O Audiovisual e o Debate sobre as cidades
Descrição da linha
Explora o audiovisual, em suas várias modalidades, como linguagem relevante para a reflexão sobre as cidades, os processos de produção urbana e as sociabilidades. Incorpora a realização, veiculação e debate de produções audiovisuais como formas de articulação entre arquitetura, urbanismo e cultura.
Urbanicidades
Ciclo semestral de filmes organizado pelo LEAUC (já com 6 edições). Cada sessão compreende a apresentação de filme que discuta aspectos da produção da cidade contemporânea e conta sempre com a participação de dois debatedores convidados. Os filmes abordam um dos quatro eixos seguintes: 1. Conflito e processos | efeitos materiais (esta chave busca discutir conflitos que se dão pelas alterações concretas do tecido urbano, do fazer a cidade, revelando-se pela forma. Quais os conflitos existentes nesse tipo de processo entre sociedade civil, estado e mercado? Quais os atores e agentes? Qual a materialidade e os conteúdos que "saem ou ficam" neste processo?); 2. Conflito de identidades: construção da imagem, urbanalização e simulacro (aborda a construção de imagens de cidade voltadas para o turismo predatório do consumo questionam a construção de um espaço urbano banalizado e esvaziado de conteúdos culturais. Estas transformações são responsáveis por instigar um conflito de interesses entre a população residente (os habitantes) e o mercado do turismo); 3. Conflito de/entre imaginários urbanos | memória (esta chave trata da convivência de imaginários urbanos conflituosos entre grupos e/ou indivíduos. Transformação sobre a percepção do espaço. Processos silenciosos de alteração do conteúdo, sem necessariamente a alteração da forma); 4. Conflito a partir de práticas socioespaciais | espaço cotidiano (trata de tensões entre grupos e sujeitos, conflitos e acordos como também formas de apropriação. Disputas por domínios e territorialidades urbanas, tanto de práticas como da relação entre forças estruturantes e a população. Alguns filmes já apresentados: Abendland; Aquarius; Atrás da Porta; Bye, Bye Barcelona; Design for Dreaming; Dreams that Money can Buy;Eletrodoméstica; Faça a Coisa Certa; Ficção Imobiliária 1, 2 e 3; Leva; Lixo Extraordinário; My Winnipeg; O Menino Aranha; O Menino e o Mundo; Pixo; Sob Constante Ameaça;Um Lugar ao Sol.
Coordenador: Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
Equipe: Camila Moreno de Camargo, Maíra Cristo Daitx, Marcel Fantin, Barbara Guazelli, Barbara Scudeller, Camila Guimarães, Milena Sartori, Maria Beatriz Andreotti
Comunidades: ações de difusão e extensão
Descrição da linha
Utiliza dos conhecimentos e práticas da arquitetura e urbanismo em processos de atuação direta com comunidades e entidades da sociedade civil, buscando alternativas e soluções para demandas concretas que envolvem a melhoria da qualidade de vida e do ambiente construído, e o direito à cidade.
CO-Escola: práticas colaborativas para qualificação de espaços de escolas públicas
CO-Escola tem o objetivo de elaborar propostas de qualificação de espaços de escolas públicas às novas demandas sociais e tecnológicas do contexto atual da pandemia de COVID-19, a partir do conceito de Ciência Cidadã, que busca integrar conhecimento científico e experiências dos cidadãos. Coloca-se como prioridade não só qualificar fisicamente os espaços escolares, como o envolvimento dos estudantes nesse processo, a partir de práticas pedagógicas e de projeto colaborativas. A versão piloto do projeto está em desenvolvimento com a comunidade da Escola Estadual Professora Maria Ramos (São Carlos/SP).
Coordenador: David M Sperling
Equipe: Ana Carolina Felizardo, Elisabete J. Monteiro, Gabriela Romano López, Lara Melotti Tonsig Marcel Fantin, Mariane Cardoso de Santana, Mirna Sousa Linhares, Nayara Araújo Benatti
Financiamento: Edital Ciência Cidadã – Pró-Reitoria de Pesquisa da USP
Website: https://www.iau.usp.br/colab/
CO-LAB: plataforma aberta de ciência e participação cidadã
Plataforma web desenvolvida com o intuito de criar uma rede colaborativa de enfrentamento da COVID-19 na cidade de São Carlos e região. Seu objetivo é tornar visíveis demandas de cidadãos e instituições, identificar e fomentar ações de colaboração, e facilitar a conexão entre elas. Áreas de atuação da plataforma: assistência social, ciência e tecnologia, educação e cultura, saúde, e outros serviços.
Coordenador: David M Sperling
Equipe: Evandro César Bueno, Gabriela Romano López, Rodrigo Scheeren, Mariane Cardoso de Santana, Mirna Souza Linhares
Financiamento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Website: https://www.iau.usp.br/colab/
Combate às Desigualdades Sociais em Assentamentos Precários
Tendo em vista que a qualidade de moradia, ambiental e urbanística da cidade são elementos básicos para o combate às desigualdades sociais, a presente proposta objetiva prover estudos básicos sobre assentamentos precários e áreas de vulnerabilidades ambientais com o objetivo de subsidiar dados técnicos para sua urbanização. Por meio de levantamentos planialtimétricos cadastrais, será possível desenvolver planos de urbanização e regularização fundiária sobre assentamento precário de 300 famílias com o objetivo de garantir-lhes habitabilidade e condições adequadas e regulares de serviços públicos.
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
Equipe: Ana Victoria Silva Gonçalves, Maria Brabo Silvestre Custódio, Anna Laura Pereira Rossi, Julia Caltabiano S. V. Carvalho Rosas, Caroline Brassi Scapol, Natalia Jacomino, Marcelo Fernández Baca dos Santos, Luiza Paes de Barros Camara de Lucia Beltramini, Marília Gaspar de Souza Lima, Pedro Manfrinato Pavani Andrade, Mariana Fernandes Minaré, Marina Bonesso Sabadini, Beatriz Kopperschmidt de Oliveira, Gabrielle Gomes Coelho, Andrea Michelle Cruz Mejia, Naiara Nunes Ribeiro, Julia Zucoloto Borghi Hungaro, Maria Beatriz Gallucci Menossi
Financiamento: edital
Direito à cidade como condição de cidadania
O objetivo desse projeto de extensão é desenvolver, da maneira mais harmônica possível, formas de interação entre a academia e as comunidades residentes em ocupações da RM de Campinas, buscando sinergia entre a produção acadêmica recente e acumulada dos profissionais envolvidos, e a vivência e experiência daqueles que habitam estes assentamentos com vista a discutir e encontrar estratégia que garantam o direito à cidade a estas pessoas e suas famílias. Trata-se de tirar proveito, por um lado, das reflexões teóricas e metodológicas realizadas no contexto dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores sobre processos de produção socioespacial de nossas cidades (suas causas e consequências) por outro lado, do conhecimento, vivência e práticas acumulados por estas comunidades de forma a alcançar melhorias em suas condições de vida, especialmente em termos da segurança habitacional.
Coordenador: Tomás Antonio Moreira
Equipe: Humberto Miranda do Nascimento, Jose Marcos Pinto da Cunha, Mariana de Azevedo Baretto Fix, Gisela Cunha Viana Leonelli, Raquel Maria de Lima Alonso, Suyanne Galvão Bacelar, Dafne Sponchiado Firmino da Silva, Leandro Blanque Becceneri, Maisa Faleiros da Cunha, Adriana Maria Bernardes da Silva, Claudia Castellanos Pfeiffer
Financiamento: PROEC-UNICAMP
Educação ambiental para o ensino fundamental na Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP
Com o intuito de criar laços e também abordar a discussão cada vez mais necessária da educação ambiental, surgiu o núcleo Projeto Escola do Grupo de Estudos e Intervenções Sócio Ambientais (GEISA). Foi firmada uma parceria com a Escola Estadual Bento da Silva César que se situa no bairro Santa Felícia. Através desta parceria, os alunos de graduação integrantes do GEISA propõem uma abordagem interdisciplinar sobre educação ambiental com os alunos do ensino fundamental, promovendo ampla participação dos alunos, professores e orientadores.
Coordenador: Marcel Fantin
Equipe: Erick Rodrigues de Souza, Ana Luiza Caricati dos Santos, Sabrina Vinhas Sasso
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais
Este projeto conduzido pelo Grupo de pesquisa HABIS, por meio do edital PRCEU Empreendedorismo, se propõe desenvolver o projeto da escola do assentamento rural de reforma agrária a partir da identificação dos anseios da comunidade em relação à educação. Equipe formado por estudantes de último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP desenvolverá o projeto de arquitetura da escola, como uma das metas do projeto “Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais”. Esta proposta faz parte do conjunto de ações de extensão em assentamentos rurais que o Grupo HABIS vem realizando há mais de duas décadas. A participação dos estudantes nas atividades de projeto neste contexto se apresenta como oportunidade importante para complementar a sua formação em arquitetura, no que tange a infraestrutura no meio rural e a compreensão do modo de vida no assentamento, ampliando assim a atuação do profissional arquiteto e urbanista, não se restringindo somente ao meio urbano.
