Redes e ruas – ocupações híbridas na cidade de São Paulo

Defesa de Mestrado de Nayara Araujo Benatti

Data: 21.09.2018.

Banca:
David Moreno Sperling (Presidente)
Gabriel de Santis Feltrin
Lopes, Ruy Sardinha Lopes
Natacha Silva Araújo Rena

Resumo:
A pesquisa analisa as intervenções urbanas realizadas no Largo da Batata pelo movimento A Batata Precisa de Você e na Avenida Paulista com o programa Paulista Aberta. Os dois movimentos tiveram suas reivindicações ampliadas a partir das Manifestações de Junho de 2013 com discussões em relação a temas como direito à cidade, ocupação de espaços públicos e uma agenda urbana em defesa de maior participação da sociedade civil. Estabelecendo novos diálogos entre atuações nos espaços físicos e nas redes sociais e tendo o urbanismo tático e seus similares como estratégia de ocupação, os dois casos de intervenções são analisados durante o período de 2013 a 2017 acompanhando seus modos de atuação nas duas plataformas, atores envolvidos, seus limites e potenciais.

Palavras-chave: Intervenções urbanas; Largo da Batata; Paulista Aberta; Redes sociais; Urbanismo tático

BENATTI, Nayara Araujo. Redes e ruas – ocupações híbridas na cidade de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018.

Link da Dissertação: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-18022019-104345/pt-br.php