Trancamento de Matrícula
ATENÇÃO: A solicitação deve ser enviada pela opção de menu “Requerimentos” disponível no Sistema Janus.
O aluno matriculado no curso de Mestrado ou Doutorado pode requerer o trancamento de matrícula com plena cessação das atividades escolares, por prazo total não superior 12 meses.
O trancamento de matrícula poderá retroagir à data da ocorrência, desde que solicitado enquanto o motivo perdurar.
Os pedidos devem ser encaminhados à CPG com a seguinte documentação:
i. Formulário de Trancamento de Matrícula, devidamente preenchido e assinado;
ii. Justificativa do aluno;
iii. Anuência e parecer circunstanciado do orientador;
iv. Documentação comprobatória.
Algumas observações a respeito dos documentos para o trancamento de matrícula:
1. Nos casos de pedido de trancamento por motivo de saúde, o Atestado Médico expedido pelo médico que o acompanha deverá conter, obrigatoriamente:
a) O CID da doença;
b) A necessidade do afastamento do aluno, bem como o período indicado para esse afastamento (no máximo 12 meses);
c) A data de início desse afastamento: “a partir de…”.
2. Nos casos de pedido de trancamento por motivos profissionais, deverá anexar atestado do empregador informando o período no qual o interessado deverá ficar afastado de suas atividades de pós-graduação e explicitando os motivos ou projeto profissional no qual o interessado esteja inserido e que venha a prejudicar a continuidade de seus estudos de pós-graduação