Coordenadora: Akemi Ino
Equipe: Simone Fernandes Tavares, Angel Stive Castañeda Rodriguez, Fernanda Seleguim, Iole Almança de Morais, Débora Catarina Ifanger, Ivan Langone Francioni Coelho, Roberta Ortiz Silva, Lara Melotti Tonsig, Sandra Schimit Soster, Lucas Gonçalves Vecchia, Camila Mariana Gonçalves Vieira da Rocha, Vanessa Sartori Rodi
Financiamento: Edital Empreendedorismo Social – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Interação entre universidade e sociedade: valorização dos aspectos socioambientais da comunidade do Jardim Nova Esperança no processo de ensino e aprendizagem
Interação entre universidade e sociedade: valorização dos aspectos socioambientais da comunidade do Jardim Nova Esperança no processo de ensino e aprendizagem. A proposta de trabalho tem como objetivo contribuir para uma aproximação da Universidade com a sociedade. Pretende-se estreitar os laços entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com a Comunidade Jardim Nova Esperança (São José dos Campos – SP), buscando uma troca de experiências entre estudantes universitários, professores e a população da comunidade. Por meio das atividades programadas, pretende se auxiliar na valorização cultural, conscientização ambiental e desenvolvimento econômico-social da população local, de forma que sejam gerados multiplicadores e, assim, as ações realizadas possam ser fruto contínuo de avanços para a comunidade.
Coordenador: Marcel Fantin
Equipe: Simone Helena Tanoue Vizioli, Pedro Ferrão, Erick Rodrigues de Souza, Natália Jacomino, Thais Regina Sales Faria, José Donizete de Paula, Maria Brabo Silvestre Custódio, Vitor Vitrio Neto, Fábio Matheus Cavalheiro Rocha, Raquel Correa Saes, Helena Tanoue Vizioli, Ana Laura Andreotti, Raphaela Vilela Eiras e Paiva
Financiamento: Edital Santander Aprender com Cultura e Extensão – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP
Monitoria e auxílio de ensino em Linguagens e suas Tecnologias para alunos do Colégio CAASO
Este projeto, na vertente extensão universitária, objetiva auxiliar o ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Gramática, Redação, Literatura e Interpretação de Texto) no Colégio CAASO, uma escola sem fins lucrativos administrada pelo Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira, que representa os alunos da USP São Carlos. Os bolsistas (2) são responsáveis por monitorias regulares no Colégio e por experimentos pedagógicos (uso de técnicas inovadoras de ensino, mídias digitais e mapeamento de conteúdos mais complexos para os alunos) que, se exitosos, poderão ser estendidos para as escolas públicas da cidade.
Coordenadora: Aline Coelho Sanches
Equipe: Beatriz Goncalves Guimaraes, Diego da Silva Parra
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
O Canteiro como Escola: formação profissional de estudantes do Ensino Médio em Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono – São Carlos/SP (Canteiro Escola TCBC)
O Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade – HABIS, vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, instalado no campus de São Carlos/SP, vem desenvolvendo uma série de gestões e atividades, buscando a implantação de uma Escola de Construção em São Carlos, voltada especialmente para a formação e qualificação de técnicos graduados e não graduados, trabalhadores da construção civil e demais agentes desse setor, em técnicas construtivas não convencionais – as quais vêm sendo denominadas como Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono – TCBCs. A ideia é que, a partir de atividades de pesquisa, ensino e extensão promovidas pelo Grupo HABIS, a Escola de Construção vem sendo implementada a partir da realização de uma série de edições dos cursos Canteiro-Escola – uma iniciativa que, desde 2008, se repete já em seis edições. Este projeto propõe a realização de uma nova edição do curso Canteiro-Escola, agora dedicado a um Ciclo de Formação em TCBCs, oferecido a 30 estudantes do Ensino Médio, selecionados em escola(s) pública(s) de São Carlos/SP, privilegiando aquelas situadas em áreas de significativa vulnerabilidade social. O objetivo é, não só formar e qualificar jovens para o exercício profissional em atividades da construção civil mas, além disso, atribuir-lhes o conhecimento especializado de tecnologias construtivas não convencionais, pertinentes às novas demandas por construções mais sustentáveis. As Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono – TCBCs são tecnologias desenvolvidas a partir da aplicação de materiais com baixa emissividade de Gases do Efeito Estufa (GEEs), ou seja, são constituídas de elementos que podem ser produzidos e empregados com mínimos investimentos em sua transformação industrial, transporte, aplicação e reutilização. Os materiais frequentemente utilizados para o desenvolvimento de TCBCs são a terra, a madeira, o bambu e as fibras vegetais (como a madeira certificada, por exemplo). Esta proposta toma como pressuposto que a conscientização quanto ao uso de materiais e tecnologias mais resilientes deve ser promovida em contextos educativos ainda livres de posturas conservadoras, condicionadas pelo mercado e pelas práticas tradicionais e consagradas de projeto e construção – por isso, o Canteiro-Escola como ambiente didático que privilegia a experimentação de materiais e tecnologias não convencionais. A ideia de ter como público estudantes do Ensino Médio pretende, para além de formá-los em prática profissional cada vez mais demandada pelo mercado de trabalho, incentivá-los a buscar sua formação como profissionais – seja ela de nível superior ou técnico – capazes de interferir na lógica produtiva como um todo, alterando as lógicas que resistem às inovações pretendidas com o uso das TCBCs.
Coordenador: João Marcos de Almeida Lopes
Equipe: Akemi Ino, Lúcia Zanin Shimbo, Thiago Lopes Ferreira, Jacqueline Elza Rugai Lopes, Julia Zocoloto Borghi Hungaro, Rayssa Tronolonne Martin
Financiamento: Programa Aprender na Comunidade Edital 02/2020 – Pró-Reitoria de Graduação da USP
Programa Canteiro Escola
O programa de extensão CANTEIRO ESCOLA pretende articular processos de formação complementar e qualificação profissional em Arquitetura e Construção, orientado para alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e para trabalhadores da Construção Civil na cidade de São Carlos e região. Complementando conteúdos disciplinares teóricos a partir da articulação de atividades práticas em canteiro de obras, os alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil poderão melhor se aproximar do universo da produção na Construção Civil; por outro lado – e no mesmo ambiente didático – os trabalhadores deste setor poderão atualizar e complementar o conhecimento prático profissional, propiciando a qualificação e ampliação deste conhecimento a partir de sua interação com conteúdos teóricos e o conhecimento acadêmico. Deste modo, a partir da aproximação entre o conhecimento teórico de domínio acadêmico e o conhecimento prático, próprio dos profissionais inseridos em atividades produtivas no ramo da construção civil, acreditamos possível promover a extensão das estruturas didático-acadêmicas da universidade, permeabilizando-as à comunidade de profissionais que atuam nos canteiros da construção civil, estruturando temas e conteúdos, a partir de estratégia de ensino-aprendizagem compartilhada, que se permitam assimiláveis por ambos os públicos.
Coordenador: João Marcos de Almeida Lopes
Equipe: Akemi Ino, Lúcia Zanin Shimbo, Thiago Lopes Ferreira
Projeto Caminhos da Região Central Paulista – Fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável
O escopo desta proposta envolve a realização de oficinas integradas e que tragam benefícios permanentes para comunidades carentes. Esta proposta está voltada para as comunidades carentes vizinhas ao Campus 2 da USP São Carlos: Santa Angelina, Santa Felícia, Parque Sissi, Residencial Monsenhor Tortorelli. O trabalho justifica-se tanto pela possibilidade de proporcionar formação aos discentes pela prática extensionista, permeada pelo aprendizado recíproco através das relações de troca entre os saberes acadêmico e popular, como pela consolidação do sentido de coletiva construção da cidadania. O projeto conta, ainda, com atividades formativas focadas na implementação de tecnologias sociais de saneamento e na capacitação de gestores municipais e lideranças comunitárias para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos, incluindo a construção de levantamento aerofotogramétricos de baixo custo com aeronaves remotamente pilotadas para suporte aos serviços públicos e ao planejamento urbano, dando aplicabilidade aos estudos desenvolvidos pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O projeto busca também promover e valorizar a universidade pública e sua função social, aproximando as universidades da sociedade por meio da democratização do conhecimento. Objetivo Principal: desenvolver atividades extensionistas (oficinas) voltadas ao bem estar social, ao desenvolvimento local sustentável, a construção e promoção da cidadania e ao fortalecimento de políticas públicas em diálogo com os diferentes agentes envolvidos: universidades; líderes comunitários; multiplicadores e gestores públicos.
