MOBILIDADE ENTRADA
INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO NO IAU-USP
Alunos indicados por nossas instituições parceiras podem se candidatar ao IAU-USP na condição de intercambistas por um ou dois semestres. Deve ser preparado um plano de estudos para o curso de Arquitetura e Urbanismo IAU-USP, que precisará ser previamente por e-mail para o endereço da Comissão de Cooperação Internacional do instituto juntamente com sua solicitação de intercâmbio. O e-mail da comissão: ccintiau@sc.usp.br
PRAZOS:
Intercâmbio no 1º semestre (fevereiro a junho): Indicação online até 15 de outubro, através da Universidade parceira.
Intercâmbio no 2º semestre (agosto a dezembro): Indicação online até 15 de maio, através da Universidade parceira.
DOCUMENTAÇÃO DE ENTRADA PARA CANDIDATOS A INTERCÂMBIO:
Uma carta de recomendação escrita pela universidade de origem do aluno;
Uma carta de recomendação escrita por um dos docentes da sua Universidade de origem;
Uma carta motivacional escrita pelo aluno;
Plano de Estudos (documento modelo aqui. Para escolher as disciplinas, clique aqui)
Transcrição de Histórico Escolar do aluno reconhecido pela instituição do aluno e traduzida para o português;
Cópia da folha de dados do passaporte, com a validade do documento;
Um documento fotográfico digitalizado em “jpg”, tamanho máximo 50kb.
ANTES DE CHEGAR AO BRASIL:
Após receber sua carta de aceitação da USP, você deverá se dirigir ao Consulado Brasileiro mais próximo para emitir seu Visto Brasileiro Temporário (VITEM IV) em seu Passaporte, com os documentos exigidos pelo Consulado. Sugerimos que você entre no site do Consulado Brasileiro antes de ir para lá.
DEPOIS DE CHEGAR AO BRASIL:
Após chegar ao Brasil o estudante deverá realizar o Registro Nacional Migratório para obter a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); este serviço destina-se para os seguintes casos:
- Registro de imigrante detentor de visto temporário;
- Autorização de residência deferida (decisão publicada em Diário Oficial da União – DOU);
- Refugiado, Apátrido ou de Asilado, já reconhecidos pelos órgãos competentes.
Os imigrantes com visto temporário que tenha ingressado no País deverão proceder à solicitação de registro no prazo de noventa dias, contado da data de ingresso em território nacional, sob pena de aplicação da sanção prevista no inciso III do caput do art. 307 do Decreto 9.199/2017.
Registro Nacional Migratório
1. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
Antes de realizar seu cadastramento e agendamento para comparecer a Polícia Federal, agrupe a documentação necessária. Para ver a lista de documentos clique aqui.
2. CADASTRAMENTO NA POLÍCIA FEDERAL:
2.1 Preencher o formulário (https://servicos.dpf.gov.br/sismigra-internet/faces/publico/tipoSolicitacao/permanenciaRegistroEmissaoCie.seam)
2.2 Incluir GRU. Recibo do pagamento do imposto para emissão do seu Cartão de Imigrante Brasileiro. Para emitir o boleto bancário com código de barras para pagamento, preencha todos os dados neste site: https://servicos.dpf.gov.br/gru2/gru?nac=1&rec=2)
3. REALIZAR AGENDAMENTO:
Ao preencher o formulário de solicitação, será possível fazer agendamento. Após isso, caso queira agendar, reagendar, consultar ou cancelar atendimento, clique aqui. (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
4. COMPARECER NA UNIDADE DA POLÍCIA FEDERAL:
Compareça a uma unidade da Polícia Federal para atendimento no dia e horário marcado após o agendamento realizado no preenchimento do formulário inicial. O solicitante deve se dirigir à Unidade da Polícia Federal em que haja atendimento a imigrantes da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente. Tempo estimado de espera: até 30 minutos.
5. RECEBER A CARTEIRA DE REGISTRO NACIONAL MIGRATÓRIO:
A Carteira de Registro Nacional Migratório será entregue na unidade de atendimento da Polícia Federal.
Presencial : É necessário verificar se o documento está pronto para ser retirado. Quando isso ocorrer o sistema irá informar “Seu documento foi confeccionado e está pronto para ser retirado” e disponibilizará um formulário específico para entrega de documento.
Preencha o formulário disponibilizado e faça o agendamento para a retirada do documento na unidade de atendimento correta. Algumas unidades dispensam o agendamento (nestes casos o sistema irá informar que “não há agenda para o serviço escolhido”).
Web : Consultar status da carteira (Atenção! Caso esteja utilizando tradução automática, é necessário retornar ao site original (URL original), conforme imagem).
NOTAS:
- O CEP refere-se ao seu CEP no Brasil.
- Salvo os casos previstos no art. 67 do Decreto nº 9.199/2017, o atendimento ocorrerá somente na unidade da Polícia Federal da circunscrição onde esteja domiciliado o requerente. A unidade de Arrecadação que você deve escolher é: (SP 1023) – Delegacia de Polícia Federal de Araraquara.
- Código Receita STN: Colocar o número 140120. O valor deve ser R$ 204,77
- Você deve pagar o boleto bancário com o código de barras em qualquer banco brasileiro.
- Caso já tenha cadastro de imigrante brasileiro, apresente a Carteira de Imigrante Brasileiro ou seus dados (número do cadastro ou carteira de imigrante).
- Depois de organizar todos os documentos e pagar o imposto, você pode ir à Polícia Federal do Brasil para registro.
INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO – IAU. USP – COMISSÃO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – 2022