Diagrama Contracondutas

Exposição  “Diagrama Contracondutas”

Como parte integrante do projeto Contracondutas, acontece a exposição coletiva “Diagrama Contracondutas” na Escola da Cidade. Três dos trabalhos da coletiva são encomendados (NEC/IAU-USP, Raquel Garbelotti e Coletivo 308) e dois selecionados por chamada pública (Coletivo Metade e Vânia Medeiros).

A artista visual Raquel Garbelotti exibe no foyer da Escola uma vídeo-instalação com dois filmes feitos em estúdio a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas a escravo nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores.

O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso.

O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade às relações de trabalho e econômicas que atravessam a dinâmica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras. (Veja mais AQUI sobre o trabalho do NEC/IAU-USP)

O Coletivo Metade, formado por Ana e Bel Tranchesi, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolândia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do T3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em tótens com áudios das declarações de trabalhadores no foyer e numa ação em Cumbica, a partir da circulação, de 27 de março ao final de abril, de falas desses trabalhadores impressas em painéis em 111 carrinhos de bagagem do aeroporto internacional.

A baiana Vânia Medeiros, por fim, exibe na Escola uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil a partir de ateliês remunerados de arte, conduzidos pela artista, em que eles fazem relatos de suas condições de trabalho.
Exposição coletiva “Diagrama Contracondutas”
Local: Escola da Cidade
De 08 de abril a 13 de maio de 2017