ATIVIDADES DE ENSINO

PROJETOS DE ENSINO

CONCLUÍDOS

(2021 – 2021)
O programa da disciplina envolve um percurso de compreensão histórica e geográfica do meio técnico-científico-informacional e da emergência das Smart Cities e dos Parques Tecnológicos como elementos e ferramentas de (re)estruturação produtiva e urbana. Na sequência, procurar-se-á estabelecer um olhar sobre os princípios, estratégias e agentes envolvidos com o tema a partir de estudos de caso selecionados. Será também debatido o contexto e as perspectivas que a transformação digital apresenta para as cidades a partir da otimização dos serviços públicos, incluindo segurança pública, mobilidade, governo digital e maior sustentabilidade, assim como a conexão entre as práticas smart, o neoliberalismo, as grandes corporações e seus agentes. Ao final, apresenta-se um olhar sobre a divisão tecnológica do trabalho no âmbito dessas novas tecnologias e seus impactos sociais e econômicos.
Coordenador: Marcel Fantin.

(2021 – 2021)
A intenção maior desta proposta é abordar os diferentes imaginários e narrativas de cidades plasmados na produção cinematográfica com olhares distópicos sobre os impactos e consequências do meio técnico-científico-informacional para o futuro da humanidade. Para tanto, foram selecionados filmes que trazem insumos importantes para esse debate e que incluem relações e estruturas de poder, controle e vigilância; divisão social do trabalho; pós-modernismo, identidade e fragmentação política e social. Como avaliação pretende-se explorar, a partir de dois workshops, o poder dos mapas para estimular e dar suporte aos processos narrativos para decodificar e interpretar as diferentes relações socioespaciais trazidas pelas obras cinematográficas em destaque na disciplina. A ideia é desenvolver o que Ryan (2003) chama de ?mapas internos?: os mapas que aparecem em filmes e livros. Com isso, pretende-se estimular o discente a construir expressões cartográficas inovadoras e inventivas que forneçam formas alternativas de pensar sobre sociedade, paisagens, territórios e planejamento.
Coordenador: Marcel Fantin. Integrante do Leauc que faz parte do projeto: Manoel Rodrigues Alves.

(2020 – 2020)
Partindo da definição em que o Planejamento é toda reflexão que antecede e preside a ação, o propósito fundamental deste programa é: i) contribuir para melhorar os processos de tomada de decisão; ii) elevar a capacidade das organizações; iii) ampliar seu impacto na melhoria da qualidade de vida da população; e, iv) contribuir na construção de futuros possíveis e desejáveis. Na medida em que uma organização política não dispõe de um sistema de planejamento e direção estratégica adequado e potente, ela passa a ser dominada pela improvisação e comandada pelos acontecimentos, resultando, assim, em uma organização reativa que perpetua as condições de inequidade da sociedade. Surge aí a necessidade da adoção e implantação de ferramentas teóricas e metodológicas que elevem sua capacidade de governo e direção, levando-as a atingir maiores níveis de efetividade no seu desempenho político.
Coordenador: Marcel Fantin.

(2007 – 2013)
Desenvolvimento de processo de avaliação responsiva de estruturas curriculares, métodos e estratégias de ensino. Implementação de processo de acompanhamento dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo, portal SIGA – Sistema Integrado de Indicadores da Graduação (http://www.usp.br/prg). 
Coordenador: Manoel Rodrigues Alves.

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