Menu fechado

Programa Unificado de Bolsas

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.

Para concorrerem às bolsas , os candidatos precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS).

Outras informações e Editais

PUB – vertente Cultura e Extensão

Vigência 2021-2022

DocenteTítulo
Amanda Saba RuggieroTítulo: Planejamento, projeto, produção e montagem da Exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron
Carlos Roberto Monteiro de AndradeProjeto Nascentes: educação ambiental pelas microbacias hidrográficas de São Carlos – SP
Cibele Saliba RizekAcompanhamento e otimização dos métodos de comunicação em ambiente virtual do CAASO.
David Moreno SperlingMapeamento de plataformas cidadãs no contexto da COVID-19
David Moreno SperlingMapeamentos e Cartografias de iniciativas de economia solidária e assessorias técnicas em Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Carlos
David Moreno SperlingSão Carlos: arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP (Fase 3)
Joubert José LanchaDesenvolvimento de um sistema de espaços de convívio para o campus da USP de São Carlos
Lúcia Zanin ShimboPráticas de um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: organização coletiva em ações de extensão
Marcel FantinEducação ambiental para o ensino fundamental na Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP
Miguel Antonio BuzzarCartilha da Cidade e Oficinas Urbana: agentes urbanos e o direito a cidade
Simone Helena Tanoue VizioliA tecnologia da realidade virtual como ferramenta de inclusão social

Vigência 2020-2021

DocenteTítulo
Aline Coelho SanchesMonitoria e auxílio de ensino em linguagens e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO.
Amanda Saba RuggieroPlanejamento, projeto, produção e montagem da exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron.
David Moreno SperlingArte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP formando novos espectadores – Fase 2.
Francisco Sales Trajano FilhoOrganização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO.
Francisco Sales Trajano FilhoLicenciatura em prática ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares.
Manoel Rodrigues AlvesProjeto Highrise: site, exposição e material para Simpósio.
Miguel Antonio BuzzarCartilha da Cidade direito à cidade para todos.
Simone Helena Tanoue VizioliEducação patrimonial por meio de jogos digitais: o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – São Carlos.
Tomas Antonio MoreiraMonitoria e auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias para alunos do Colégio CAASO.

Vigência 2019-2020

DocenteTítulo
Anja PratschkeInteligência artificial para o patrimônio cultural brasileiro: construção de um Chatbot.
David Moreno SperlingCAAUSOS: um podcast do CAASO e da USP São Carlos.
David Moreno SperlingArte, ciência, cultura e tecnologia no centro cultural da USP formando novos espectadores.
Fabio Lopes de Souza SantosOrganização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO.
Francisco Sales Trajano FilhoLicenciatura em prática: ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares.
Manoel Rodrigues AlvesMonitoria e auxílio de ensino em ciências humanas e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO.
Marcel FantinIntegração campo-cidade: produção de frutas desidratadas como ferramenta de inclusão e valorização do capital sociocultural da comunidade do Banhado.
Marcel FantinImplementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP.
Miguel Antonio BuzzarCartilha da cidade e oficinas urbanas agentes urbanos e a cidade participativa.
Simone Helena Tanoue VizioliO jogo como ferramenta de educação patrimonial: a Casa do Pinhal de São Carlos.

Vigência 2018-2019

DocenteTítulo
Anja PratschkeDesenvolvimento de plataforma digital baseada no código Consul junto ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos-SP.
Kelen Almeida DornellesBIOCONSTRUÇÃO: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicados à sede do GEISA.
Luciana Bongiovanni Martins SchenkSistema de espaços livres na cidade de São Carlos: investigação acerca de potencialidades e possibilidades na sua construção.
Marcel FantinPlano popular de urbanização e regularização fundiária como ferramenta de participação e luta por permanência da comunidade do Jardim Nova Esperança.
Marcel FantinImplementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP.
Miguel Antonio BuzzarEducação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Angelina – São Carlos, SP.
Miguel Antonio BuzzarCartilha da cidade e oficinas urbanas.
Paulo Cesar CastralPatrimônio histórico arquitetônico: levantamento fotográfico dos bens imóveis como forma de difusão cultural por meio de base de dados pública.
Ruy Sardinha LopesNovo foco sobre o assentamento Nova São Carlos – documentário sobre a comunidade.
Simone Helena Tanoue VizioliEducação patrimonial: jogo digital sobre o a casa do pinhal SC SP.

Vigência 2017-2018

DocenteTítulo
Akemi InoBioconstrucão: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicadas no Sítio Centenário-São Carlos.
Anja PratschkeUso do Qr Code e conteúdos vinculados para herança cultural : o caso da estação de trem e vizinhança de São Carlos.
Joubert José LanchaEducação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Joubert José LanchaEducação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.
Marcel FantinImplementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, São Carlos/SP.
Márcio Minto FabricioModelagem paramétrica de edifícios do campus da USP São Carlos: documentação e manutenção.
Miguel Antonio BuzzarCartilha da cidade e oficinas urbanas.
Miguel Antonio BuzzarEducação socioambiental e visitas monitoradas na área II da USP com a Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP.
Paulo Cesar CastralEducação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras de papel sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Paulo Cesar CastralEducação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.
Simone Helena Tanoue VizioliEducação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Simone Helena Tanoue VizioliEducação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.

Vigência 2016-2017

DocenteTítulo
Luciana Bongiovanni Martins SchenkUrbanização na Bacia do Santa Maria do Leme: uma experiência na proposição de cenários futuros.
Marcel FantinA cartografia social como ferramenta de participação popular e visibilidade territorial da comunidade do Banhado (São José dos Campos-SP).
Marcel FantinImplementação de tecnologia de saneamento rural no assentamento Nova São Carlos, São Carlos SP.
Márcio Minto FabricioGerenciamento de publicação periódica e difusão científica em Arquitetura.
Miguel Antonio BuzzarEducação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento Da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP.
Miguel Antonio BuzzarManual de uso da cidade: volume 2 (continuidade).
Simone Helena Tanoue VizioliXilográfica: da técnica à arte popular nordestina.
Tomas Antonio MoreiraEducação urbana: a cidade e a crise hídrica etapa 2: produção e reavaliação dos jogos.

Vigência 2015-2016

DocenteTítulo
Márcio Minto FabricioGerenciamento de publicação periódica e difusão científica.