Gabriela Delisangela Andrade

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP). Atualmente, desenvolve pesquisa na linha de Territórios e Cidades: Transformações, Permanências e Preservação. É integrante do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), com foco no eixo de Conformações Espaciais Urbanas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Participou da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) e do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR). Foi bolsista de Iniciação Científica financiada pela FAPESP, com pesquisa sobre os espaços públicos e a fragmentação socioespacial em Dourados-MS e Ituiutaba-MG. Possui experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, espaços públicos e produção do espaço nas cidades.

Pesquisa em andamento

Transformações do espaço público contemporâneo: uma análise das repercussões dos processos de produção urbana nas práticas espaciais em São Carlos (SP)

Resumo: Diante dos processos de produção da cidade de São Carlos, bem como de outras cidades médias contemporâneas, observa-se uma complexificação do conteúdo socioespacial e das relações no espaço público. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como esses aspectos têm influenciado os espaços públicos contemporâneos e as práticas presentes neles, contribuindo para sua conceituação e para a compreensão do alcance e significado das formas de apropriação que ocorrem nesses espaços. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma abordagem metodológica qualitativa empírico-teórica, que combina elementos obtidos por meio de levantamento bibliográfico, trabalhos de campo e entrevistas. Argumenta-se que valorizar a análise dos espaços públicos contemporâneos é uma forma de evidenciar a possibilidade de prática política por meio de sua ocupação cotidiana, que envolve disputas, conflitos, concessões e acordos, como um exercício de democracia.

Palavras-chave: Segregação socioespacial. Apropriação do espaço público. Produção do espaço urbano. Cidades Médias. Novos sentidos urbanos.

Área de concentração IAU/USP:
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo
Linha de pesquisa IAU/USP:
Territórios e cidades: transformações, permanências, preservação
Eixo de pesquisa LEAUC:
Conformações espaciais urbanas

×