET/EESC-USP, LCC/SAP/EESC-USP – Laboratório de Construção Civil – Laboratório de Maquetes e Modelos, e SENAI
    Financiamento da Pesquisa: Jovens Pesquisadores – FAPESP, e CNPq
    Projeto: Habitação Social: Concepção Arquitetônica e Produção de Componentes em Madeira de Reflorestamento e Terra Crua
    Sistema Construtivo: Estrutura pilar/viga em madeira de Eucalipto e vedação com painéis pré-fabricados em madeira Pinus: colchão de ar, taipa de mão e terra-palha
    Equipe:
    Coordenação: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo, Marcelo Cláudio Tramontano
    Demais integrantes:

  • jun/1997

    Imaflora

    Local: Campus da UFSCar, São Carlos, SP
    Parceria: GESQE
    Financiamento da Pesquisa:
    Financiamento do Projeto: ADUFSCarProjeto: Espaço de Convivência para Associação dos docentes da UFSCarSistema Construtivo: Estrutura e piso de madeira de reflorestamento (Pinho do Paraná), painéis de fechamento de concreto celular.
    Equipe:
    Coordenação Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo,
    Demais integrantes Lúcia Shimbo

  • fev/2000

    Projeto Agrovila Sustentável 2000-2001 (não construído)

    Local: Fazenda Canchim Centro de Pesquisa de Pecuária Sudeste - EMBRAPA, São Carlos-SP
    Parceiros: EMBRAPA, São Carlos.
    Projeto: Projeto de uma agrovila incorporando dimensões da sustentabilidade, como o uso de materiais e sistemas construtivos locais e renováveis, e preocupação em relação ao consumo de energia no processo de fabricação e uso da moradia, bem como em relação aos resíduos gerados nos processamentos industriais dos materiais a serem utilizados. Resultados Alcançados: desenvolvimento de projeto para 20 casas agrupadas em 5 conjuntos de 4 unidades, arranjadas em torno de uma praça central; coleta de informações junto às famílias usuárias de suas necessidades e sonhos em relação à habitação; verificação das reações pessoais em relação às técnicas ditas alternativas.
    Sistema Construtivo: vedação em sistema de painéis pré-fabricados de madeira, “sistema colchão de ar”, sistema estrutural modular em eucalipto serrado com vedação em alvenaria com bloco estrutural.
    Equipe:
    Coordenação: Akemi Ino, Ioshiaqui Shimbo,
    Demais integrantes: Luciana Zorzal, Juliana Cortez, Renata Bovo, Ana Flávia Galinari

  • fev/2003

    Projeto InovaRural - 2003-2007

    Local: Assentamento Pirituba II, Itapeva – SP
    Parcerias: INCOOP/UFSCar, USINA, ESALQ/USP, FEB/UNESP, FIPAI, ITESP,
    Financiamento da Pesquisa: FINEP/HABITARE, CAIXA, FAPESP, CNPq,
    Financiamento das habitações: MCidades / CAIXA - PSH / INCRA
    Projeto: O objetivo do projeto foi implementar inovações na construção de 42 unidades habitacionais no Assentamento “Fazenda Pirituba” (Itapeva-SP) em relação a três aspectos: 1) ao processo: contando com a participação das famílias assentadas nos processos decisórios e a formação e a capacitação de pessoas nas várias etapas da produção da habitação; 2) à gestão: a articulação dos diferentes agentes envolvidos na cadeia de produção da habitação e a possibilidade de geração de trabalho e renda nessa produção; e 3) ao produto: desenvolvimento de componentes e sistemas construtivos que utilizem recursos locais, preferencialmente, renováveis e implementação de alternativas de infra estrutura e de saneamento que proporcionem uma redução de custos, utilizando, se possível, materiais adequados ambientalmente Inovações Tecnológicas: Alvenaria em adobe e tijolo cerâmico, sistema de cobertura em VLP - Viga Laminada e Pregada (pinus de 3ª. Classe).
    Resultados Alcançados: Assinatura do contrato do PSH (fevereiro de 2004); Construção de 49 habitações por meio de processo autogestionário; Formação de pessoas simultaneamente às atividades de projeto, gestão e construção coletiva da habitação; Produção de componentes construtivos em Marcenaria Coletiva; Incubação de uma marcenaria coletiva autogestionária; processo participativo de escolha do projeto e construção das casas,
    Equipe:
    Professores Pesquisadores: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes (EESC/USP), Prof. Dr. José Nivaldo Garcia (ESALQ/USP), Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo, Prof. Dr. Obede Borges Faria (FEB/UNESP). Alunos de pós-graduação: Albenise Laverde, Andréa Arruda, Andrea Naguissa Yuba, Fernando M. G. da Silva, Ivan M. R. do Valle, Lúcia Zanin Shimbo, Maristela Gava.
    Alunos de Graduação: Fábio Montovanelli Milano, Josiane C. Viana, Juliana Junko, Leonardo Egas, Marcelo P. Cover, Maurício G. C. Barreto, Paulo de Camargo Ferreira Júnior, Raphael C. S. Pereira, Tatiana S. Imoto.
    Pesquisadores / Profissionais / Graduados: Beatriz B. Tone, Carolina O. Cherfem, Francisco Toledo B. Diederichsen, Marina F. da Cunha Vianna, Marta Kawamura, Melissa K. Matsunaga.

