5º encontro | URBANICIDADES | 2023

O Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo tem o prazer de convidar todas as pessoas interessadas para participarem da quinta e última sessão do evento Urbanicidades, que acontecerá na terça-feira, dias 07/11, às 18:30 horas, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP). Durante essa sessão, exibiremos o documentário “Antropoceno: A Era Humana” (2018).

No documentário “Antropoceno: A Era Humana” (2018), cientistas argumentam que o Holoceno deu lugar a uma nova era geológica em meados do século XX: o Antropoceno. O filme apresenta um grupo de cineastas que viaja por diversas regiões do planeta para documentar o impacto que o ser humano já causou no planeta e propor uma reflexão sobre como nossas ações abalam o mundo. Após a exibição, será realizada uma discussão com moderação do grupo LEAUC e a presença de dois professores convidados: Ruy Sardinha Lopes (IAU/USP) e Renzo Taddei (UNIFESP).

Certificados de participação serão concedidos aos presentes em pelo menos três das cinco sessões do ciclo.

 

3º encontro | URBANICIDADES | 2023

A terceira sessão do Urbanicidades 2023 apresenta o filme Show de Truman – O Show da Vida (1998). O filme retrata a história de um corretor de seguros, que vive uma pacata vida com sua esposa. Após o encontro com uma mulher desconhecida, ele começa a perceber situações estranhas a seu redor o levam a questionar sua realidade, e então descobre que toda sua vida foi monitorada e transmitida como um reality show.  A comédia propõe reflexões sobre ética, realidade, liberdade e dilemas das relações sociais contemporânea.

Após a exibição acontecerá um debate com a presença dos professores Márcio José Catelan (UNESP) e Carolina Akemi Nakahara (IAU)

Exibição dia 03 de outubro de 2023às 18:30 h, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU USP).

Certificados serão fornecidos para aqueles que participarem de três ou mais sessões.

ANUÁRIO LEAUC Edição 01 | 2023

É com entusiasmo que apresentamos a Edição 01 do Anuário LEAUC!

O Anuário 01 mantém a estrutura do anterior, composto por sessões de artigos e ensaios, transcrições de entrevistas, além de ensaios fotográficos e cartográficos.

Fundamentado em inflexões, reflexões e hipóteses acerca da produção do espaço público urbano, considera que a cidade atual se constitui na intersecção de fluxos temporais e culturais, num entrelaçamento entre tangível e intangível, que efetivam espaços do “entre lugares”.

As transformações em curso expõem uma nova problemática urbana e sugerem a construção de estratégias práticas, analíticas e inovadoras para lidar com essas mudanças, colocando em questão a coerência de conceitos atuais.

As reflexões abordam as dinâmicas da cidade contemporânea, a apropriação do espaço, espacialidades e territorialidades caracterizadas pela dissolução de relações estáveis, episódios representativos da contemporaneidade urbana de intensidades e densidades distintas e diferenciadas.

Pesquisadores e colaboradores do grupo parabenizam o coordenador e toda a equipe de produção, e convida todos à leitura de mais uma edição do Anuário LEAUC!

2º encontro | URBANICIDADES | 2023

A segunda sessão do Urbanicidades apresenta o filme Marte Um (2022). O filme retrata a história de uma família negra de classe média baixa que vive nas margens de Contagem, Minas Gerais. Após a eleição de um novo presidente de extrema-direita no país, a família Martins busca seguir com seus sonhos apesar de sentir a tensão de sua nova realidade, que representa o contrário de tudo que eles são.

Após a exibição acontecerá um debate com a presença dos professores Marcel Fantin (IAU-USP) e Lúcia Leitão (UFPE)

Exibição dia 29 de agosto de 2023às 18:30 h, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU USP).

Certificados serão fornecidos para aqueles que participarem de três ou mais sessões.

1º encontro | URBANICIDADES | 2023

A primeira sessão do ciclo Urbanicidades apresenta o documentário Koyaanisqatsi. Ele consiste em imagens de arquivos em câmera lenta e em time-lapse, mostrando paisagens naturais, imagens de cidades e pessoas. A trilha sonora canta “Koyaanisqatsi”, um termo indígena (Hopi) que significa “Vida em Desequilíbrio”. Uma obra sem atores e sem diálogos que comunica sobre os efeitos da modernização da humanidade. É composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora.

Após a exibição acontecerá um debate com a presença dos professores Paulo Castral (IAU-USP) e Eliana Kuster (IFES).

Exibição dia 22 de agosto de 2023às 18:30 h, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU USP).

Certificados serão fornecidos para aqueles que participarem de três ou mais sessões.

×