Projetos PUB 2023/2024 no NEC.IAU.USP. Inscreva-se!


[Imagem: Unsplash/James Wainscoat]

O NEC.IAU.USP teve 13 projetos aprovados no edital do Programa Unificado de Bolsas da USP – Edital 2023/2024, nas modalidades Pesquisa, Cultura e Extensão, e Ensino. Alunos interessados devem se inscrever pelo sistema Juno entre 01 e 15/08. O processo de seleção se dará entre 16 e 31/08, após o contato dos professores responsáveis.

Modalidade Pesquisa

Ambientes e Aglomerados Urbanos Criativos: os patrimônios Industriais tombados e reconvertidos do interior do estado de São Paulo

Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes

Bolsa(s): 1

O impacto e reverberações dos novos ambientes e aglomerados urbanos “criativos”- empreendimentos de cultura, entretenimento, inovação, centros culturais, fab-labs, media-labs, co-working, incubadoras ou campus de inovação – na paisagem urbana e desenvolvimento social e econômico ainda são pouco conhecidos e estudados, em especial no que se refere ao interior do estado de São Paulo. Não obstante a diversidade tipológica e programática desses espaços, chama a atenção o crescente uso do patrimônio industrial disponível reconvertido para esses novos usos, de forma que às questões decorrentes da implantação e uso atuais desses espaços se somam àquelas oriundas da necessária salvaguarda e conservação não apenas da materialidade de tais edificações mas também a memória do conjunto das atividades e relações laborais e sociais ali constituídas. Frequentemente tais ambientes e aglomerados “criativos” são também espaços da memória coletiva. A presente pesquisa tem como objetivo geral o estudo desses espaços, quer no que se refere às suas tipologias, formas de implantação, ecossistemas produtivos e de consumo, usos e novas dinâmicas urbanas, bem como, no caso específico dos patrimônios industriais reconvertidos, as relações entre os novos usos e as questões patrimoniais. Como objetivo específico, dada a necessidade de maior conhecimento do estoque de bens patrimoniais industriais salvaguardados ou em processos que foram ou estão sendo reconvertidos no interior do estado de São Paulo, propomos o mapeamento a partir dos processos existentes nos diversos órgãos de preservação – federal, estadual e municipal.

Andarilhas urbanas: práticas caminhantes de mulheres latinoamericanas

Prof. Dr. David Sperling

Bolsa(s): 1

Esta proposta de projeto de pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU.USP) do qual este proponente faz parte. Esta pesquisa se coloca na esteira dos estudos sobre psicogeografia e deriva, práticas de estudo da geografia urbana. Para Careri (2017), deriva é palavra de origem náutica que expressa a “ambiguidade do perder-se conscientemente, procurando dosar o desejo e o acaso, o racional e o irracional, o projeto e o antiprojeto”. Contudo, muito já se escreveu sobre as derivas em solos europeus, e se faz necessário navegar em direção ao Sul e situar a perspectiva epistemológica na experiência social do outro lado da linha. Um outro lado marcado pela repressão da “colonialidade de poder e de saber”, nas palavras de Quijano (2010), que sugere então inserir a corporeidade no centro da luta contra a colonialidade para devolver aos indivíduos o controle das instâncias básicas da sua existência social: trabalho, sexo, subjetividade e autoridade. Se pensarmos na cidade enquanto o espaço no qual os indivíduos existem socialmente, o Flâneur de Baudelaire personifica o sujeito que mais goza do direito de deambular pela cidade explorando sua subjetividade e a do espaço sem ter o corpo violado – o homem branco europeu rico. Opondo-se à literatura da modernidade que descreve quase unicamente a experiência dos homens, invisibilizando as relações das mulheres com a cidade, esta pesquisa propõe-se a traçar um panorama contemporâneo das práticas caminhantes das mulheres latinoamericanas e a partir delas tomar São Carlos como mar pelo qual uma andarilha urbana propõe-se a navegar e a parar. A andarilha urbana é, nas palavras de Lauren Elkin (2016) “determinada, engenhosa e profundamente sintonizada com o potencial criativo da cidade e as possibilidades libertadoras de uma boa caminhada”. Distanciando-se de une femme passante de Baudelaire, a mulher agora não é mais objeto mas sim sujeito do olhar caminhante.