  • fev/2004

    Madeirarte - Marcenaria Coletiva Autogestionária – 2004 em diante

    Local: Assentamento Pirituba II, Itapeva - SP
    Parcerias: LaFlor / ESASQ – USP, UNESP / Itapeva – SP, INCOOP / UFSCar
    Apoio: ITESP
    Financiamento: MCT/FINEP/MDS/CAIXA Empreendimentos Solidários, 10º PRÊMIO BANCO REAL / UNISOL, PRONINC, MDA /Secretaria de Desenvolvimento Territorial
    Projeto: Marcenaria Coletiva Autogestionária tendo como matéria-prima madeira proveniente de plantios florestais de eucalipto e pinus.
    Inovação: Ampliação da oportunidade de geração de trabalho e renda a partir de um processo auto-gestionário; busca pela sustentabilidade do empreendimento através da integração das dimensões culturais, sociais, econômicas e políticas em um processo de participação democrática, onde todos e todas são atores das transformações; incorporação da dimensão ambiental da sustentabilidade pela educação e sensibilização das famílias para a reposição florestal em pequenas áreas.
    Equipe:
    Professores Pesquisadores: Prof. Dra. Akemi Ino, Prof. Dr. José Nivaldo Garcia (ESALQ/USP), Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo, Prof. Dra. Adriana Nolasco (ESALQ/USP), Prof. Dra. Juliana Cortez (UNESP/Itapeva)
    Alunos de pós-graduação: Albenise Laverde, Breno xxxx, Carolina Orquiza Cherfem, Eduardo xxx, Everton Randal Gavino, Ivan M. R. do Valle, Leonardo Egas, Rosana Rita Folz, Thaísa Marques Leite.
    Alunos de Graduação: Ana Karina Bueno Romero, Carolina Akemi Martins Morita, Danielle Dutra Felicori, Eduardo A. P. Amaral, Simone Fernandes Tavares, Merilin
    Pesquisadores / Profissionais / Graduados: André Gustavo Bertozzi Untura,

