Programa Unificado de Bolsas
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.
PUB – vertente Cultura e Extensão
Vigência 2023-2024
Docente | Título |
---|---|
Amanda Saba Ruggiero | Projeto cidade que educa – transformando ruas, bairros e pessoas |
Carolina Akemi Martins Morita Nakahara | Imaginar cidades outras: táticas e técnicas criativas como meio ao direito à cidade |
David Moreno Sperling | Rastros, apagamentos e coexistências: uma cartografia do chão do Bixiga |
Manoel Rodrigues Alves | Atividades de extensão em territórios do precário. Ambiente e saúde pública, equidade e biodiversidade urbana |
Marcel Fantin | Ações extensionistas com escolas públicas e prefeituras: plataforma de monitoramento das áreas verdes urbanas do estado de São Paulo – Urbverde |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da Cidade: Formação cidade |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Documentação, digitalização e exposição do patrimônio cultural do município de São Carlos |
Vigência 2022-2023
Docente | Título |
---|---|
Luciana Bongiovanni Martins Schenk | Sistema de espaços livres, agricultura urbana e paisagem: diálogos entre Green Up Project Europa Brasi |
Luciana Bongiovanni Martins Schenk | Adequação da paisagem do entorno da Casa Principal – Fazenda Lagoa do Sino – Bloco 4 do campus Lagoa do Sino da UFSCar |
Luciano Bernardino da Costa | Olhar o urbano: Imagem e educação visual |
Manoel Rodrigues Alves | Equidade Urbana: mapeamento e cartografias |
Marcel Fantin | Projeto caminhos da juventude: articulação entre a universidade e o ensino fundamental para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da cidade/oficinas urbanas: direito à cidade e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) |
Paulo Cesar Castral | Rede social como espaço de diálogos sobre patrimônio cultural: a cidade para todos Bocaina |
Lúcia Zanin Shimbo | Práticas de um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: organização coletiva em ações de extensão |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Documentação de monumentos de áreas públicas do município de São Carlos |
Vigência 2021-2022
Docente | Título |
---|---|
Amanda Saba Ruggiero | Título: Planejamento, projeto, produção e montagem da Exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron |
Carlos Roberto Monteiro de Andrade | Projeto Nascentes: educação ambiental pelas microbacias hidrográficas de São Carlos – SP |
Cibele Saliba Rizek | Acompanhamento e otimização dos métodos de comunicação em ambiente virtual do CAASO. |
David Moreno Sperling | Mapeamento de plataformas cidadãs no contexto da COVID-19 |
David Moreno Sperling | Mapeamentos e Cartografias de iniciativas de economia solidária e assessorias técnicas em Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Carlos |
David Moreno Sperling | São Carlos: arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP (Fase 3) |
Joubert José Lancha | Desenvolvimento de um sistema de espaços de convívio para o campus da USP de São Carlos |
Lúcia Zanin Shimbo | Práticas de um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: organização coletiva em ações de extensão |
Marcel Fantin | Educação ambiental para o ensino fundamental na Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da Cidade e Oficinas Urbana: agentes urbanos e o direito a cidade |
Simone Helena Tanoue Vizioli | A tecnologia da realidade virtual como ferramenta de inclusão social |
Vigência 2020-2021
Docente | Título |
---|---|
Aline Coelho Sanches | Monitoria e auxílio de ensino em linguagens e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO. |
Amanda Saba Ruggiero | Planejamento, projeto, produção e montagem da exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron. |
David Moreno Sperling | Arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP formando novos espectadores – Fase 2. |
Francisco Sales Trajano Filho | Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO. |
Francisco Sales Trajano Filho | Licenciatura em prática ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares. |
Manoel Rodrigues Alves | Projeto Highrise: site, exposição e material para Simpósio. |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da Cidade direito à cidade para todos. |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Educação patrimonial por meio de jogos digitais: o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – São Carlos. |
Tomas Antonio Moreira | Monitoria e auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias para alunos do Colégio CAASO. |
Vigência 2019-2020
Docente | Título |
---|---|
Anja Pratschke | Inteligência artificial para o patrimônio cultural brasileiro: construção de um Chatbot. |
David Moreno Sperling | CAAUSOS: um podcast do CAASO e da USP São Carlos. |