Atlas do Chão: territórios moventes

Prof. Dr. David  Sperling

Bolsa(s): 1

O presente projeto se insere no escopo do Projeto Atlas do Chão (https://www.atlasdochao.org/), em desenvolvimento em parceria com universidades brasileira e estrangeira, com o objetivo de explorar práticas cartográficas críticas para a visibilização de práticas de cuidado, bem como de processos de expropriação e colonialidade que se expressam no chão, hoje e historicamente, compreendendo o chão com um arquivo e um ser vivo. Os/as bolsistas atuarão junto à equipe do projeto na estruturação das Constelações “Saúde Planetária” e “Wake for Saracura”, com as quais pretende-se discutir criticamente a devastação de recursos naturais, o deslocamento de povos originários, e apagamentos simbólicos, dentre outros tópicos. Ambas constelações são caracterizadas por configurarem “territórios moventes”, em termos conceituais (como a própria noção de saúde planetária) e físicos (como os rastros de um rio encoberto). Este projeto dá continuidade ao projeto “Atlas do chão: territórios da (In)dependência” realizado no período anterior.

Corpos que (não) importam:  MASP e a arte indígena contemporânea

Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes

Bolsa(s): 1

Partindo das análises de Judith Butler e Michel Foucault sobre o papel de determinadas construções discursivas na instituição de normatividades e processos de assujeitamento o presente projeto de pesquisa pretende investigar a conformação de regimes artísticos de (in)visibilidade. Tal discussão ganha relevância a partir daquilo que alguns teóricos vem chamando de “giro decolonial” da arte contemporânea e que, no Brasil, tem se traduzido por uma aumento exponencial de artistas, curadores, exposições e publicações voltadas para esse questão. Tendo em vista que tais “insurgências” não se fazem sentir da mesma forma nas instituições artísticas, o projeto toma como objeto de investigação o Museu de Arte de Sâo Paulo e sua recente “guinada indígena” como forma de se analisar os limites e alcances desta inflexão no cenário artístico nacional.

Estados de Paisagem: olhar, corpo e habitar

Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa

Bolsa(s): 1

Esse projeto pretende dar continuidade à pesquisa retomada em 2023, e inicialmente desenvolvida de 2016 a 2018, a respeito do processo de implantação e ocupação do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, unidade Eduardo Abdelnur, localizada em São Carlos. A abordagem em desenvolvimento trata das relações e rebatimentos entre experiência do corpo, habitação, paisagem circundante e representação visual, considerando a inserção geográfica do conjunto habitacional que se caracteriza pela amplitude da paisagem em zonas urbanas periféricas em contraponto aos espaços restritos do interior das residências. Tal situação espacial replica um modelo de cidade pautado pela abrupta descontinuidade dessas regiões com a malha urbana e suas implicações quanto ao acesso a bens e serviços, mobilidade urbana e disponibilidade de trabalho, além do empobrecimento da diversidade social e cultural. Como modo de articulação entre imersão na paisagem, visualidade e processos urbanos, esta etapa tem como objetivo o aprofundamento em concepções teóricas e metodológicas baseadas nas noções de constelação e de Atlas, em Walter Benjamin e Aby Warburg, e na ideia de paisagem como experiência sensível associadas, ou não, a dispositivos de representação. Além disso, espera-se dar uma maior atenção à produção visual, ampliar o número de entrevistas e desenvolver um projeto gráfico (ou expositivo) que consolide os resultados e permita uma devolutiva à comunidade. Destaca-se que as leituras fundantes já foram realizadas, assim como quatro entrevistas que estão sendo objeto de análise. Por fim, tal abordagem permite estabelecer um frutífero diálogo com outros colegas da Instituição (IAU USP) que tratam da questão habitacional a partir de um viés que valoriza a experiência imersiva e os processos de representação, valendo-se da fotografia, da colagem e do mapeamento, tanto em seu aspecto sensível quanto de documentação e diagnóstico de área.

