Ciclo Urbanicidades 2022

Repensando Brasis

Esta edição do projeto Urbanicidades, intitulada “Repensando Brasis”, convida à reflexão sobre as múltiplas identidades que constituem os nossos Brasis, sob as lentes do cinema  e suas interlocuções com momentos decisivos da cultura nacional. Integrando o ciclo temático _22noIAU, esta nova edição do Urbanicidades foi dividida em dois módulos, o primeiro, “Retratos do Brasil”, revisita os paradigmáticos filmes Macunaíma (1969), Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), Bye Bye Brasil (1980). Já o segundo módulo, “Brasis de hoje e de amanhã”,  se envereda pelas diversas nuances de nossas identidades, pondo em discussão nosso legado sociocultural e o Brasil que queremos ser. Serão exibidos os filmes Vaidade (2003), Aquarius (2016) e AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020). As sessões ocorreram sempre às terças-feiras, com a partição de dois convidados externos para discutir o tema junto ao público. As sessões tiveram início às 19h e aconteceram no SESC São Carlos (SP)

MÓDULO_01

Retratos do Brasil

O objetivo do URBANICIDADES_22noIAU é integrar-se à programação temática proposta pela Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP, relativa às contribuições da Semana de 1922 ao Brasil. Nesse sentido, este ciclo temático do Urbanicidades tem como proposta desenvolver – sob o ponto de vista da contemporaneidade – alguns dos aspectos trazidos inicialmente pela Semana de 22, observando duas linhas de abordagem, uma para cada módulo. Neste primeiro módulo “Retratos do Brasil” apresentamos as identidades nacionais trazidas pela Semana de 1922 e que reverberam para as décadas seguintes. Para isso, contamos com a exibição dos seguintes filmes:


MACUNAÍMA (1969)

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

29 de março de 2022.


DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (1969)

 Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antonio adquirir uma nova perspectiva de vida.

19 de abril de 2022.


BYE BYE BRASIL (1979)

Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são artistas ambulantes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, com os quais a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

21 de junho de 2022.

MÓDULO_02

BRASIS DE HOJE E DE AMANHÃ

O objetivo do URBANICIDADES_22noIAU é integrar-se à programação temática proposta pela Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP, relativa às contribuições da Semana de 1922 ao Brasil. Nesse sentido, o novo ciclo temático do Urbanicidades terá como proposta desenvolver – sob o ponto de vista da contemporaneidade – alguns dos aspectos trazidos inicialmente pela Semana de 22, observando duas linhas de abordagem, uma para cada módulo. Neste segundo módulo, “Brasis de hoje e de amanhã”, apresentamos filmes que trazem críticas sobre as atuais identidades nacionais e o atual modo de produção da cidade, com o objetivo de fazermos uma prospecção para os próximos cem anos. Para isso, contamos com a exibição dos seguintes filmes:


VAIDADE (2002)

A história de mulheres que, arriscando suas vidas, ganham seu sustento remando em canoas precárias por rios infestados de malária para vender perfumes, cremes e outros produtos de beleza em garimpos remotos no interior da floresta amazônica.

23 de agosto de 2022.


AQUARIUS (2016)

Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

13 de setembro de 2022.


A ÚLTIMA FLORESTA (2021)

Retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos, onde mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas. 

11 de outubro de 2022.


ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR (2019)

A pequena cidade de Toritama, no Agreste pernambucano, é considerada a capital nacional do jeans. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal pelos moradores da cidade. Quando chega o Carnaval, eles vendem seus eletrodomésticos e outros pertences e fogem para as praias. 

08 de novembro de 2022.

×