Coordenadores: Simone Helena Tanoue e Marcel Fantin
Integrantes: André Frota Contreras Faraco, Erick Rodrigues de Souza, Fábio Matheus Cavalheiro Rocha, Vitor Vitrio Neto, Raphaela Vilela Eiras e Paiva, Natalia Mayumi Bernardino Tamanaka, Gisele Wenzel Martins, Luiz Fernando Takase, Cristina Helena Bruno, Osvaldo Aly Junior, Flávia Cristina Sossae, Edimilson Rodrigues dos Santos Junior, Vinicius da Costa Sanchez, Ivan Langone Francioni Coelho, Breno Malheiros de Melo
Financiamento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma operação de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa em parceria com governos (estaduais e municipais) e instituições de ensino superior de todo o Brasil. Procura-se, conforme o Guia do Rondonista, proporcionar ao universitário o conhecimento sobre diferentes realidades enfrentadas em seu país e integrá-lo no processo de desenvolvimento nacional, contribuir para sua formação enquanto cidadão e produzir, em coletivo com a comunidade local, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do município, melhorem a qualidade e eficiência da administração local, ampliem o bem-estar da população e possam ter efeito multiplicador. Objetivo geral: esta proposta para o Projeto Rondon – Operação Portal do Sertão, procura estabelecer uma troca de saberes acadêmico e popular a partir de atividades e competências desenvolvidas por docentes e discentes de nossa IES, confrontando esse conhecimento com a realidade regional do Estado da Bahia. Objetiva-se a democratização do conhecimento produzido na universidade através de um processo dialético de teoria/prática, assim como de visão integrada do social. Com a conclusão da operação, docentes e discentes terão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.
Coordenadores: Simone Helena Tanoue Vizioli e Marcel Fantin
Equipe: Participam anualmente 8 alunos do campus, sendo ao menos 4 do IAU-USP
Financiamento: IAU-USP e CCEx-IAU-USP
Estudo do desconforto acústico na Escola Álvaro Guião
Este projeto de extensão e de ensino tem como objetivo efetuar um diagnóstico do desconforto acústico observado na Escola Álvaro Guião, patrimônio histórico situado na cidade de São Carlos-SP. Os docentes, funcionários e alunos da escola apresentam queixas devido ao alto nível ruído em certos ambientes da edifício, inclusive nas salas de aula. O diagnóstico compreenderá medições do nível de ruído externo e interno em diversos ambientes da escola, com o uso de equipamento e adoção de método de medição de acordo com as normas vigentes. A adequação desses níveis de ruído será avaliada em atividades vinculadas à disciplina de Conforto Ambiental II, de modo que possíveis diretrizes de intervenção possam ser discutidas, embora haja significativas restrições para reformas no edifício. Os resultados dos trabalhos dos alunos serão expostos na escola ao final do semestre.
Coordenadoras: Karin Maria Soares Chvatal e Kelen de Almeida Dornelles
Equipe: Prof. Paulo Mancini (docente da Escola Álvaro Guião) Prof. Pedro Donoso (docente do IFSC e de disciplina optativa de Acústica) Ana Lídia Galhardi Marvulle (aluna de pós-graduação do IAU e monitora PAE da disciplna de Conforto Ambiental II no primeiro semestre de 2022) Vitoria Aki Inoue Nogueira (aluna de graduação do IAU e monitora da disciplna de Conforto Ambiental II no primeiro semestre de 2022)) Pedro da Silva Mattia (aluno de pós-graduação do IAU e técnico do Laboratório de Conforto Ambiental do IAU)
Financiamento: não possui
Potencializando vozes cidadãs: realização de entrevistas videogravadas
Trata-se de um projeto vinculado com a extensão universitária por meio da aplicação e da difusão de conhecimentos produzidas há mais de 20 anos pelo Nomads.USP (http://www.nomads.usp.br), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. O Nomads.usp já executou diversos projetos que exploram o audiovisual, possibilitando leituras dinâmicas sobre diferentes contextos urbanos e sociais, articulando essas ações com atividades de pesquisa, ensino e extensão, de forma crítica, reflexiva, ética e responsável. A proposta deste workshop está vinculada diretamente a um projeto, em andamento, de pós-doutorado do Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza, sob supervisão do Prof. Associado Marcelo Tramontano. A proposta ancora-se no uso do documentário como metodologia, focalizando técnicas e meios de realização de entrevistas videogravadas. O workshop prevê oferecer embasamento teórico, técnico, ético e prático sobre entrevistas videogravadas para os participantes, oportunizando-os a realizarem entrevistas para públicos que integram movimentos, grupos ou ações sociais em São Carlos. Ao final do workshop, espera-se que os participantes tenham condições básicas/introdutórias de: 1. Planejar, estruturar, organizar e executar a entrevista videogravada, em termos técnicos, teóricos e éticos, com diferentes atores sociais da cidade de São Carlos, potencializando suas vozes e visibilidade; 2. Ter um posicionamento crítico, ético e responsável no planejamento, condução, produção e divulgação da entrevista videogravada; 3. Dominar as bases técnicas de captura e edição de audiovisual. Prevêem-se três encontros presenciais de 4 horas cada um, entremeados por momentos de captura e edição a critério dos participantes, perfazendo 20 horas, durante três semanas do mês de agosto de 2023. O workshop será aberto ao público em geral e também a alunos de graduação e pós-graduação das universidades locais.
Coordenador: Marcelo Tramontano
Equipe: Ronaldo Gomes Souza, Pedro Plácido Teixeira
Financiamento: O projeto é parcialmente financiado por bolsa de Pós-doutorado do Projeto PROCAD Amazônia.
Desenvolvimento de Tecnologias e Processos
Descrição da linha
Desenvolve tecnologias projetuais e construtivas, em diálogo com atores externos à universidade, parceiros da sociedade civil e do setor produtivo. Dentre outros temas, foca a qualidade do ambiente construído e sustentabilidade, métodos e materiais inovadores, tecnologias sociais e processos participativos.
Melhoria do desempenho acústico e térmico das salas de aula do ensino fundamental no município de São Carlos-SP
A presente proposta se enquadra no campo temático da Educação de Qualidade (ODS-Objetivo 4) e trata especificamente das questões de arquitetura relacionadas às instalações físicas do espaço de ensino. Uma sala de aula deve ter, além das mobílias básicas, um ambiente com mínimo de conforto espacial, acústico, lumínico e térmico. São condições essenciais para permanência confortável e agradável para um aprendizado adequado. Este projeto propõe desenvolver sistemas de painéis pré-fabricados leves em madeira para melhorar as condições acústicas e térmicas de salas de aula de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) existentes na cidade de São Carlos, em especial, as escolas situadas nas áreas periféricas da cidade. Esta iniciativa está vinculada ao projeto, em andamento, contemplado no Edital PRG 01/2020-2021 Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação da USP – Novos Currículos para um Novo Tempo, na categoria B – Readequações Curriculares, intitulado “TECNOLOGIA DA ARQUITETURA E URBANISMO PELA PRÁTICA: integração de sequência de disciplinas via projeto e construção de componentes arquitetônicos”. Esse projeto tem como proposta implementar uma estratégia inovadora no ensino de arquitetura por meio da prática de construção para solucionar problemas reais existentes em uma das escolas públicas do município. Entre os diversos problemas, a inadequação das salas de aula para as atividades musicais foi a demanda específica que recebemos do Conselho Escolar da EMEB Dalila Galli de São Carlos no início deste ano, motivando a proposição do projeto conciliando com aulas práticas de projeto e de produção nas disciplinas de tecnologia do curso de arquitetura e urbanismo do IAU/USP.
Coordenadora: Akemi Ino
Equipe:
Financiamento:
Divulgação científica: congressos de arquitetura e urbanismo
Descrição da linha
Explora a organização de eventos como forma de contribuição ao avanço da ciência e do debate intelectual em arquitetura e urbanismo. Objetiva a publicização de pesquisas em andamento e a interlocução acadêmica, em parceria com outras instituições, entidades e sociedades da área, em âmbito nacional e internacional.