In-between spaces: possibilidades do habitar poético nas propostas lúdicas de Aldo van Eyck

Profa. Dra. Carolina Akemi M. M. Nakahara

Bolsa(s): 1

Este Projeto de Pesquisa PUB está vinculado ao projeto “Poiesis: apropriação e produção do espaço por meio da participação”, cujo objetivo é compreender os sentidos e o alcance da poiesis em A&U. Propõe-se, como objetivo geral aqui, compreender o papel da dimensão lúdica da arquitetura para a construção do habitar poético – parte do direito à cidade lefebvriano. Toma-se a noção do habitar do filósofo francês Henri Lefebvre, como um modo de se apropriar e de produzir o espaço que não se restringe ao âmbito econômico, mas, sim, abarca um modo de ser, de saber e de se posicionar no mundo do homem. Por isso, está em íntima relação com o sentido da poiesis (fazer poético), a qual, segundo o arquiteto Johan Huizinga, é uma função lúdica. À luz dessa chave conceitual, propõe-se, como objetivo específico, o estudo da noção de “in-between space” – espécie de trabalho lúdico em espaços remanescentes urbanos – no arquiteto holandês Aldo van Eyck. O projeto justifica-se pela demanda eminente ao direito à cidade, para qual a crítica ao funcionalismo moderno parece ainda não ter encontrado uma saída plausível. Além disso, espera-se que a compreensão dos sentidos do habitar abra caminhos de reumanização e democratização na concepção de espaços arquitetônico-urbanos. Através da reflexão teórico-conceitual-metodológica e do estudo crítico de fenômenos sócio-espaciais históricos, acredita-se que este tipo de reflexão irá ao encontro da premência de novos instrumentos críticos e projetuais para se pensar a A&U, ao mesmo tempo em que aprofundará o debate a respeito das possibilidades atuais de apropriação social do espaço.

O comum no direito à cidade: as tipologias do urbanismo tático

Profa. Dra. Carolina Akemi M. M. Nakahara

Bolsa(s): 1

Este Projeto de Pesquisa PUB está vinculado ao projeto “Poiesis: apropriação e produção do espaço por meio da participação”, cujo objetivo é compreender os sentidos e o alcance da poiesis em A&U. Propõe-se, como objetivo geral aqui, compreender as relações entre o conceito de “commons” (comum) e processos participativos de urbanismo tático para a construção do direito à cidade lefebvriano. Parte-se de uma aproximação entre o direito à cidade do filósofo francês Henri Lefebvre – que implica um habitar como um modo de se apropriar e de produzir o espaço – e o sentido dos “commons”, como aquilo que se torna compartilhado e se opõe ao conceito de propriedade, tal como debatido por Christian Laval e Pierre Dardot. À luz dessa chave conceitual, propõe-se, como objetivo específico, o estudo tipológico, isto é, sobre o método e a teoria utilizados das propostas projetuais do que tem sido chamado como urbanismo tático, que trabalha com intervenções urbanas participativas. O projeto justifica-se pela demanda eminente ao direito à cidade, para qual a crítica ao funcionalismo moderno parece ainda não ter encontrado uma saída plausível. Além disso, espera-se que a compreensão dos sentidos do habitar abra caminhos de reumanização e democratização na concepção de espaços arquitetônico-urbanos. Através da reflexão teórico-conceitual-metodológica e do estudo crítico de fenômenos sócio-espaciais históricos, acredita-se que este tipo de reflexão irá ao encontro da premência de novos instrumentos críticos e projetuais para se pensar a A&U, ao mesmo tempo em que aprofundará o debate a respeito das possibilidades atuais do habitar e do direito à cidade por meio da participação.