  • fev/2006

    Projeto Sepé Tiaraju – Construção de 77 Casas - 2006 - 2011

    Local: Assentamento Rural Sepé Tiaraju, Serra Azul - SP
    Parcerias: FEB/UNESP, LAMEM – EESC/USP
    Financiamento da Pesquisa: CNPq, FAPESP
    Financiamento Habitacional: CAIXA / INCRA
    Projeto: Construção de 77 habitações rurais com a participação das famílias envolvidas em todas as etapas de canteiro, desde a escolha do projeto de arquitetura e os materiais, à organização e gerenciamento do canteiro de obras.
    Resultados Alcançados: 68 habitações em alvenaria cerâmica estrutural; 1 casa em adobe; 1 casa em alvenaria cerâmica de BTC; 2 casas com sistema pilar roliço em eucalipto e viga serrada, com vedação em bloco cerâmico não estrutural; 1 casa com o sistema de pilar roliço de eucalipto e viga serrada, com vedações de BTC, taipa de mão e taipa de pilão; 4 casas em alvenaria cerâmica não estrutural; desenvolvimento do sistema de cobertura em painéis pré-fabricados; esquadrias de madeira de reflorestamento produzida no Assentamento Pirituba II, Marcenaria Madeirarte; sistema de tratamento de esgoto círculo de bananeiras; capacitação de famílias em diferentes etapas de canteiro de obras; interlocução entre os diferentes agentes envolvidos; formação de pessoas simultaneamente às atividades de projeto, gestão e construção da habitação.
    Equipe:
    Professores Pesquisadores: Prof. Assoc. Akemi Ino, Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo, Prof. Dr. Obede Borges Faria (FEB-UNESP), Prof. Dra. Simone H. T. Vizioli (EESC-USP)
    Alunos de pós-graduação: Danusa T. Sampaio, Everton R. Gavino, Fernando Machado Gonçalves da Silva, Ivan M. R. do Valle, Leonardo Egas, Luciana Massukado, Maíra do Lago Francisco, Marcelo Gaetani, Maurício G. C. Barreto, Rafael T. Maia, Ricardo Dias da Silva, Rodolfo J. V. Sertori, Rosana R. Folz, Simone F. Tavares, Thaís H. Martinetti, Thaísa M. Leite.
    Alunos de Graduação: Alexandre Rodrigues Murari, Ana Karina Bueno Romero, André Vinicius Freire Baleeiro, Bruna N. S. Martins, Bruno Garcia Silva, Fernando Madia, Lara Melotti, Paula Russo, Rafael Neves Rodrigues Alves, Vítor C. Queluz, Wiemaruey Santos Silva,
    Pesquisadores / Profissionais / Graduados: Angel E. Castañeda Rodriguez, Charlene Guimarães, Diego B. Simões, Everton Randal Gavino, Guilherme Dias, Jaqueline Valle, Lívia Góes Lemos, Lívia Ikemori, Tatiana S. Imoto, Tiliâno M. de Siqueira

  • fev/2009

    Projeto SAMSPAR – Saneamento Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura em Assentamentos Rurais – a partir de Fevereiro de 2009

    Local: Assentamento Rural Sepé Tiaraju, Serra Azul - SP
    Financiamento da /pesquisa: FUNASA
    Parcerias: UFSCar e UNESP Rio Claro
    Projeto: Saneamento Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura em Assentamentos Rurais Sistemas de infra-estrutura de saneamento: tratamento de esgoto (fossa séptica com círculo de bananeiras); composteiras; gestão de resíduos sólidos; energia eólica para bombeamento de água; cisterna para armazenamento de águas pluviais; zoneamento geoambiental (estudo para melhor implantação da infra-estrutura de saneamento e para o melhor uso e ocupação do solo).
    Equipe:
    Professores Pesquisadores: Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, Ioshiaqui Shimbo
    Alunos de pós-graduação: Rosana R. Folz, Thaís H. Martinetti.
    Alunos de Graduação: Danielle Dutra Felicori, Rafael Piccolo de Barros, Bruno Garcia, Yuri A. Forte
    Pesquisadores / Profissionais / Graduados: Tiliâno Martins de Siqueira, Guilherme Dias

  • maio/2011

    II Colóquio Habitat e Cidadania: Habitação social no campo - 18 a 20 de Maio de 2011

    Local: EESC USP – São Carlos
    Equipe organizadora: Profa. Assoc. Akemi Ino (HABIS – IAU USP) Profa. Dra. Amadja H. Borges (GERAH - UFRN) Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo (HABIS – IAU USP) Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes (HABIS – IAU USP e USINA) Prof. Dr. Pedro Fiori Arantes (USINA) Arq. Dra. Rosana Rita Folz (HABIS – IAU USP) Cecília Marilaine (GERAH - UFRN) Everton Randal Gavino (HABIS – IAU USP) Rodolfo J. Viana Sertori (HABIS – IAU USP) Simone Fernandes Tavares (HABIS – IAU USP).
    Equipe de apoio: Akemi Hijioka (HABIS – IAU USP) Callil João (HABIS – IAU USP) Carlos H. N. Leal (HABIS – IAU USP) Danielle Dutra Felicori (HABIS – IAU USP) Everton Randal Gavino (HABIS – IAU USP) Lara Melotti Tonsig (HABIS – IAU USP) Maurício G. C. Barreto (HABIS – IAU USP) Nathalya Perissinotto (HABIS – IAU USP) Rafael Torres Maia (HABIS – IAU USP).
    Parcerias: GERAH (PPGAU/UFRN), USINA-CTAH
    Apoio: IAU/USP, EESC/USP, USP.
    Fomento: CNPq, CAPES, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão USP, FAPESP, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU – UFRN).
    Conteúdo e objetivo: O “II Colóquio Habitat e Cidadania: Habitação Social no Campo” surgiu da necessidade de melhor difundir e discutir o tema da habitação social no campo, o qual pouco aparece nas discussões sociais, políticas e acadêmicas apesar de sua importância. Teve o objetivo reunir pesquisadores, docentes, estudantes, representantes de órgãos públicos, integrantes de movimentos sociais e trabalhadores rurais, de diferentes regiões do país, com diferentes experiências e enfoques, para um momento conjunto de reflexão e problematização das principais questões que compõem o tema da habitação e do habitat no campo.
    Site divulgação: http://coloquiohabitatecidadania.blogspot.com.br/p/apresentacao.html
    Relatório final: https://drive.google.com/drive/folders/0B3sqGnh56gQAX21YVEVzMGRWVFE

