Defesa de Mestrado de Jessica Seabra

Data: 07.05.2018.

Banca:
Ruy Sardinha Lopes (Presidente)
Priscila Almeida Cunha Arantes
Fabio Lopes de Souza Santos
Vinicius Pontes Spricigo

Resumo:
A presente dissertação tem como foco a análise, através de um viés crítico, da proposta curatorial da 27ª Bienal de Arte de São Paulo, intitulada Como viver junto. Esta bienal é tomada como estudo de caso dentro do amplo contexto de bienais por ser considerada precursora, estabelecendo e institucionalizando algumas mudanças curatoriais, como o fim das representações nacionais. A 27ª Bienal de Arte de São Paulo liga-se a referências teóricas que se relacionam àquilo que Bruce Ferguson denomina de “bienais discursivas”, termo que se refere ao fato de que conferências, eventos interdisciplinares, workshops, atividades educacionais e discussões públicas tem se tornado elementos cada vez mais importantes nesses projetos. Dentro do contexto desta discursividade expandida, a participação, a crítica institucional e um viés educacional têm sido estratégias recorrentes nas curadorias das bienais. Estes três elementos já estavam presentes em abordagens artísticas no mundo da arte e compõem juntos um campo discursivo composto de práticas dialógicas e relacionais que se replicam, ainda que com formatos variados, em bienais ao redor do mundo. A proposta curatorial da mostra foi estudada de forma a compreender os discursos envolvidos a partir do pensamento dos curadores e submetidos a um dado momento histórico, o que os condicionou a revelar uma conjuntura cultural.

Palavras-chave: 27ª Bienal de Arte de São Paulo; Arte contemporânea; Crítica institucional; Curadoria
Globalização; Participação; Virada educacional.

SEABRA, Jessica. Práticas curatorias na 27ª Bienal de São Paulo: crítica institucional, participação e discursividade. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018.

Link da Dissertação: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-26072018-161735/pt-br.php