O Patrimônio Industrial ao longo do rio Tietê – usos e readaptações

Profa. Dra. Amanda Saba Ruggiero

Bolsa(s): 1

O projeto de pesquisa O Patrimônio Industrial ao longo do rio Tietê – usos e readaptações é desdobramento de pesquisa anterior, que teve como foco o estudo da Cia de Tecelagem São Pedro, atual Museu Fama em Itu-SP. Ao olhar para esta região, um conjunto significativo de complexos fabris foi identificado, demonstrando potencial interesse para ampliar os estudos sobre as readaptações e usos do patrimônio industrial. Sabemos que o estado de São Paulo foi preponderante na industrialização nacional e edificou um importante conjunto de plantas industriais, atualmente complexos antigos e obsoletos, decorrentes da modernização das cadeias produtivas e do deslocamento das atividades fabris para outras localidades, nomeado por processos de desindustrialização. Muitas vezes a redução progressiva das atividades e plantas fabris também implica a ausência de investimentos em importantes parcelas do território urbano, sendo sua reativação uma preocupação constante do poder público e da sociedade civil. A diversidade programática desses espaços fabris, permite a reconversão e outros usos do patrimônio industrial disponível, assim questões decorrentes da implantação e dos usos desses espaços se somam a necessária salvaguarda e conservação, tanto da materialidade de tais edificações como da memória do conjunto das atividades e relações laborais e sociais ali constituídas, podendo considerar tais conjuntos como espaços da memória coletiva e da paisagem cultural. A presente pesquisa tem como objetivo geral o estudo desses espaços edificados ao longo do Rio Tietê, especialmente no trecho entre as cidades de Itu, Salto e Porto Feliz. Pretende-se identificar estes complexos industriais, quanto às suas tipologias, formas de implantação, usos e novas dinâmicas urbanas, bem como as relações entre os novos usos e as questões patrimoniais. Como objetivo específico, cotejar os estudos realizados e realizar uma análise comparativa dos mesmos, tendo em vista as relações materiais e imateriais consideradas em cada caso.

Modalidade Cultura e Extensão

Cidade que Educa: transformando ruas, bairros e pessoas

Profa. Dra. Amanda Saba Ruggiero

Bolsa(s): 2

O Projeto “Cidade que Educa: transformando ruas, bairros e pessoas”, tem como objetivo promover a formação e a cidadania ativa por meio da qualificação de espaços públicos urbanos visando a construção de uma cidade educadora). A parceria entre universidades, poder público, associação de moradores, comunidade escolar e grupos organizados, visa articular estes agentes para a transformação urbana, com ênfase na qualificação dos espaços públicos, pensados a partir de intervenções de baixo custo. As intervenções têm como finalidade incentivar a mobilidade ativa, a relação da natureza na cidade, a promoção do lazer, do convívio e da saúde na cidade. Sua importância justifica-se por ampliar ações socioeducativas que favorecem a qualidade de vida, o senso de coletividade, ativar o potencial da comunidade ao reivindicar mudanças em larga escala e a longo prazo. O Cidade que Educa é um projeto piloto, cujo potencial é tornar-se uma referência para outras realidades semelhantes na cidade de São Carlos.

Imaginar cidades outras: táticas e técnicas criativas como meio ao direito à cidade

