grupo de pesquisa em
habitação e sustentabilidade

Curso de Difusão Canteiro Escola – Deck de Madeira

Entre março e abril ocorrerá a décima primeira edição do Canteiro Escola Deck de Madeira: prática de execução e manutenção,ofertado como Curso de Difusão pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos.

Carga horária do curso: 30 horas

Número de vagas disponíveis: 30

Período das inscrições (on-line): 11/01/2022 a 06/02/2022 (acessar este link no sistema Apolo USP)

Período do curso (presencial): 19 e 26 de março e 02 e 09 de abril/2022

Horário: 8h-12h e das 13h30min-17h30min

Fotos: Iole de Morais

III colóquio habitat e cidadania

Maio de 2015

Maiores informações em: habitatcidadania.wix.com/habis

Mostra Habis 21

Comemorando seus 21 anos (1992-2013), o grupo Habis realizou a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretendeu apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira, resultados de pesquisa do grupo, e seus respectivos modelos reduzidos.

Os modelos reduzidos são resultados do Curso de Extensão Modelo reduzido como instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira realizado no IAU.

mostra itinerante Habis21

Oficina de taipa japonesa

Julho e agosto de 2013

A terceira edição do Canteiro Escola apresentarou a Taipa Japonesa, ou Tsutikabe [土壁]. Esta modalidade de taipa de mão faz parte da tradição construtiva japonesa e é reconhecida por sua qualidade, durabilidade e beleza.

O curso contou com a presença de dois mestres japoneses – os professores Kinzo Nakao e Shinya Yamada, ambos do Tajima Technical Institute – e foi voltado a estudantes de arquitetura, pesquisadores e público geral. O evento teve como objetivo difundir saberes milenares da cultura construtiva oriental e abordar técnicas alinhadas com questões atuais de sustentabilidade.

Mais informações aqui.

Taipa japonesa

2022  habis | grupo de pesquisa em habitação e sustentabilidade
endereço: usp campus 1 - são carlos, sp brasil . avenida trabalhador são-carlense, 400, centro . cep: 13566-590