Da periferia ao centro

Defesa de Doutorado de Rodrigo Peronti Santiago

Data: 06.03.2018.

Banca:
Fabio Lopes de Souza Santos (Presidente)
Miguel Antonio Buzzar
José Tavares Correia de Lira
Ruy Sardinha Lopes
Luiz Henrique de Toledo

Resumo:
Estabelecendo similaridades entre fenômenos culturais populares-urbanos emergidos em uma metrópole mundial (Nova York), e em uma metrópole periférica brasileira (Salvador), que se estabelecem a partir de semelhantes relações com a cidade, com a indústria cultural, e com dados políticos e econômicos, procura compreender dinâmicas presentes na produção cultural do atual estágio do capitalismo, caracterizada pela orientação da cultura para a produção de mercadorias. Sendo assim, propõe um estudo comparativo, em que o conteúdo estético é deixado em parênteses, em favor de análises de efeitos materiais, sociais e econômicos, apresentando-se também como uma tentativa de compreensão de lógicas existentes em outras manifestações culturais contemporâneas, além de se apresentar como uma contribuição para reflexões sobre possíveis vínculos entre Arte, Cultura e Cidade.

Palavras-chave: Cultura contemporânea; Espaço urbano; Nova York; Salvador

SANTIAGO, Rodrigo Peronti. Da periferia ao centro: olhares sobre as transformações na relação entre cultura, economia e política no mundo contemporâneo. 2018. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018.

Link da Dissertação: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-26042018-144922/pt-br.php