1º Simpósio de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Diferentes Escalas Territoriais
Tem como objetivos: ampliar as oportunidades de comunicação científica e intercâmbio nacional e internacional; Debater a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no planejamento das cidades; Compreender as perspectivas de uma nova agenda urbana pós-Covid-19; Reunir, debater e difundir a pesquisa desenvolvida entre a sociedade e as universidades públicas brasileiras sobre as planos, projetos e políticas no Brasil em diferentes escalas territoriais; Ampliar as possibilidades de internacionalização da pesquisa das universidades públicas brasileiras, em especial das pesquisas da Universidade de São Paulo Justificativa: É crescente a participação da universidade pública junto a ações apoiadas em pesquisas acadêmicas com a sociedade. Na área de Arquitetura e Urbanismo, essas ações apresentam um perfil diferenciado ao se constituírem num eixo de pesquisa e ensino pela prática profissional tendo como finalidade a transformação do espaço nas suas diferentes escalas. Esses temas têm permeado direta e indiretamente os grupos de pesquisa e eventos nacionais e internacionais da área. A sua reunião e avaliação possibilita um campo amplo de novas pesquisas. Esse evento procura reunir um conjunto coeso de experiências que envolvam a pesquisa acadêmica no âmbito nacional e divulgá-las com a finalidade de colaborar com as políticas públicas futuras, sobretudo num período de intenso debate da cidade pós-pandemia e da perspectiva de aplicação da Agenda 2030 da ONU. Com essa finalidade, o Simpósio ora proposto constitui-se como um espaço de reunião e divulgação de experiências acadêmicas na área de Arquitetura e Urbanismo e de Planejamento Urbano e Regional, na escala nacional. A finalidade é debater essas experiências a partir do olhar de especialistas da área com representatividade nacional e internacional. Os debatedores convidados têm a responsabilidade de problematizar essas experiências e colaborar na formulação de uma publicação bilíngue para sua divulgação, consolidada ao final do evento. A seleção dos debatedores priorizou a interdisciplinaridade do debate (Sarah Feldman, Roberto Monte-Mór, Francisco de Assis Comarú, João Ferrão); com experiências práticas e de docência e com importante inserção acadêmica e nos debates sobre a área do planejamento urbano e regional. O evento, portanto, abrange um escopo mais amplo do que as áreas de conhecimento diretamente envolvidas, estendendo para a gestão pública, a economia, a geografia, a política pública, etc. E é concebido como atividade central da qual resultará um livro dessas principais experiências. Pretende-se que o livro tenha abrangência nacional e internacional ampliando o reconhecimento das experiências de pesquisa das universidades públicas brasileiras e possíveis contatos para internacionalização de pesquisas. O Simpósio reunirá, dessa maneira, alternativas ao modelo vigente de produção do espaço urbano e que podem representar novas experiências de combate às mudanças climáticas e ampliar o repertório de soluções aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, da ONU, em especial aos Objetivos n. 06 Água Potável e Saneamento e n. 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis. Com essas premissas, o 1º Simpósio tem a finalidade de concentrar e divulgar nacional e internacionalmente as experiências brasileiras de pesquisa acadêmica.
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
Equipe: Renato Leão Rego, Gislaine Elizete Beloto, George Alexandre Ferreira Dantas, Elisângela de Almeida Chiquito Martins, Ricardo Trevisan, Sidney P. Bernardini, Bráulio Romeiro, Melissa Matsunaga, Marília Gaspar de Souza Lima, Mariana Fernandes Minaré, Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros, Tamms Maria da Conceição Morais, Thiago Pizzo Scatena.
Simpósio Internacional “Highrise Living and the Inclusive City”
O Simpósio abordou criticamente os processos de verticalização residencial por meio de estudos de caso com um olhar des-ocidentalizado. Esperamos que os resultados do projeto promovam debates visando traçar novas relações entre os processos de verticalização e o ambiente urbano. O “Highrise Symposium”, fruto do projeto Highrise Living and the Inclusive City – um projeto de pesquisa binacional liderado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo-USP e pela Université Lyon2 – foi realizado (por meio de videoconferência) em São Paulo em abril de 2021 , 5, 6, 8, 13 e 15 de março. O evento promoveu sessões acadêmicas intensivas que ajudarão a lançar luz sobre a vivência do arranha-céus na complexa produção da cidade contemporânea, por meio do debate entre jovens e consagrados acadêmicos de diversas disciplinas relacionadas ao pensamento urbano.
Coordenadores: Manoel Rodrigues Alves, Camila Moreno e Christian Montès
Equipe: Giovana Sibinel, Laura Scrideli, Letícia Lotério Ribas, Maria Sylvia Baptista Serra, Mateus Vasconcelos, Ricardo Santhiago Costa Pinto e Sarah Helena Caetano Rolindo
Financiamento: FAPESP, ANR – Agence Nationale de la Recherche, Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Website: https://symposiumhighrise.wixsite.com/symposiumhighrise
Divulgação Científica: Exposições de Arquitetura e Urbanismo
Descrição da linha
Explora a concepção e montagem de exposições como contribuição ao debate intelectual em arquitetura e urbanismo e à comunicação com o público não especializado. Objetiva a publicização de pesquisas em andamento e a interlocução acadêmica, em âmbito nacional e internacional.
Em construção…
Divulgação Científica: Periódicos, Livros e Repositórios de Arquitetura e Urbanismo
Descrição da linha
Utiliza-se da edição regular de periódicos e livros, e a manutenção de repositório audiovisual de palestras e eventos científicos para contribuir ao avanço da ciência e do debate intelectual em arquitetura e urbanismo. Objetiva a publicização de pesquisas em andamento e a interlocução acadêmica, em âmbito nacional e internacional.
Revista RISCO
A revista visa ampliar o debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo, buscando no trabalho interdisciplinar – junto à história, à engenharia, à geografia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura – e visa contribuir para o debate nacional e internacional destes campos de conhecimento na perspectiva de renovação do olhar e das práticas da pesquisa. A revista almeja, ainda, contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.
Coordenador: Tomás Antonio Moreira
Equipe: Eulalia Portela Negrelos, Eduardo Zanardi
Website: https://www.revistas.usp.br/risco
Revista Gestão e Tecnologia de Projetos
A revista orienta-se à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design. Busca viabilizar um fórum de divulgação e troca de ideias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.
Coordenador: Márcio Minto Fabricio
Website: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos
Revista V!RUS
A revista V!RUS é uma publicação semestral do Nomads.usp – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, com classificação QUALIS A2 (2019). A V!RUS tem como objetivo constituir um locus de reflexão e interlocução em torno de temas contemporâneos relacionados ao edifício, à cidade e à paisagem, buscando estimular idéias emergentes presentes em diversos campos disciplinares, como arquitetura, estudos urbanos, design, artes, cinema, informática, comunicações, ciências sociais e estudos culturais, entre outros, cujas temáticas dialogam com aquelas das pesquisas do Nomads.usp. Até dezembro de 2020, foram publicadas 21 edições, totalizando 402 artigos em português ou espanhol + 402 versões em inglês, escritos por 672 autoras e autores.
Coordenador: Marcelo Claudio Tramontano
Equipe: Anja Pratschke, Juliana Trujillo, Sandra Schmitt Soster, Juliano Veraldo da Costa Pita, Maurício José da Silva Filho, Mario Andrés Vallejo, Pedro Plácido Teixeira, Lucas Edson de Chico, Júlia Vechetini Menin
Website: www.nomads.usp.br/virus
Patrimônio Arquitetônico e Cultural: Educação e Preservação
Descrição da linha
Desenvolve ações de preservação do patrimônio arquitetônico e cultural, material e imaterial, em parceria com entidades do setor público e privado, promovendo práticas educativas e de valorização da memória e dos bens comuns.
Memória IAU
Tendo como marco o biênio de comemorações dos 10 anos do IAU-USP, 35 anos do curso de graduação e 50 anos do curso de pós-graduação, o projeto visa construir a memória do IAU-USP por meio da recuperação histórica e coletiva de seus precedentes, por meio de pesquisa histórica quantitativa e qualitativa, utilizando narrativas orais direcionadas, fontes primárias (atas, documentos administrativos, fotos, registros, arquivos etc.) e fontes secundárias (publicações, reportagens, etc.). Prevê-se a publicação da Memória do IAU-USP, a criação de Website do histórico do IAU-USP e a disponibilização de documentos no DigIAU.
Coordenadores: Joubert Lancha, Miguel Buzzar, Amanda Ruggiero, Jeferson Cristiano Tavares
Equipe: Débora Martinez, José Eduardo Zanardi, Paulo Ceneviva
Patrimônio Arquitetônico, Design e Educação: desenvolvimento de Sistemas Interativos Lúdicos
O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC), IAU.USP, trabalha com temas relacionados à Representação e Linguagem a partir de experiências focadas nos processos cognitivos presentes na percepção da cidade e da arquitetura, e no estudo de metodologias projetuais. Discute-se, por meio dos desenhos, modelos e fotografias, a construção do conhecimento no próprio uso desses meios na representação das diversas espacialidades. O projeto tem como objetivo estimular o conhecimento sobre os edifícios de valor arquitetônico, histórico e cultural da Região de São Carlos, por meio da manipulação de Sistemas Interativos. Apresenta a possibilidade de exploração, representação e consequente apropriação desse patrimônio, pelo cidadão, de forma lúdica e criativa. A pesquisa subdividida em três famílias de Sistemas Interativos: 1) blocos tridimensionais, 2) jogos educativos em meio digital e 3) modelos tridimensionais em dobraduras em papel. Tais famílias mostraram sua eficácia e coerência em capturar situações e possibilidades de envolvimento distintas com o edifício. Esses jogos permitiram que o jovem pudesse problematizar dados de sua realidade local e assim, iniciar a estruturação de um posicionamento crítico na comunidade em que vive.