  • abr/2011

    Canteiro escola: Abóbadas e cúpulas mexicanas - 2011

    Coordenação:
    Integrantes: Akemi Ino; João Marcos Almeida Lopes; Lúcia Shimbo, Rafael Torres Maia, Maurício Guillermo Corba Barreto, Ramon Aguirre Morales
    Parcerias:
    Financiador:
    Fomento:
    Conteúdo: construção de abóbadas mexicanas com Ramon Aguirre Morales

  • fev/2013

    Casa Suindara: produzindo uma habitação popular com técnicas em madeira e terra. Assentamento Nova São Carlos, SP. 2013-2014

    Coordenação: Akemi Ino
    Integrantes: Thiago Lopes Ferreira, Anaïs Guéguen Perrin, Ari D’Andrea, Gabriel Delduque, Marco Murillo, Luisa Brunaldi dos Santos
    Parcerias: Laboratório Cultures Constructives/ENSAG, França
    Financiador:
    Fomento:
    Conteúdo: A Casa Suindara consiste em um espaço de trabalho onde experimentamos o que se propõe como uma prática do exercício de conjugar formação e produção. Os processos de conscientização e produção dos conhecimentos ocorrem de forma complementar e paralela às práticas construtivas e ao desenvolvimento das tecnologias. A construção de uma habitação popular, para uma família de baixa renda, dentro de um assentamento rural de reforma agrária se transforma em ferramenta para constituição de um espaço de trabalho dialético, assumido nas dimensões de um “Canteiro-Escola”, onde múltiplas pessoas, de diferentes classes sociais, com formações e nacionalidades diversas – estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores da construção civil e moradores assentados – experimentam práticas participativas e autogestionárias de organização do trabalho, de intercâmbios sociais e culturais, e de utilização dos materiais locais, naturais e de resíduos descartados pelas fábricas da região, no exercício da construção do habitat. Através de diálogos, discussões técnicas e práticas construtivas, as atividades atravessam cada etapa de concepção e construção da nova habitação. Nesta perspectiva, além de fomentar a ampliação da formação dos profissionais e estudantes envolvidos, tais processos vão ao encontro das ações de melhoria da qualidade do habitat nos assentamentos rurais de reforma agrária, assim como das reflexões sobre os próprios processos contemporâneos de produção das habitações populares rurais. https://casasuindara.wordpress.com/

  • mar/2013

    Canteiro Escola: Taipa Japonesa [extensão universitária] - 2013

    Coordenação:
    Integrantes: Akemi Ino, Akemi Hijioka, Kinzo Nakao, Shinya Yamada, Seiji Yoneda, João Marcos de Almeida Lopes, Bianca dos Santos Joaquim
    Parcerias:
    Financiador: USP – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
    Fomento: PRCEU/USP, Fundação Japão
    Conteúdo:

  • abr/2013

    Curso [extensão universitária] e exposição itinerante: modelo reduzido como instrumento para concepção, registo e divulgação da cultura construtiva em madeira - 2013 – 2014

    Coordenação: Akemi Ino
    Integrantes: Anaïs Guéguen Perrin, Ivan Manoel Rezende do Valle, João Marcos Almeida Lopes, Rafael Novaes Passarelli, José Renato Dibo, Natalia Altarugio Barbanera, Bruna de Castro Zambuzi, João Gonçalves
    Parcerias: LMR – FAU/UNB
    Financiador: USP – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
    Fomento: Conteúdo: Projeto de extensão que visa promover o intercâmbio entre o Grupo Habis do IAU-USP e o Laboratório de Modelos Reduzidos da FAU-UnB, dois grupos estabelecidos, para a elaboração de material educativo que permita a divulgação dos trabalhos e a difusão da cultura construtiva em madeira produzida pelo Grupo Habis (IAU/USP) com a elaboração de uma série de modelos reduzidos, suporte aos modelos, painéis expositivos e catálogo geral da produção. Neste caso, o modelo reduzido será empregado como instrumento para concepção e registro das obras de arquitetura nas suas etapas do processo de produção e como meio de facilitar uma maior interação com a comunidade na apresentação dos resultados de suas pesquisas.

