Eixos de pesquisa

 

Para ver os projetos em andamento no grupo vinculados aos eixos abaixo, acesse PROJETOS

Arte, design, arquitetura e cidade contemporânea

Investiga transformações em produções culturais e em fenômenos urbanos dentro do marco do sistema mundial deflagrado a partir dos anos 1960. Procura atualizar as categorias de análise que permitam ampliar o poder de explicação de tais fenômenos, através de uma abordagem interdisciplinar que privilegie o pensamento crítico, em diferentes matizes. Enfoca fenômenos nos quais se evidencie o tensionamento de campos disciplinares e a emergência de novas espacialidades, poéticas e sensibilidades.

Arte, patrimônio, curadoria e expografia

Investiga aproximações e tensionamentos entre a produção arquitetônica e artística contemporânea, direciona interesse para criação, gestão e agenciamento dos espaços institucionais, públicos e privados. Estudo das urbanidades em espaços reconstruídos, patrimônio material e imaterial, memórias, expografias e narrativas a partir de dispositivos e representações. Envolve estudos sobre museus, curadorias e exposições, assim como trajetórias de artistas e arquitetos a partir da análise crítica dos sistemas da arte em sua produção, circulação e recepção.

Cartografias críticas e espacialidades

Investiga modos de produção e percepção do espaço contemporâneo, em modulações que abarcam desde a experiência sensível dos lugares às hibridações com dispositivos técnicos de mediação da informação. Em seu escopo, reflete sobre a cartografia pós-representacional perpassando tópicos da geografia à filosofia, dos estudos culturais à ciência da informação, e sua abordagem na arquitetura e urbanismo e na arte contemporânea; discute aspectos conceituais e operativos das práticas cartográficas nesses campos; e explora dimensões políticas e estéticas, críticas e sensíveis das práticas cartográficas voltadas às dinâmicas socioespaciais.

Economia política da cultura, da arte e do espaço urbano

A partir de um referencial oriundo da crítica da economia política e do materialismo cultural busca-se uma melhor compreensão das formas e mecanismos segundos os quais a cultura, a arte e o espaço urbano são equacionados, dialeticamente, com os processos de reprodução do capital e  do poder. São enfoques deste  eixo: o crescente vínculo entre cultura e economia; as formas de espacialização artísticas e urbanas deste vínculo; o papel da cultura e das políticas culturais  no desenvolvimento econômico e social das cidades e nações e como instâncias contra-hegemônicas,  os processos de apropriação e contra-apropriação do espaço urbano.

Imagem, espaço e paisagem urbana

Investiga as relações entre produção do espaço urbano e arquitetônico e possibilidades interpretativas, críticas e experienciais, por meio de dispositivos técnicos de conformação e produção de imagem. Dentro desse espectro, privilegia as interlocuções entre produção artística e fotográfica, moderna e contemporânea, e suas relações, tensões, sobreposições e apropriações do urbano, sejam em usos aplicados, imaginativos ou documentais.