Coordenadores: Paulo Castral, Simone Vizioli, Joubert Lancha
Equipe: Laura Hillesmaa, Leonardo Chieppe Carvalho
Centro Cultural Expandido – digitalização e difusão de acervo artístico
O projeto propõe valorizar, a partir da sistematização, catalogação e acesso aos dados em plataforma digital o acervo artístico do Centro Cultural da USP São Carlos, pois entende que a preservação e difusão desse patrimônio artístico é direito da comunidade e um dever da universidade. Neste processo também pretende-se levantar quais são as demandas de manutenção do acervo, indicando quais necessidades em relação à limpeza, higienização, guarda e restauração de cada obra. Este levantamento, inclusive, poderá gerar novas fases para o projeto. Organizar e digitalizar este acervo tem como objetivo o resgate e o debate sobre os diversos campos culturais, regionais, artísticos, sociais e históricos. A história do campus está representada no acervo, em telas e esculturas da comunidade que frequenta o campus e sobretudo, que pertence à cidade e compreende os espaços urbanos e as suas representações simbólicas, como patrimônio material e imaterial de valor público. A partir da pesquisa sobre as obras presentes no acervo, seu histórico, referência dos artistas, o manuseio de seu acervo físico, entre desenhos, textos, fotografias e documentos gerais, o projeto tem como finalidade elaborar uma exposição virtual desse testemunho material, por meio do levantamento e seleção das fontes materiais bem como das ferramentas digitais que viabilizam essa publicação. Além disso, o projeto visa integrar ações de preservação no âmbito cultural, patrimonial e institucional dos acervos artísticos, a fim de contribuir para a historiografia do campus de São Carlos e da Universidade ainda pouco sistematizada e difundida. O acesso ao acervo será desenvolvido por meio do levantamento das obras presentes, feito de maneira gradativa a partir de uma classificação pré-determinada. Portanto, este projeto é uma ação inicial que pretende estruturar uma política pública de conservação e gestão de acervos artísticos, em especial o conjunto pertencente ao acervo do Centro Cultural da USP de São Carlos.
Cordenador: David Moreno Sperling
Correponsáveis: Edison Santiago de Almeida e Amanda Saba Ruggiero
Financiamento: 7º Edital SANTANDER/USP/FUSP
Produção das Cidades: Educação, Cultura e Crítica Urbana
Descrição da linha
Explora práticas participativas de ação educativa e cultural com grupos diversos para a construção de conhecimento partilhado e o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a produção urbana e as dinâmicas socioespaciais. Utiliza temas da arquitetura e do urbanismo para a formação cidadã e a valorização do direito à cidade.
Arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP – formando novos espectadores – Fase 2
O Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (GCACEx), na perspectiva de cumprir com a missão estabelecida pela PRCEU, de contribuir na formação cultural da comunidade universitária, da cidade e da região, propôs a criação de um projeto de ação cultural de caráter colaborativo no Centro Cultural da USP de São Carlos, em parceria com o Teatro da Universidade de São Paulo. Para tanto, foram formados Núcleos de trabalho, divididos por linguagem. Na fase 1 contemplamos: 1. Artes Visuais (I), 2. Audiovisual (Cinema, Fotografia e Vídeo), 3. Música. Sendo que 4. Teatro já existia sob a coordenação do TUSP e se ampliou com a presença do Núcleo 5. Dança. Os Núcleos citados, foram constituídos e implantados, em equipes formadas por estudantes, servidores não-docentes (funcionários) e docentes, com o objetivo de cuidar dos aspectos de elaboração, produção e execução das ações culturais do campus, tanto de caráter específico (de cada linguagem), quanto em ações conjuntas, com a perspectiva de artes integradas. Nesta fase 2, além de manter os Núcleos já existentes, propomos ampliá-los, devido aos benefícios agregados ao setor cultural do campus, e a quantidade de ações que temos realizado, incluindo a área 6. Produção Cultural, abrindo outra vaga para Artes Visuais (II) e para Audiovisual (Cinema, Fotografia,Vídeo).
Coordenadores: David Moreno Sperling, Cláudia Fabiano (TUSP – São Carlos), Edison San (Centro Cultural USP São Carlos).
Equipe: Arua Fava da Costa, William Silva Cavalcanti, Ana Laura Andreotti, Marilia Daniela Barbosa Silva, Estefane Taisse Trindade Puppo, Adriano Caro Florio
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
As tecnologias digitais aliadas ao processo de Educação Patrimonial do CDCC
Este projeto tem um caráter extensionista aliado à pesquisa. Ele tem como objetivo reunir diferentes tecnologias digitais para potencializar a documentação e a acessibilidade ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos. O projeto teve início em 2020 e conta com 7 alunos de graduação, entre eles, 6 bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP e 1 mestranda do Programa de Pós-Graduação do IAU USP. O projeto tem como objeto de estudo o Edifício do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (São Carlos). Pretende-se reunir diversos tipos de representação e linguagem do edifício e de objetos, que farão parte da exposição comemorativa virtual do CDCC. Uma das vertentes da pesquisa trata da Educação Patrimonial por meio do desenvolvimento de um jogo de quebra-cabeça digital feito a partir de desenhos do edifício do CDCC utilizando-se o programa ?processing?. Uma outra ênfase do projeto é o mapeamento digital 3D, onde, por meio da fotogrametria, de elementos de destaque do CDCC, como a fachada do edifício, o busto de Dante Alighieri e a Mulher Transparente, popularmente conhecida como ?Mulher de Vidro?, pretende criar modelos texturizados. Outra parte da pesquisa envolve as potencialidades e desafios no uso de óculos 3D na execução de croquis tridimensionais de estudos: os pré-testes de intervenções projetuais estão sendo desenvolvidos em ambientes virtuais da edificação do CDCC. Por fim, outro grupo de pesquisadores concentra-se em analisar e destacar as potencialidades da realidade virtual e aumentada (RVA) por meio do registro de fotografias com câmera 360o dos diversos ambientes internos e externos do CDCC. Como resultado, pretende-se obter um tour virtual por alguns espaços do Centro que fará parte da exposição virtual.
Coordenadora: Simone Helena Tanoue Vizioli
Equipe: Laura Hiilesmaa, Francisco Ferreira Peppe, Lucas Italo Cangussu Lima, Leonardo Chieppe Carvalho, Eduardo Galbes Breda de Lima, Gisele Wenzel Martins, Gabriel Pazeti, Giovana Alves Ferreira, Salete Linhares Queiroz, Nelma Regina Segnini Bossolan, Bianca Travaini Xavier, Mayara Capistrano Costa Fook
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidades Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão
Auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias
O Projeto consiste na oferta de um ciclo de cursos, com conteúdos articulados, voltados à capacitação de servidores municipais envolvidos na prática da gestão da cidade e à formação de pesquisadores da temática de desenvolvimento urbano.
Coordenador: Tomas Antonio Moreira
Equipe: Bruno Sangali
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Blog “O que vemos, o que nos olha?”
O que vemos, o que nos olha” é parte de um Projeto mais amplo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo “#iauusp.emcasa”, cujo objetivo foi propiciar ações que contribuíssem para tornar mais humanos os dias de isolamento necessários ao combate do covid-19 e contribuir com a sociedade. Tendo como referência o livro de Georges Didi-Huberman, essa coletânea espontânea de desenhos, iniciado em abril de 2020, nasceu da vontade de nos comunicarmos neste momento de silêncio. Ao olharmos pela janela a cidade vazia, vemos apenas o que vemos de forma tautológica, ou acionamos nossas concepções de mundo e passamos a ver algo além? Como estas imagens nos fazem olharmos para nós mesmos? Entendemos que o desenho pode cumprir um papel como meio de interação e servir como registro pessoal da nossa percepção e experimentação do mundo, desde dentro de nossas casas.
Coordenadora: Simone Helena Tanoue Vizioli
Equipe: Joubert José Lancha, Paulo César Castral, David Moreno Sperling, Luciano Bernardino da Costa, Gabriel Braulio Botasso, Ana laura assumpção, Francisco Ferreira Peppe, Lucas Italo Cangussu Lima
Website: https://iauusp-emcasa-olhar.blogspot.com/
Capacitação em Políticas e Instrumentos para Gestão Urbana
O Projeto consiste na oferta de um ciclo de cursos, com conteúdos articulados, voltados à capacitação de servidores municipais envolvidos na prática da gestão da cidade e à formação de pesquisadores da temática de desenvolvimento urbano.
