Menu fechado


LINHAS DE PESQUISA

ÁREA: ARQUITETURA, URBANISMO E TECNOLOGIA


1) Desenvolvimento e Avaliação de Produtos, Sistemas e Processos

Esta linha de pesquisa tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de materiais e compósitos ecológicos (tais como bambu, terra, madeira, concretos e argamassas especiais contendo aditivos e adições, entre outros). Busca também da análise do desempenho de produtos, sistemas e processos construtivos, bem como do desenvolvimento de novos métodos para avaliação técnica e da satisfação dos usuários em relação aos edifícios e sistemas construtivos.

Docentes que atuam nessa linha:

 

 

2) Projeto, Inovação e Sustentabilidade

Esta linha de pesquisa busca soluções projetuais e metodológicas (projeto e produção do ambiente construído) e estuda novos materiais e sistemas construtivos com características inovadoras para a construção de edifícios e infraestruturas (urbanos e rurais), considerando as questões ambientais de contaminação (emissões ao ar, água e terra) e as questões relacionadas ao conforto ambiental, à eficiência energética e à análise de ciclo de vida. Ainda nessa linha estão as pesquisas voltadas a inovações tecnológicas e gerenciais no processo de projeto e produção, contemplando estudos de gestão e coordenação de projetos, projeto paramétrico, BIM e fabricação digital.

Docentes que atuam nessa linha:

ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO

1) Arquitetura, Cidade e Paisagem no Brasil e na América Latina

Esta linha de pesquisa busca estabelecer as bases conceituais e históricas para compreender os processos e momentos de configuração dos edifícios, cidades, paisagens e territórios, tanto a partir das práticas dos campos disciplinares da arquitetura, do urbanismo, do paisagismo e da planificação quanto dos processos estético-culturais e técnico-construtivos em que estão inseridos e frente aos quais adquirem sentido. Nos campos da história da arquitetura, da paisagem ou da história da cidade e do urbanismo, busca aprofundar a investigação e a produção de conhecimento sobre as culturas técnicas e profissionais, trajetórias profissionais, instituições e seus papeis nos processos de conformação da cultura urbana e das representações da cidade.

Docentes que atuam nessa linha:



 

2) Territórios e Cidades: Transformações, Permanências, Preservação

Esta linha de pesquisa busca estabelecer bases conceituais para a compreensão da questão urbana e territorial. Nela abrigam-se a pesquisa e a compreensão histórica e contemporânea da cidade, do urbano e seus territórios em seus processos de produção sócio-espacial, técnica, sócio-econômica, política e cultural. Nela se desenvolverá a produção analítica e de pesquisa que permita compreender processos de transformação urbana e territorial, assim como permanências e processos de intervenções voltadas para a preservação no âmbito de uma abordagem imersa numa ótica que aproxima a produção conceitual e histórica de cidades e territórios e a produção conceitual e histórica dos enfoques que permitem sua leitura e compreensão.

Docentes que atuam nessa linha:

 

 

3) Habitação e Infraestrutura na Cidade e no Território: Produção e Políticas Públicas

Esta linha de pesquisa tem como objetivo pesquisar, historicizar, analisar e problematizar a produção habitacional e da infraestrutura urbana e territorial, bem como investigar sua articulação no contexto das Políticas Públicas e do Planejamento Urbano e Territorial, tendo como pressupostos os processos políticos, sociais, culturais, econômicos e tecnológicos envolvidos e suas implicações na arquitetura e no urbanismo, nos modos de morar e nos processos de transformação da vida nas diferentes escalas da cidade e do território.

Docentes que atuam nessa linha:

 

 

4) Cidade, Arte e Cultura

Esta linha de pesquisa busca estabelecer bases teóricas e conceituais para compreensão das dimensões culturais da cidade, da arquitetura e do design, problematizadas nas diferentes formas de manifestações artísticas e processos de representação, considerando as dimensões históricas, sociais, técnicas e políticas. Busca também de constituir um campo aberto à experimentação de elementos da linguagem para o desenvolvimento de alternativas práticas de observação dos fenômenos ligados à imagem.

Docentes que atuam nessa linha: