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Orientações para Defesa

Os depósitos de Dissertações e Teses agora devem ser feitos pelo próprio aluno através do sistema Janus.

DEPÓSITO DIGITAL

FIQUE ATENTO AOS SEUS PRAZOS! Faça o depósito no Janus com alguns dias de antecedência do prazo final, para o caso da necessidade de correções dos dados preenchidos.

PROCEDIMENTOS PRÉVIOS AO DEPÓSITO: 

Para elaborar o trabalho, o Aluno deve seguir as instruções do documento “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP“. O documento irá auxiliá-los na confecção da sua tese ou dissertação.

Ao elaborar o trabalho, além do documento citado, é importante consultar os itens XII.3 e XII.4 do Regulamento do Programa que traz os elementos, os quais devem constar em sua dissertação ou tese. Acesse a aba Normas no site do PPG.

A ficha catalográfica deve constar no exemplar de defesa e o aluno deve providenciá-la no site da Biblioteca do IAU: http://www.iau.usp.br/biblioteca/ no menu: Serviços.

ATENÇÃO: O título da dissertação/tese deve seguir a lógica da língua portuguesa comum: palavra de abertura com inicial maiúscula, as outras palavras com iniciais minúsculas, salvo se significarem algum conceito específico na área de conhecimento ou nomes próprios (nomes de pessoas, nomes de lugares, instituições, empresas, marcas registradas, obras artísticas, fatos notórios).

ENVIO DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESAS:

Conforme Resolução 01/2019, que regulamenta o novo procedimento para encaminhamento de Comissão Julgadora de Exames de Qualificações e Defesas, o aluno e orientador deverão: 

i) o(a) orientador (a) deverá encaminhar o formulário para o e-mail iau.pgr@sc.usp.br , contendo a sugestão da composição da comissão julgadora de defesa com antecedência de 60 dias da data do depósito;

ii) após análise e aprovação da comissão julgadora, o (a) orientador(a) será informado(a) e o(a) mesmo(a) deverá realizar o agendamento da data e horário com todos os membros titulares aprovados. A confirmação da data agendada deverá ser repassada ao Serviço de Pós-Graduação com antecedência mínima de 20 dias da realização da banca, para que haja tempo suficiente para cumprimento dos procedimentos administrativos necessários para a participação do docente externo, seja presencial ou à distância. Visando a diminuição dos prazos de titulação dos alunos a CPG recomenda-se que a defesas ocorram em no máximo 45 dias após o depósito do aluno.

iii) o(a) aluno(a) de Mestrado e Doutorado deverá entregar no momento do depósito da Dissertação ou Tese, o Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas, além da documentação pertinente, constante no regulamento do PPG;

iv) em caso de necessidade de prorrogação de prazo de depósito do aluno, o(a) orientador (a) deverá encaminhar a solicitação de prorrogação de prazo juntamente com o formulário de encaminhamento da comissão julgadora, com 60 dias de antecedência do depósito. A CPG se reserva ao direito de não analisar o requerimento de prorrogação, caso o(a) orientador(a) não tenha enviado a composição da comissão julgadora do(a) aluno(a);

v) o Serviço de Pós-Graduação está autorizado a não receber o depósito da Dissertação ou Tese dos alunos que não tiveram a análise prévia da comissão julgadora pela CPG.

FORMULÁRIO DE SUGESTÃO DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESA: Mestrado Doutorado

CARTAZ DE DEFESAInformações aqui

 Atenção: alunas(os) com financiamento da CAPES (bolsa) devem seguir a orientação disponível neste link.

Documentação necessária para o depósito: 

DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO:

1 arquivo contendo o trabalho em pdf (arquivo único/desprotegido) – tamanho máximo do arquivo 100MB; [Nomear o arquivo do trabalho desta forma: DissOriginalNomedoAluno] 

Cópias simples e legíveis: RG (não poderá ser a CNH), certidão de nascimento ou casamento, diploma e histórico da graduação;

Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas

Recibo Digital emitido pela Plataforma Turnitim. (Conforme Resolução 03/2018) ==>ROTEIRO DE ACESSO À PLATAFORMA TURNITIM

Vídeo (máximo 1 minuto de duração) sobre a pesquisa realizada, conforme ofício CPG/IAU 65.2020

Carta de encaminhamento da dissertação

DEPÓSITO DA TESE:

1 arquivo contendo o trabalho em pdf (arquivo único/desprotegido) – tamanho máximo do arquivo 100MB; [Nomear o arquivo do trabalho desta forma: TeseOriginalNomedoAluno] 

Cópias simples e legíveis: RG (não poderá ser a CNH), certidão de nascimento ou casamento, diploma e histórico da graduação e mestrado;

Currículo Lattes atualizado e a indicação das produções publicadas

Recibo Digital emitido pela Plataforma Turnitim. (Conforme Resolução 03/2018) ==>ROTEIRO DE ACESSO À PLATAFORMA TURNITIM

Vídeo (máximo 1 minuto de duração) sobre a pesquisa realizada, conforme ofício CPG/IAU 65.2020

Carta de encaminhamento da tese

IMPORTANTE

  • Resguardo de patentes, direitos autorais e outros direitos, relativos aos seus trabalhos

Transcorrido o prazo, é dever do aluno solicitar novamente a não disponibilização por mais dois anos. Caso o aluno não solicite, o trabalho será disponibilizado no site da Biblioteca Digital de teses e dissertações.

Em caso de deferimento do pedido pela CPG, o aluno deverá entregar a versão eletrônica completa de sua Dissertação ou Tese, acompanhada de uma versão simplificada que contenha apenas o título e o resumo do trabalho. Acesse a Resolução CoPGr nº 7569, de 03 de outubro de 2018.

  • Sessão fechada de defesa de Tese ou dissertação

O julgamento das Dissertações e Teses será feito em sessão pública de defesa, ressalvados os casos de sigilo decorrente de previsão legal, conforme Resolução CoPGr nº 7570, de 03 de outubro de 2018

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

*Correção das dissertações e teses: Após o depósito, não é permitido alteração do título da dissertação ou tese, mesmo que seja indicação da banca de defesa!

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-6018-de-13-de-outubro-de-2011

*Entrega dos exemplares finais: O prazo para entrega do exemplar corrigido no Serviço de Pós-Graduação do IAU é de 60 dias após a defesa. Informações adicionais acesse o Manual do Aluno.

*Diploma digital: após o depósito e até a data da defesa, o aluno deverá validar seus dados no Sistema Janus para emissão do diploma digital.