Coordenadores: Tomas Antonio Moreira e Gislene de Fátima Pereira
Equipe: Gisela Cunha Viana Leonelli, Leticia Nerone Gadens
Cidade que Educa
O Projeto Cidade que Educa: transformando ruas, bairros e pessoas, tem como objetivo qualificar os espaços públicos por meio do engajamento comunitário. A parceria entre poder público, associação de moradores, universidades, comunidade escolar e grupos organizados, visa articular estes agentes para a transformação urbana, com ênfase na qualidade dos espaços públicos pensados a partir de intervenções de baixo custo. As intervenções têm como objetivo incentivar diferentes meios de mobilidade ativa, a segurança no trânsito, a qualidade dos espaços de estar e de lazer. Sua importância justifica-se por ampliar ações socioeducativas que favorecem a qualidade de vida, o senso de coletividade, ativar o potencial da comunidade ao reivindicar mudanças em larga escala e a longo prazo. O projeto Cidade que Educa é um piloto, cujo potencial é tornar-se uma referência para outras realidades semelhantes na cidade de São Carlos.
Coordenadora: Amanda Saba Ruggiero Vice-coordenadora: Renata Bovo Perez
Equipe: Guilherme Alvez, Carolina de Oliveira Melo e Silva, Manuela Gaio Filla, Julia Simabukuru, Gustavo Rocha, Bianca Habib
Financiamento: O projeto obteve financiamento para execução de uma primeira parte por meio de emenda parlamentar que financiou a execução do piso da área 1. O projeto busca atualmente fontes e formas de financiamento para viabilizar as etapas 2 e 3.
Planejamento, projeto, produção e montagem da exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron
O projeto de extensão tem como objetivo planejar, projetar, produzir e montar a exposição: A trajetória de Jorge Caron. O evento faz parte das atividades programadas (Colóquio e Edição Especial da Revista Risco) para homenagear e valorizar a memória do arquiteto e professor Jorge O. Caron. A exposição visa divulgar o acervo de desenhos, documentos, textos, fotografias e maquetes doado para o Instituto de
Arquitetura e Urbanismo em 2006, atualmente sob a guarda da biblioteca do IAU.
Coordenadora: Amanda Saba Ruggiero
Equipe: Yasmin Migliati
Financiamento: Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidades Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão
Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO / Licenciatura em prática ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares
Coordenador: Francisco Sales Trajano Filho
Equipe:
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Projeto Con:Finis
O Projeto CON:FINIS: Documentário, habitação e cidade, em realização no Nomads.usp, quer problematizar o processo de ressignificação do habitar, acentuado pela atual pandemia, estimulando reflexões sobre seus muitos aspectos. Propõe, também, utilizar o audiovisual como linguagem, suporte de narrativas e meio de intercâmbio de compreensões e vivências, através da Internet. O projeto parte da compreensão de que o espaço doméstico confinado constitui, hoje, um denominador comum momentâneo entre todos nós, um sistema que se estende por quase todo o planeta, do qual somos partes em interação. O projeto propõe a observação e documentação das entranhas desse sistema, a partir do seu interior, por todos nós, observadores e participantes. A metodologia baseia-se na divulgação extensiva do projeto em redes sociais e via e-mail, convidando o público em geral a produzir um vídeo de, no máximo, 2 minutos, compartilhando impressões sobre seu atual espaço de habitar, seu cotidiano, experiências e reflexões no confinamento, estimulando as pessoas a permanecer em confinamento. Os vídeos são amplamente divulgados através dos mesmos meios, e também analisados segundo categorias definidas a partir de um horizonte teórico previamente construído. As referências teóricas mesclam autores dos campos de Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Antropologia Visual, principalmente.
Coordenador: Marcelo Tramontano.
Equipe: Pedro Plácido Teixeira, Rodolfo Silva Martins, Renato Alves Santos
Website: www.nomads.usp.br/confinis
Projeto RDS: Remote Design Studios
O projeto organiza-se em torno de cinco objetivos principais:
i. Produzir uma overview sobre modos de ensino remoto de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, durante a pandemia da Covid-19;
ii. Contribuir para a formulação de disciplinas remotas de projeto a serem oferecidas durante o período de confinamento;
iii. Ampliar a reflexão sobre atividades colaborativas online no ensino de projeto;
iv. Contribuir para a discussão sobre a inclusão de estruturas híbridas presenciais/remotas em disciplinas regulares de projeto; e
v. Estimular a interlocução sobre o assunto, divulgando resultados em fóruns acadêmicos.
A metodologia consiste principalmente em consultas online (https://cutt.ly/hz4mGxr) a professores de Projeto de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia, e a avaliação de suas repostas segundo categorias analíticas previamente definidas. Também são analisados trabalhos de alunos produzidos em disciplinas remotas online. Todos os resultados são lidos à luz de bibliografia atualizada, de autores brasileiros e do Exterior.
Coordenador: Marcelo Tramontano
Integrantes: Mario Andrés Vallejo, Maurício José da Silva Filho, Danilo Cazentini Medeiros
Projeto SancaCentro
Plataforma online de participação comunitária para discussão sobre o centro da cidade de São Carlos, SP. A plataforma SancaCentro é um espaço de trocas sobre o centro de São Carlos e tem como objetivo entender as dinâmicas de produção do território articuladas às diretrizes urbanísticas gerais presentes na legislação local e ao processo de renovação de determinado setor ou região da cidade. Nesta plataforma trataremos especificamente de dois temas relacionados ao território produzido: Memória e Sociabilidades Urbanas. O conteúdo gerado a partir da participação das pessoas que moram em São Carlos, somado a outras coleta de dados e leituras urbanas, irão subsidiar as propostas de ação de renovação e transformação urbana, pautadas pela necessidade de aumento de densidade populacional neste setor, de modo articulado à proposta de novos equipamentos públicos que reativem e recoloquem sua urbanidade, à enfase na qualidade dos espaços públicos, à multiplicidade de usos e a sociabilidades urbanas revisitadas. Para além da pesquisa presencial e coleta de dados, o projeto emprega meios digitais como método de análise e percepção do território e como método de formulação de hipóteses e projeto, como o caso desta plataforma.
Coordenador: Marcelo Claudio Tramontano
Equipe: Juliana Couto Trujillo Aruã Fava da Costa
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Website: www.nomads.usp.br/sancacentro
Ver a Cidade / Oficinas Urbanas
A cidade onde as pessoas moram, trabalham, circulam e se divertem, muitas vezes, possui uma dimensão opaca, na qual o entendimento de sua produção e do funcionamento, são itens exclusivos do conhecimento erudito, não compartilhado pelo conjunto dos moradores. O Grupo de Pesquisa ARQUITEC do IAUUSP, com o projeto Oficinas Urbanas / Cartilha da Cidade, realiza oficinas em escolas, procurando levar os temas urbanos para o ambiente de formação, a partir da troca de conhecimentos e experiências dos participantes, incrementando o diálogo e a interatividade. As oficinas trabalham os temas desenvolvidos no primeiro volume impresso da Cartilha e nos do volume em elaboração, de forma dinâmica e lúdica, tendo como base o jogo “Agentes Urbanos e a Cidade Participativa”. O projeto sem imaginar que sozinho possa dar conta da formação cidadã, pretende ativar processos, que auxiliem os moradores a se reconhecerem enquanto pertencentes a uma sociedade, que sem ser homogênea, vivem e constroem um lugar comum, a própria cidade. O projeto tem também o objetivo de elaborar um sítio eletrônico (https://cartilha.ddns.net/) com as 5 versões do jogo, conforme o público alvo, permitindo que pessoas em qualquer lugar possam realizar as Oficinas.
Coordenador: Miguel Antonio Buzzar
Equipe: Miranda Zamberlan Nedel, Rachel Bergantin, Jasmine Luiza Souza Silva, Verônica de Freitas, Raquel Correa Saes, Louyse Freire Tenório Cerqueira, Raíssa Tronnolone, Naiara Nunes Ribeiro
Financiamento: Edital Empreendedorismo Social 01/2019 – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Produção das Cidades: Legislação Urbana, Projetos e Intervenções
Descrição da linha
Utiliza-se dos instrumentos do projeto e do planejamento para a melhoria da qualidade do ambiente construído. Desenvolve projetos, intervenções e planos a partir de demandas de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, assim como desenvolve cenários hipotéticos com o objetivo de impactar o debate e as decisões sobre as cidades.
