PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente a alunos de pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo, nos cursos de mestrado e doutorado. O objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas:

1) ETAPA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA (EPP): a disciplina da Etapa de Preparação Pedagógica (EPP) oferecida no PPGAU-IAU é IAU5918 – Procedimentos e Métodos de Ensino em Arquitetura e Urbanismo, ministrada no primeiro semestre de cada ano. (Ementa)

2) ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.

Obs.:

i) Para o programa que possuir os dois níveis (mestrado e doutorado) a obrigatoriedade do estágio ficará restrita ao doutorado; (ver Inciso I do artigo 18 da Portaria nº 76/2010 sobre obrigatoriedade);

ii) Os bolsistas Capes de doutorado deverão realizar dois semestres de estágio;

ii) Ficará dispensado do estágio o bolsista que comprovar docência no ensino superior (desde que as atividades como docente sejam compatíveis com a área de pesquisa do programa). Informações sobre o procedimento para solicitar a dispensa do estágio PAE, estão disponíveis no Manual do Estagiário, abaixo.

EDITAL PAE 2º SEMESTRE DE 2024

NORMAS:

Diretrizes (29/05/2019)

Portaria GR 3588/2005

Portaria GR 4391/2009

Portaria GR 4601/2009

Manual do(a) Estagiário(a)

Orientações para o preenchimento da Folha de Frequência

FORMULÁRIOS

Ficha de Avaliação

Relatório do Estagiário

Formulário para validação de créditos*

*O aproveitamento dos créditos não é automático devendo ser solicitado ao final do estágio através do formulário acima. Os créditos só serão validados na ficha de aluno após aprovação do relatório pela Comissão Coordenadora e Comissão Central do PAE.

COMISSÃO COORDENADORA DO PAE-IAU

Profa. Kelen Dornelles – Coordenadora