Workshop Desobediência Digital – DigitalFUTURES

Workshop Desobediência digital: dispositivos domésticos futuríveis

Data: 26.06 a 03.07.2020
Local: Online

Coordenação: David Sperling (USP), Rodrigo Martin Iglesias (UBA), Cristina Voto (UniTo), Rodrigo Scheeren (USP)

DigitalFUTURES World Architects Unite – A One Week Series of 24/7 Free Online Workshops & Talks

Tongji University – China

O workshop parte do registro de um mundo em crise para pensar alternativas utilizando design fiction, e investigar novas figurações de futuros possíveis. Baseado num espaço limitado e controlado – o ambiente doméstico e suas ferramentas – propõe-se a criação de artefatos ficcionais-futuristas para além da condição vivida. Os inputs serão extraídos de literatura fantástica, filmes, textos teóricos, projetos arquitetônicos, obras artísticas, entre outros, que contribuam para expandir a paisagem ficcional por meio do pensamento especulativo e da figuração de outros artefatos domésticos. Pretende-se  transitar entre o existente e a potência da especulação do design que subverte funções, aparências e expectativas na produção de suportes imaginários para se articular projeções para além da  condição cultural atual. Assume-se a desobediência digital como exercício para questionar criticamente certas ambiguidades das interfaces digitais em sua pervasividade cotidiana, que as situam entre os objetos comuns e os extraordinários. A perspectiva de trabalho adota a visão decolonial sobre as práticas, através de uma epistemologia “do Sul”, como modo de alcançar figurações alternativas a futuros estereotipados e hegemônicos.

Serão abordados os seguintes tópicos: design fiction; futurização, visualização, design computacional e fabricação digital; hibridação e desobediência tecnológica;  tecnologias apropriadas; tecnologia social; tecnologias high-low;  processos bottom-up; gambiarra; tecnopolíticas; teoria crítica cultural; decolonização e epistemologias do sul. O exercício projetual será composto das seguintes etapas: captura de dados do ambiente doméstico; detecção e desnaturalização de dispositivos; cartografia de funções, comportamentos e desejos; exploração de cenários futuros do habitar; operações de hacking e design de artefatos; ficcionalização de artefatos e de suas performatividades; visualização, modelagem e simulação de artefatos ficcionais e cenários futuros do habitar doméstico; produção de apresentações para exposição.  Os projetos serão apresentados utilizando os seguintes suportes: 1 objeto modelado (físico ou virtual) + 1 colagem visual + 1 texto de statements + 1 vídeo.

Coordenadorxs

David Sperling é professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP. Pesquisador Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Arquiteto, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Seus projetos de pesquisa em andamento são: “Contracartografias: tecnopolíticas de espacialização da informação” e “Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America”. É o atual presidente da SIGraDi.

Rodrigo Martin-Iglesias é arquiteto e doutor em Design pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Professor de Teoria e História da Arquitetura na UBA e na UNLaM. Diretor do Mestrado em Open Design (UBA – Humboldt Universität zu Berlin). Coordenador do Design Research Laboratory (+ID Lab). Coordenador dos projetos de pesquisa “Visualização e Design do Conhecimento. Taxonomias Analíticas e Cartografias Compreensivas” e “Fabricação Digital: Processos Produtivos e Morfogenéticos”. Co-fundador e estrategista de NextFutures e coordenador da Rede Xenofuturism.

Cristina Voto é pesquisadora pós-doutoranda na Università di Torino (FACETS _ ERC Project), professora de Semiótica para as Artes Eletrônicas na Universidad Tres de Febrero (Buenos Aires) e curadora da Bienal de la Imagen en Movimiento em Buenos Aires. Sua pesquisa acadêmica é focada em semiótica, design, culturas audiovisuais, artes digitais, estudos de futuros, queer e gênero.

Rodrigo Scheeren possui graduação em Filosofia e em Arquitetura e Urbanismo. É doutorando em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), com período de intercâmbio no Programa “Architettura, ingegneria delle costruzioni e ambiente costruito” do Politecnico di Milano. Seu projeto de pesquisa atual é “Laboratórios de Fabricação Digital na América do Sul: estratégias, processos, e artefatos para arquitetura e design”.