A cidade, as águas, o espaço público e as pessoas: apoio à formulação de políticas públicas preventivas às mudanças climáticas
Os impactos das alterações do clima, provocados pelos modos de produção e pelos modelos de ocupação em diversas escalas territoriais, são amplamente demonstrados e comprovados por estudos e pesquisas nacionais e internacionais. Eles indicam que o aumento da urbanização pode intensificar eventos extremos sobre as cidades.. A cidade de São Carlos, localizada na região central do Estado de São Paulo, possui cerca de 250 mil habitantes e vem apresentando, a cada ano, aumento de situações de riscos e vulnerabilidades. A análise crítica desses fenômenos e a tentativa de criação e de aprimoramento das políticas públicas locais fez com que a gestão pública promovesse algumas iniciativas, dentre elas a criação do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos GTPU, sob a coordenação da Universidade, em parceria com o governo e a sociedade civil.
A finalidade do GTPU é propor estratégias, cenários, projetos e políticas públicas, com abordagens participativas, preventivas e sistêmicas, que visem incentivar uma gestão urbana atrelada aos riscos e que indiquem ações e instrumentos que alcancem a dimensão dos problemas específicos de cada situação contribuindo na alteração de uma cultura de planejamento em relação às cidades e seus municípios. A abordagem teórico-metodológica do GTPU tem na Paisagem e no Sistema de Espaços Livres um ponto de fundamental convergência. A ideia de Planejar com a Paisagem a partir dos espaços livres em uma abordagem sistêmica vêm sendo reconhecida como uma importante estratégia em relação às adaptações climáticas e de melhoria do desenvolvimento sustentável, bem como possível base metodológica para se propor um planejamento e desenho urbano que possam contribuir com uma perspectiva de desenvolvimento contemporânea pautada pelas ideias de resiliência e adaptação, fortalecendo a inovação acadêmica na contribuição dos problemas locais em diálogo com as políticas públicas e com o contexto municipal contemporâneo.
Coordenadoras: Luciana Bongiovanni Martins Schenk e Renata Bovo Peres
Equipe: Maria Cecília Pedro Bom de Lima, Jéssica Ragonha, Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, João Gabriel Osti Rosa, João Batista Cavaroli Stivanin, Juliana Yumi Takara, Julia Martins Pereira, João Vitor de Aquino Ferreira
Desenvolvimento de linha de base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEEs no Campus de São Carlos
O projeto se acopla às diferentes iniciativas globais voltadas para a mitigação e compensação de emissões de GEEs, encontrando respaldo na Política Ambiental da USP para o desenvolvimento de instrumentos e mecanismos institucionais na implementação de um sistema de planejamento e gestão das emissões de GEEs no Campus de São Carlos. Dentre as várias iniciativas este projeto envolve a utilização de aerofotogrametria com aeronave remotamente pilotada como suporte à detecção de sombras para e locais propícios para a instalação de painéis fotovoltaicos. Serão realizados quatro voos (solstícios de inverno e verão) e classificação automatizada de imagens. Como resultado teremos um mapa informativo para a instalação de painéis solares do Campus de São Carlos.
Coordenador: Marcel Fantin
Equipe: Marcelo Zaiat, Marcelo Montaño, Patrícia Pazu Leme, Nelson Barcelos, Aquiles Elie Guimarães Kalatzis, Elmer Pablo Tito Cari, Sergio Paulo Campana Filho
Desenvolvimento de uma Plataforma de Monitoramento da Arborização Intraurbana para o Estado de São Paulo com o suporte de Cloud Computing
A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma e uma metodologia de monitoramento das desigualdades socioespaciais na distribuição da arborização urbana para aperfeiçoar o indicador de áreas verdes do Programa Município Verde Azul – PMVA – do Governo do Estado de São Paulo. O PMVA objetiva medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios (ESTADO DE SÃO PAULO, 2019). Em sua Diretiva 8, Arborização Urbana (AU), a métrica de resultado está restrita ao índice de cobertura vegetal consolidado para o perímetro urbano, sem maiores delimitações, em que pese as métricas de gestão exigirem a implantação de um Plano Municipal de Arborização Urbana e de um Piloto de Floresta Urbana.
Coordenador: Marcel Fantin
Equipe: Julio Cesar Pedrassoli, Marcos Roberto Martines, Breno Malheiros de Melo, Juliana Campos, Degenario Ribeiro
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, São Carlos – SP
Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, São Carlos – SP. Esse projeto envolve a orientação e supervisão do Grupo de Estudos de Impacto Socioambiental – GEISA. É um projeto contínuo no contexto de saneamento rural, realizados no Assentamento Nova São Carlos, o projeto tem como finalidade trazer tecnologias sociais para famílias do assentamento, melhorando o cenário do saneamento rural. O projeto é realizado em formato de oficina, aberto para comunidade acadêmica e também para pessoas de diversos contextos, trazendo ainda a interdisciplinaridade como base.
Coordenador: Marcel Fantin
Inserção e Influência do PqTec na (Re)estruturação urbana de São José dos Campos – SP
Este projeto propõe um estudo sobre a inserção e a influência do Parque Tecnológico (PqTec) a partir de seu planejamento, implantação e operacionalização na (re)estruturação urbana do Município de São José dos Campos.
Coordenador: Marcel Fantin
Equipe: Sofia Fortunato Ribeiro da Costa
Financiamento: Programa Unificado de Bolsas – Modalidade Cultura e Extensão
Plano Diretor de Casa Branca-SP
Proporcionar levantamento de dados técnicos que subsidiem os planos de urbanização e regularização fundiária
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
Equipe: Ana Victoria Silva Gonçalves, Maria Brabo Silvestre Custódio, Anna Laura Pereira Rossi, Julia Caltabiano S. V. Carvalho Rosas, Caroline Brassi Scapol, Natalia Jacomino, Marcelo Fernández Baca dos Santos, Luiza Paes de Barros Camara de Lucia Beltramini, Marília Gaspar de Souza Lima, Pedro Manfrinato Pavani Andrade, Mariana Fernandes Minaré, Marina Bonesso Sabadini, Beatriz Kopperschmidt de Oliveira, Gabrielle Gomes Coelho, Andrea Michelle Cruz Mejia, Naiara Nunes Ribeiro, Julia Zucoloto Borghi Hungaro, Maria Beatriz Gallucci Menossi.
Projeto Urbanístico de Nova Centralidade em Lagarto-SE – Hospital de Amor
Projeto urbanístico para nova centralidade no município de Lagarto-SE tendo em vista a implantação do Hospital de Amor de Sergipe. Consiste no parcelamento, definição de uso e ocupação do solo a partir de referenciais do urbanismo contemporâneo e das relações bioclimáticas locais. O projeto engloba, ainda avaliação do processo de urbanização do estado, as questões de dispersão urbana, a implantação de equipamentos de âmbito regional e a constituição de uma nova centralidade integrada ao contexto municipal. Envolve soluções que relacionam o meio ambiente, as formas de trabalho e o meio urbano.
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
Equipe: Ana Victoria Silva Gonçalves, Maria Brabo Silvestre Custódio, Anna Laura Pereira Rossi, Julia Caltabiano S. V. Carvalho Rosas, Caroline Brassi Scapol, Natalia Jacomino, Marcelo Fernández Baca dos Santos, Luiza Paes de Barros Camara de Lucia Beltramini, Marília Gaspar de Souza Lima, Pedro Manfrinato Pavani Andrade, Mariana Fernandes Minaré, Marina Bonesso Sabadini, Beatriz Kopperschmidt de Oliveira, Gabrielle Gomes Coelho, Andrea Michelle Cruz Mejia, Naiara Nunes Ribeiro, Julia Zucoloto Borghi Hungaro, Maria Beatriz Gallucci Menossi.
Financiamento: Fundação Pio XII
Urbanização e Regularização Fundiária: Planos e Ações no Estado de São Paulo
O objetivo central do presente trabalho é promover oportunidade ao estudante de graduação de romper os limites da universidade pelo ensino junto à comunidade e com interação entre diferentes áreas de conhecimento pela inter e transdisciplinaridade na construção do conhecimento. O projeto ora proposto busca proporcionar aprendizado por projetos urbanos e reflexão crítica sobre a construção material e imaterial da cidade e articula o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), a Engenharia Ambiental da EESC-USP e a Faculdade de Direito (FDRP-USP) por meio de elaboração de planos e ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários. As áreas de trabalho são: São Paulo (Zona Leste), Araraquara e Cordeirópolis.
