Ciclo Urbanicidades 2023

MUNDOS HUMANOS, MUNDOS URBANOS

Nesta 11ª edição do Urbanicidades, intitulada “Mundos Humanos, Mundos Urbanos”, discussões sobre cidade e espaço urbano propõem colocar em perspectiva seus processos de construção física, social e cultural incorporando implicações recentes: o Antropoceno e suas consequências. Por anos, a corrida pelo desenvolvimento e pelo progresso absoluto foi, e tem sido, pautada pela exploração máxima dos seres humanos e dos recursos naturais disponíveis. Diante da urgência dos fatos, este ciclo do Urbanicidades busca contribuir com reflexões críticas a partir de filmes que atravessam o debate sobre o Antropoceno –  sobretudo, abordando as relações entre seres humanos, natureza, tempo e o avanço das tecnologias -, para que possamos construir novas olhares sobre o futuro e a humanidade.

O Urbanicidades 2023, então, acontecerá em cinco sessões presenciais, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU/USP, São Carlos), nos dias 22/08 e 29/08, 03/10 e 10/10 e 07/11.

SESSÃO 1
22 de agosto

Com os convidados:
Paulo Castral (IAU/USP)
e
Eliana Kuster (IFES)

KOYAANISQATSI (1982)

O documentário, com imagens em câmera lenta e em time-lapse, mostra paisagens naturais, cidades e pessoas. Vozes cantam “Koyaanisqatsi”, termo indígena (Hopi) que significa “Vida em Desequilíbrio”. Uma obra sem atores e sem diálogos que comunica os efeitos da modernização. É composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora.

SESSÃO 2
29 de agosto

Com os convidados:
Marcel Fantin (IAU/USP)
Lúcia Leitão (UFPE)

MARTE UM (2022)

O filme retrata a história da família Martins, negra, classe média baixa, que vive nas margens de Contagem, Minas Gerais. Após a eleição de um presidente de extrema-direita no país, eles buscam seguir com seus sonhos, sentindo a tensão da nova realidade – que representa o contrário de tudo o que são.

SESSÃO 3
3 de outubro

Com os convidados:
Carolina Akemi (IAU/USP)
Márcio Catelan (Unesp)

O SHOW DE TRUMAN (1998)

Um corretor de seguros vive uma vida pacata com sua esposa. Após encontrar uma mulher desconhecida, ele passa a notar situações estranhas ao seu redor  que o levam a questionar a realidade. A comédia propõe reflexões sobre ética e liberdade no contexto das relações sociais contemporâneas.

SESSÃO 4
10 de outubro

Com os convidados:
João M. Lopes (IAU/USP)
Júlio Arroyo (FADU/UNL)

FRÁGIL EQUILÍBRIO (2016)

Uma reflexão sobre a atual condição humana, “Frágil Equilíbrio” usa as palavras do ex-presidente uruguaio, José Mujica, como fio condutor de conexão entre três realidades: a jornada de imigrantes africanos que tudo arriscam para chegar à Europa, a expulsão de trabalhadores espanhóis de seus empregos e o ciclo de trabalho e consumo esgotante de assalariados japoneses.

SESSÃO 5
7 de novembro

Com os convidados:
Ruy S. Lopes (IAU/USP)
Renzo Taddei (UNIFESP)

ANTROPOCENO: A ERA HUMANA (2018)

No documentário, cientistas argumentam que o Holoceno deu lugar a uma nova era geológica em meados do século XX: o Antropoceno. O filme apresenta um grupo de cineastas que viaja por diversas regiões do planeta para documentar o impacto que o ser humano já causou no planeta e propor uma reflexão sobre como nossas ações abalam o mundo.

×