David Moreno Sperling | Arte, ciência, cultura e tecnologia no centro cultural da USP formando novos espectadores. |
Fabio Lopes de Souza Santos | Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO. |
Francisco Sales Trajano Filho | Licenciatura em prática: ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares. |
Manoel Rodrigues Alves | Monitoria e auxílio de ensino em ciências humanas e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO. |
Marcel Fantin | Integração campo-cidade: produção de frutas desidratadas como ferramenta de inclusão e valorização do capital sociocultural da comunidade do Banhado. |
Marcel Fantin | Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP. |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da cidade e oficinas urbanas agentes urbanos e a cidade participativa. |
Simone Helena Tanoue Vizioli | O jogo como ferramenta de educação patrimonial: a Casa do Pinhal de São Carlos. |
Vigência 2018-2019
Docente | Título |
---|---|
Anja Pratschke | Desenvolvimento de plataforma digital baseada no código Consul junto ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos-SP. |
Kelen Almeida Dornelles | BIOCONSTRUÇÃO: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicados à sede do GEISA. |
Luciana Bongiovanni Martins Schenk | Sistema de espaços livres na cidade de São Carlos: investigação acerca de potencialidades e possibilidades na sua construção. |
Marcel Fantin | Plano popular de urbanização e regularização fundiária como ferramenta de participação e luta por permanência da comunidade do Jardim Nova Esperança. |
Marcel Fantin | Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP. |
Miguel Antonio Buzzar | Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Angelina – São Carlos, SP. |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da cidade e oficinas urbanas. |
Paulo Cesar Castral | Patrimônio histórico arquitetônico: levantamento fotográfico dos bens imóveis como forma de difusão cultural por meio de base de dados pública. |
Ruy Sardinha Lopes | Novo foco sobre o assentamento Nova São Carlos – documentário sobre a comunidade. |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Educação patrimonial: jogo digital sobre o a casa do pinhal SC SP. |
Vigência 2017-2018
Docente | Título |
---|---|
Akemi Ino | Bioconstrucão: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicadas no Sítio Centenário-São Carlos. |
Anja Pratschke | Uso do Qr Code e conteúdos vinculados para herança cultural : o caso da estação de trem e vizinhança de São Carlos. |
Joubert José Lancha | Educação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre o Instituto Cultural Engenho Central. |
Joubert José Lancha | Educação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre a Fundação Casa da Memória Italiana. |
Marcel Fantin | Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, São Carlos/SP. |
Márcio Minto Fabricio | Modelagem paramétrica de edifícios do campus da USP São Carlos: documentação e manutenção. |
Miguel Antonio Buzzar | Cartilha da cidade e oficinas urbanas. |
Miguel Antonio Buzzar | Educação socioambiental e visitas monitoradas na área II da USP com a Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP. |
Paulo Cesar Castral | Educação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras de papel sobre o Instituto Cultural Engenho Central. |
Paulo Cesar Castral | Educação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras sobre a Fundação Casa da Memória Italiana. |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Educação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre o Instituto Cultural Engenho Central. |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Educação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre a Fundação Casa da Memória Italiana. |
Vigência 2016-2017
Docente | Título |
---|---|
Luciana Bongiovanni Martins Schenk | Urbanização na Bacia do Santa Maria do Leme: uma experiência na proposição de cenários futuros. |
Marcel Fantin | A cartografia social como ferramenta de participação popular e visibilidade territorial da comunidade do Banhado (São José dos Campos-SP). |
Marcel Fantin | Implementação de tecnologia de saneamento rural no assentamento Nova São Carlos, São Carlos SP. |
Márcio Minto Fabricio | Gerenciamento de publicação periódica e difusão científica em Arquitetura. |
Miguel Antonio Buzzar | Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento Da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP. |
Miguel Antonio Buzzar | Manual de uso da cidade: volume 2 (continuidade). |
Simone Helena Tanoue Vizioli | Xilográfica: da técnica à arte popular nordestina. |
Tomas Antonio Moreira | Educação urbana: a cidade e a crise hídrica etapa 2: produção e reavaliação dos jogos. |
Vigência 2015-2016
Docente | Título |
---|---|
Márcio Minto Fabricio | Gerenciamento de publicação periódica e difusão científica. |