Profa. Dra. Carolina Akemi M. M. Nakahara

Bolsa(s): 2

Este Projeto de Extensão PUB está vinculado ao projeto “Poiesis: apropriação e produção do espaço por meio da participação”, cujo objetivo é compreender os sentidos e o alcance da poiesis em A&U. Propõe-se, como objetivo geral aqui, refletir sobre o alcance das táticas urbanas enquanto atividade poética que possibilita o direito à cidade. A partir do filósofo Henri Lefebvre, toma-se a noção de poiesis enquanto uma produção que não se restringe ao âmbito econômico, mas, sim, abarca um modo de ser, de saber e de se posicionar no mundo do homem; o direito à cidade, por sua vez, implica um habitar que envolve uma apropriação criativa do espaço urbano. À luz dessa chave conceitual, propõe-se, como objetivo específico, o estudo prático e compositivo de técnicas, mídias e linguagens visuais criativas diversas – tais como o desenho, a fotografia e instrumentos gráficos correlatos – enquanto atividade poética, isto é, para a mapeamento, investigação, imaginação e produção do habitar, a saber, de espaços arquitetônicos e urbanos outros. Ao lançar um outro olhar para a cidade, busca-se “trazer à luz” lugares arquitetônicos e urbanos vacantes, isto é, passíveis de intervenção e transformação. O projeto justifica-se pela demanda eminente ao direito à cidade e pela necessidade de compreensão metodológica de instrumentos que possibilitem a reumanização e democratização na concepção de espaços arquitetônico-urbanos.

Rastros, apagamentos e coexistências: uma cartografia do chão do Bixiga

Prof. Dr. David Sperling

Bolsa(s): 2

O presente projeto se insere no escopo do Atlas do Chão (https://www.atlasdochao.org/), em desenvolvimento em parceria com universidades brasileira e estrangeira, coletivos e moradores do bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. Tem como objetivo explorar práticas cartográficas críticas para a visibilização de rastros, apagamentos e coexistências no Bixiga, as quais revelam processos de expropriação e colonialidade: o tamponamento do Córrego Saracura, a invisibilização da comunidade negra, os estereótipos da italianidade, o deslocamento da Escola de Samba Vai-Vai, o aparecimento de restos de ocupação quilombola no pátio de obras da construção da Estação de Metrô Vai-Vai Saracura, dentre dentros. Todos eventos que se expressam no chão, convertido em arquivo. Os/as bolsistas atuarão junto à equipe do projeto na estruturação de um inventário de rastros, apagamentos e coexistências no chão do Bixiga, realizado diretamente com a comunidade e coletivos do bairro e no acompanhamento da artista Maria Thereza Alves, que realizará uma obra e um workshop vinculados a este projeto de extensão buscando discutir criticamente a devastação de recursos naturais, o deslocamento de povos originários, e apagamentos simbólicos, dentre outros tópicos.

Modalidade Ensino

Da concepção bidimensional, ao objeto, ao espaço: uma análise a de Amilcar de Castro

Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa

Bolsa(s): 1

Um aspecto fundamental no aprendizado em arquitetura e urbanismo é a aquisição de um raciocínio espacial originado frequentemente em estudos bidimensionais (desenho, recorte, dobradura e etc). Tais operações tem sua expressão de força e síntese na produção moderna e em obras de artistas como Amilcar de Castro. A considerar a produção deste artista, este projeto visa compreender e problematizar os processos de passagem do bi ao tridimensional e os contextos e referências estéticas que os suportam. Em um segundo momento pretende estabelecer relações com obras de artistas semelhantes que colocam em discussão suas relações com o lugar e a cidade.

Levantamento, pesquisa e base de dados de materiais adequados à aplicação em mobiliários urbanos.

Profa. Dra. Amanda Saba Ruggiero

Bolsa(s): 1

O objetivo do projeto é fazer um levantamento de materiais desenvolvidos por pesquisas ou em desenvolvimento, que possuem características potenciais para serem aplicados em elementos/mobiliários urbanos. Trata-se de compor uma base de dados, com diferentes tipos de materiais, estudando suas principais características, vantagens e desvantagens de seu emprego. Esse levantamento será feito primeiramente por meio de pesquisa e levantamento bibliográfico, procurando estabelecer uma análise das principais publicações sobre o tema. A segunda parte, envolve a pesquisa de campo, procurando conhecer os laboratórios, grupos e pesquisadores atuantes na cidade de São Carlos, essencialmente na Universidade de São Paulo – USP e na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Inicialmente com especial atenção voltada aos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Civil. O mapeamento destes grupos será feito por meio de entrevistas com professores e pesquisadores.