  • maio/2013

    Produção do Programa MCMV na região central do Estado de São Paulo: inserção urbana e avaliação arquitetônica construtiva e tecnológica - 2013 – 2014

    Coordenação: Akemi Ino e Lucia Zanin Shimbo
    Integrantes: Ivan Manoel Rezende do Valle, João Marcos Almeida Lopes, Rodolfo José Viana Sertori, Angel Stive Castañeda Rodriguez, Cecília Lenzi Jaqueline Quaglio, Kelen Dornelles, Karin Chvatal, Gabriel Delduque, Alessandra Vitti Brusantin, Bruna Maria Biagioni, Camila Mariana G. V. da Rocha, Luciana Ceron, Fernanda Silva Moura
    Parcerias:
    Financiador: CNPq – Edital Universal
    Fomento:
    Conteúdo: O projeto trata da questão habitacional nos assentamentos de reforma agrária do Brasil. Busca compreender a partir do debate científico sobre as políticas públicas habitacionais no país com foco na análise da produção habitacional no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural [PNHR] que hoje é uma modalidade do Programa Minha Casa Minha Vida [PMCMV]. Tem como objetivo avaliar a produção do PNHR/PMCMV nos assentamentos rurais do Estado de São Paulo segundo os 4 abordagens: 1) econômico-produtiva, que analisa toda a cadeia de produção dos empreendimentos; 2) tecnológica, identificar os regimes de contratação de empresas e de mão de obra, sistema de gestão e de controle no canteiro de obras, adoção de possíveis pré-fabricados e os diferentes graus de inovação alcançados; 3) arquitetônica, caracterizar qualitativamente os empreendimentos estudados e a infra-estrutura disponível; 4) arquitetônica e construtiva, aferir a relação entre o projetado e o construído, verificando as condições de uso e manutenção das unidades habitacionais e das infra-estrutura presentes no entorno do assentamento.

  • fev/2014

    Produção do PNHR nos assentamentos de Reforma Agrária do Estado de São Paulo - 2014 – em andamento

    Coordenação: Akemi Ino
    Integrantes: Lucia Zanin Shimbo. Ivan Manoel Rezende do Valle, João Marcos Almeida Lopes, Rodolfo José Viana Sertori, Angel Stive Castañeda Rodriguez, Cecília Lenzi, Anaïs Guéguen Perrin, Mathilde Col-Eyraud, Caio Souza e Elia Montolio Alagarda
    Parcerias:
    Financiador: CNPq – Edital Universal (Chamada MCTI/CNPq/Universal 14/2014 – Faixa C)
    Fomento:
    Conteúdo: Esta pesquisa coletiva teve início em 2015 e o seu foco é a questão do Habitat nos assentamentos rurais de reforma agrária do estado de São Paulo. Foram selecionados três assentamentos, todos localizados na região oeste do estado, onde foram contratados, ao todo, cinco projetos diferentes do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), vinculado ao Minha Casa, Minha Vida. Nessa pesquisa, o Habitat tem sido analisado como uma questão abrangente, que vai além da unidade habitacional. Para tanto, as categorias de análise foram organizadas em quatro eixos principais: a) questão agrária e as demandas habitacionais; b) acesso às infraestruturas, equipamentos e serviços; c) análise dos programas, projetos e produção habitacional; d) processos de produção agropecuária. Para cada grupo de categorias analíticas, também foram selecionadas diferentes escalas socioespaciais, as quais abrangem desde o lote onde se desenvolvem os processos de produção habitacional e agropecuária, até o território local e regional, envolvendo as dinâmicas cotidianas de moradia, resistência, mobilidade e trabalho dos assentados. A estrutura da pesquisa é composta, atualmente, por quatro capítulos articulados: 1) os assentamentos rurais no bojo da questão agrária; 2) os direitos sociais: terra, cidade e trabalho; 3) a produção socioespacial; 4) e, finalmente, uma reflexão propositiva para uma cidadania camponesa.