A finalidade é introduzir o aluno no ambiente da prática profissional que envolve conhecimento de diferentes áreas de conhecimento e que requer aproximação com trabalhos de campo e atuação junto à sociedade de maneira capilarizada e orgânica. Tem como meta proporcionar oportunidades de o aluno desenvolver habilidades diferenciais que não poderiam ser desenvolvidas em sala de aula; interagir com profissionais, professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento; produzir impactos diretos e indiretos na sociedade com em termos de fortalecimento de sua participação na construção do conhecimento acadêmico e do modelo de formação profissional, sobretudo por se tratar de cursos da universidade pública; buscar inovação metodológica na aplicação de planos e ações de urbanização e regularização fundiária em assentamentos precários; produzir relatórios e artigos científicos com os resultados do trabalho, em veículos nacionais e internacionais; estabelecer diálogos críticos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; reforçar o avanço dos objetivos do projeto inicial que precedeu essa experiência, com a possibilidade de ampliar seus resultados, aperfeiçoar seus métodos e aprofundar o debate científico e acadêmico em torno dessas experiências precedentes e das experiências futuras contidas nesse projeto. O trabalho inclui a participação social em diálogo com diferentes instituições envolvidas (universidade, prefeitura, organizações comunitárias, moradores, agências estatais ambientais, etc.). O prazo estimado para as atividades é de 10 meses. O trabalho justifica-se pela possibilidade de proporcionar formação dos alunos de graduação pela ação prática e por meio da interação com a comunidade. O trabalho tem caráter inter e transdisciplinares por reunir as áreas de conhecimento da arquitetura e urbanismo (IAU-USP), engenharia ambiental (EESC-USP), do direito (Ribeirão Preto-USP) e da sociologia (IAU-USP) além de contar com o apoio dos movimentos em defesa de moradia e da gestão pública. Busca-se proporcionar experiências de projetos em assentamentos precários junto aos alunos da USP pela integração das diferentes áreas de conhecimento e pela possibilidade de construir modelos inovadores de planos e projetos urbanísticos por meio do aprendizado recíproco entre academia e comunidade. As atividades serão coordenadas por professor do IAU-USP da área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e com experiência egressa em projetos de urbanização de assentamentos precários. Dessa forma, a presente proposta busca ser um momento de experimentação e de crítica às metodologias projetuais tradicionais frente à vasta literatura que aponta a morosidade e os problemas dela decorrentes. Nesse caso, a proximidade dos alunos à comunidade e à gestão pública, de forma inter e transdisciplinar possibilitará oportunidade de trabalhar com caráter propositivo, de transformação que, sem deixar de obter o conhecimento da realidade, não se detém aos levantamentos de dados, mas parte de uma ação propositiva.
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
RIOS URBANOS – Urbanização, meio ambiente e inclusão social
A presente proposta tem como finalidade utilizar o projeto de urbanização e de planejamento ambiental no combate às desigualdades sociais, vulnerabilidades ambientais e em favor da concretização dos direitos humanos em assentamentos precários do Estado de São Paulo. Com essa finalidade, o trabalho parte das ocupações irregulares, informais ou ilegais de fundos de vale, localizadas ao longo de rios e com altas taxas de violência, segregação social e pobreza para um trabalho extensionista de planejamento e projeto com envolvimento com a comunidade. Assim, considera os rios urbanos como importante elemento de planejamento em diferentes escalas que possibilite a inclusão social por direitos à moradia e ao espaço público nas suas várzeas, seus usos com fins a minimizar as áreas de risco de cheias e deslizamentos que afetam as famílias e da possibilidade de constituir áreas que sejam utilizadas para economias verdes inclusivas, como hortas comunitárias.
Os trabalhos serão desenvolvidos na comunidade Cachoeira das Garças – Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo-SP e os objetos pretendidos são planos ambientais e projetos de urbanização que resultem em ações concretas junto à prefeitura municipal, que já sinalizou interesse por essas ações, e à melhoria das condições ambientais, urbanísticas e sociais da comunidade. Esses plano e projeto subsidiarão futuras obras para a melhoria do local, a inclusão social e a recuperação ambiental do córrego. O trabalho está vinculado diretamente ao ODS-11, mas guarda afinidades com outros ODS pela sua natureza interdisciplinar. Beneficiará diretamente cerca de 2.000 pessoas e indiretamente 3.000 pessoas. O projeto é continuidade de ações já realizadas junto à área por meio de editais anteriores provisionados pela USP e que envolveram cerca de 20 alunos em atividades extensionistas preliminares. E já conta com colaboração de entidades civis, organizações comunitárias e prefeitura municipal.
Coordenadores: Jeferson Cristiano Tavares e Marcelo Montaño
Financiamento: PRCEU 02/2021 – Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi
Projetos de urbanização. Disseminação de experiências em Planejamento Urbano e Regional
O objetivo principal é publicizar por meio de internacionlização três cartilhas contendo projetos de extensão de planejamento urbano e regional realizados a partir do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022: “Projeto de vizinhança hospitalar: hospital de amor, Barretos-SP“, “Projeto urbanístico de Nova Centralidade, Vizinhança hospitalar em Lagarto-SE: complexo nordeste do Hospital de Amor” e “Urbanização e Regularização Fundiária: Planos e Ações no Estado de São Paulo”. O público alvo é abordar arquitetos e urbanistas, advogados, engenheiros, ambientalistas, geólogos, sociólogos, historiadores, gestores públicos, assistentes sociais e estudantes destas e de outras áreas, assim como moradores de comunidades de assentamentos precários. A publicação ocorre por meio digital para ter ampla divulgação, e fica disponível para download nas redes sociais, sites e no portal de publicações da Universidade de São Paulo. A publicação do material ocorre na plataforma de livros abertos da USP, bem como no site do grupo de pesquisa. A divulgação do material também se dá em oficinas, palestras, congressos, eventos, nacionais e internacionais, como forma de disseminar o conhecimento dos projetos realizados.
Coordenador: Jeferson Cristiano Tavares
Integrantes: PExURB (período 2021/2)
Financiamento: 7º edital SANTANDER/USP/FUSP
Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu, Maricá-RJ
O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu, Maricá-RJ propõe uma estratégia de transformação do tecido urbano para enfrentamento de eventos extremos, mudanças climáticas e de combate à segregação e às desigualdades. Articulando ações de mitigação e resiliência, consolida soluções nos níveis de plano e de projeto urbanístico para garantir a regulação da tendência de crescimento e adensamento demográfico. Propõe instrumentos jurídicos para a sustentabilidade econômica por meio da constituição de banco público de terras e potencializa a vocação ambiental da área.
Coordenação Setorial: Marcelo Montaño (meio ambiente), Benedito Aparecido dos Santos Rodrigues (saneamento), Thaís Fernanda Lopes e Raphael Bischof dos Santos (jurídico), Guilherme Denes (economia), Marlon Rubio Longo e Jeferson C. Tavares (urbanístico)
Financiamento: Convênio entre o IAU e a empresa TCRE Engenharia Ltda
Perspectivas Multiescalares para o Desenvolvimento Sustentável de Juquitiba-SP
A experiência PERSPECTIVAS MULTIESCALARES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é um trabalho de extensão universitária que teve o propósito de integrar sociedade, gestão pública e academia com foco no aprendizado de alunos pela prática profissional do planejamento urbano e regional. O trabalho esteve baseado nos princípios da Ciência Cidadã que privilegia espaços de formação e transformação da sociedade pela articulação entre o conhecimento científico e o conhecimento leigo. O objetivo foi construir um plano de desenvolvimento sustentável para o município de Juquitiba-SP (localizado no extremo sul da Região Metropolitana de São Paulo) levando em conta todos os aspectos multiescalares que envolvem questões ambientais, administrativas, sociais e econômicas. O trabalho de extensão foi a oportunidade singular de inserir o estudante de arquitetura e urbanismo num ambiente de debates com a sociedade e de criar uma metodologia de planejamento em diálogo com a atual realidade da urbanização brasileira estruturada nas interdependências socioambientais e socioeconômicas entre municípios, regiões, estados e União. O resultado foi a consolidação de uma metodologia multiescalar que possibilita romper o padrão setorial de planejamento e de projeto urbanístico por meio da identificação de conflitos, convergências e proposições. A proposta teve como foco as demandas locais, portanto foi um planejamento baseado nos padrões botton-up e se consolida pela sua efetivação por meio de obtenção de recursos para desdobrar-se em projetos integrados de urbanização. Por fim, importante destacar que a experiência foi movida pelo desafio e pela questão de como promover desenvolvimento urbano-regional integrando os aspectos econômicos e ambientais.
Coordenador: Jeferson C. Tavares Responsável: Arquiteto e Urbanista Jeferson C. Tavares Líder: Gabrielle Gomes Coelho Equipe: Anna Laura Pereira Rossi, Beatriz Varani Eleutério, Carolina Menezes Horiquini, Cynthia Daiane Diniz, Gabrielle Gomes Coelho, Giovanna de Vitro Chiachio, Ingridth Sarah Hopp, Janaina Matoso Santos, Mariana Fernandes Minaré, Mariana Higa Briani, Marília Gaspar, Naiara Nunes Ribeiro, Vitor Rozante Porto, Vívian de Almeida Coró
Colaboradores: Equipe de INSTITUTO TERRA LUZ
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