ENTRE POLÍTICA E ESTÉTICA: ocupações urbanas e arte contemporânea

Defesa de Doutorado de Marcos Paulo Marchetti.

Data: 28/07/2017.
Horário: 14:00h
Local: Auditório – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, USP, São Carlos.

Banca:
Fábio Lopes de Souza Santos (orientador)
David Moreno Sperling (IAU.USP)
Sylvia Furegatti (UNICAMP)

Resumo:

As inquietações causadas por trabalhos de arte contemporâneos são o ponto de partida desta tese, principalmente quando tangenciam campo da arquitetura e urbanismo. Gestados em um momento recente, onde ocorrem diversas aproximações entre arte, cultura e o atual sistema de troca de valores, estes trabalhos, em sua ambiguidade interna ou em relação a estes sistemas, proporcionam uma visão mais ampla sobre o contexto em que vivemos hoje.
O entendimento destes trabalhos passa por etapas de leituras das principais vertentes da arte contemporânea, como sua crítica ao design, a discussão sobre a Crítica Institucional e as ocupações urbanas que também se originam dela, assim como os desdobramentos mais recentes das artes participativas. Somando estas observações a um debate pontual sobre o contexto atual dos espaços públicos urbanos, especificamente na cidade de São Paulo, analisamos quatro propostas artísticas dos artistas/coletivo Vito Acconci, Didier Fiuza Faustino, Santiago Cirugeda e BijaRi.
Nestas análises, buscamos verificar a abrangência, ou eventuais limitações, da potencialidade destas táticas de ações artísticas na constituição destes espaços públicos, entendidos como território em disputa por forças de diversos interesses, sejam eles políticos, identitários ou críticos.

Palavras-chave: arte contemporânea, cidade contemporânea, política, estética.