ARQUITEC

Grupo de Pesquisa em Arquitetura, Inovação e Tecnologia

O grupo originalmente foi constituído pelos professores Ricardo Martucci e Admir Basso em 1994, tendo participado de diversos trabalhos na área de tecnologia e avaliação do ambiente construído, alguns deles em parceria com o grupo Avaliação de Programas Habitacionais e de Saneamento, ambos ligados ao departamento e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Em 2007 os dois grupos de pesquisa mencionados se fundem consolidando a atuação na área de avaliação de programas e produtos habitacionais. Desde 2002 o grupo passa atuar mais intensamente, também, na área de gestão e tecnologia de projetos, voltado ao estudo do processo de projeto de arquitetura e engenharia e ao desenvolvimento integrado de edifícios e coordenação de projetos. Nesse período diversos trabalhos de pesquisa são realizados com a participação do grupo e de seus pesquisadores. Entre 1994 e 1997 o grupo desenvolve trabalho de pesquisa de Avaliação da Vila Tecnológica de Ribeirão Preto apoiado pela FINEP. O grupo concluiu em dezembro de 2004 a Aplicação Piloto da Metodologia de Avaliação dos Programas Habitacionais e de Saneamento Financiados com recursos do FGTS no Estado de Minas Gerais e em 2005 iniciou uma análise detalhada tanto da Metodologia de avaliação, como dos resultados por indicador. No final de 2006 o grupo dá início a um projeto de Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Produtos Habitacionais do Programa de Arrendamento Residencial – PAR através de participação na rede HABITARE – FINEP. Na área de Gestão de Projetos o grupo e seus membros participam de projetos de pesquisa voltado ao estudo da Coordenação de Projetos em diferentes tipos de empreendimentos de edifícios com apoio financeiro do CNPq através do edital universal. Também participa de projeto temático FAPESP ligado ao Estudo de métodos e processos de projeto em arquitetura.

Líder(es) do grupo:

Marcio Minto Fabrício
Miguel Antonio Buzzar

página web

diretório do grupo de pesquisa no CNPq