  • maio/2015

    III Colóquio Habitat e Cidadania – 12 a 15 de Maio de 2015

    Coordenação:
    Equipe organizadora: Profa. Akemi Ino Profa. Amadja H. Borges - GERAH/PPGAU/UFRN Anaïs Gueguen - HABIS Angel Castañeda - HABIS/IAU/USP Prof. Caio Frederico e Silva - CASAS/FAU/UnB Cecília Lenzi - HABIS/IAU/USP Prof. Ivan. M. R. do Valle - HABIS/FAU/UnB Prof. João Marcos de A. Lopes - HABIS/IAU/USP Profa. Liza Maria Souza de Andrade - CASAS/FAU/UnB Rodolfo J. V. Sertori - HABIS/IAU/USP Thiago Lopes Ferreira - HABIS/IAU/USP Mariusa Henriquez - HABIS/IAU/USP Colaboradores Akemi Hijioka - HABIS/IAU/USP Bruna Ruperto Duarte - CASAS/FAU/UnB Cecília Marilaine - GERAH/PPGAU/UFRN Dalyana Lima - CASAS/FAU/UnB Francisco Barros - HABIS/IAU/USP Julia Huff Theodoro - CASAS/FAU/UnB Luiz Felipe Machado - CASAS/FAU/UnB Natália da Silva Lemos - FAU/UnB Raul Maravalhas - CASAS/FAU/UnB Samuel Prates - CASAS/FAU/UnB Sofia Portugal - CASAS/FAU/UnB Vânia Teles Loureiro - FAU/UnB
    Parcerias:
    Financiador: Capes Bolsas Institucionais Fundo Verde Amarelo
    Fomento: [trazer infos da linha do tempo e do site]
    Conteúdo: A questão do habitat, da habitação e cidadania em comunidades do campo, das águas e das floretas ainda se configura enquanto um tema recente, não apenas no universo acadêmico, mas também no âmbito das políticas públicas e dos programas habitacionais. O Programa Nacional de Habitação Rural, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida desde 2009, tem colocado essa discussão em outro patamar de reflexão, exigindo análises consistentes sobre a recente dinâmica de provisão e produção habitacional nas áreas rurais do país, bem como sobre seus principais efeitos arquitetônicos, construtivos, territoriais e sociais. A partir de uma programação variada, envolvendo mesas redondas, grupos de trabalhos e sessões de experiências, este Colóquio pretendeu reunir diferes agentes, buscando-se compreender as principais demandas habitacionais apresentadas por camponeses, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e povos tradicionais, de modo a propor diretrizes para políticas públicas mais integradas, eficientes e adequadas.
    Site divulgação: http://habitatcidadania.wix.com/habis

  • abr/2016

    Projeto Habitat Guarani

    Coordenação: Akemi Ino
    Integrantes: Lucia Zanin Shimbo. Ivan Manoel Rezende do Valle, João Marcos Almeida Lopes, Rodolfo José Viana Sertori, Angel Stive Castañeda Rodriguez, Cecília Lenzi, Anaïs Guéguen Perrin, Mathilde Col-Eyraud, Caio Souza e Elia Montolio Alagarda
    Parcerias: aldeias Guarani-Mbya do Pico do Jaraguá
    Financiador:
    Conteúdo: Este projeto tem como intuito de contribuir com o povo Guarani-Mbya da reserva indígena do Jaraguá, no desafio de construir e melhorar suas condições estruturais, com sustentabilidade e adequadas aos modos de vida e culturas construtivas tradicionais. Os Guarani são agentes conscientes, autônomos e atuantes em sua luta política de reconhecimento de sua história e direitos. Entretanto, as políticas públicas existentes são insuficientes e não asseguram as condições estruturais básicas e necessárias às famílias, incluindo o saneamento e acesso à água potável. Este projeto consiste em organizar um canteiro de formação e construção de banheiros secos comunitários em pau-a-pique e promover trocas culturais e técnicas entre os participantes.
    Site divulgação: https://habitatguarani.wordpress.com/

  • 2017


 

2022  habis | grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade  
endereço: usp campus 1 - são carlos, sp brasil . avenida trabalhador são-carlense, 400, centro . cep: 13566-590
telefone: (16) 3373-9304 . e-mail: grupohabis@gmail.com