Contato: quel.ladi@usp.br

Raquel Barbosa Ladislau

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), campus São Carlos. Membro do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), onde desenvolve, atualmente, a pesquisa intitulada “Parques Urbanos no desenvolvimento de Práticas de Preservação e Sustentabilidade em Ribeirão Preto: Estudo da Evolução do Parque Municipal do Morro do São Bento”, na linha de pesquisa Territórios e Cidades: Transformações, Permanências e Preservação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2006, atuou por 16 anos na elaboração de projetos e execução de obras residenciais e comerciais na cidade de Ribeirão Preto.

Pesquisa em andamento

Parques Urbanos no desenvolvimento de Práticas de Preservação e Sustentabilidade em Ribeirão Preto: Estudo da Evolução do Parque Municipal do Morro do São Bento

Resumo: Para entendimento das dinâmicas urbanas e agentes sociais que a engendram, os Parques municipais são objeto de estudo significativo. Como elemento constitutivo da paisagem, o parque urbano coaduna as relações do homem com espaço natural, cotejando qualidades materiais e imateriais. Práticas de Preservação criadas a partir do sentimento coletivo de identidade e pertencimento, alinhadas ao discurso crescente de sustentabilidade, atribuindo valor de bem ecológico e cultural ao espaço. Na condução para sua vitalidade ou obsolescência no decorrer do tempo as práticas consideradas sustentáveis têm entendimentos variados, e, diante do desacordo entre definições e conceitos do termo sustentável, se faz necessário um estudo aplicado multidisciplinar para apreender a influência na Preservação sociocultural do espaço. Considerando as funções social, ecológica e estética dos parques públicos, pesquisa será desenvolvida pela metodologia exploratória qualitativa de estudo de caso, e abordará seu contexto sociocultural e socioecológica. Objetivo é analisar, por uma linha temporal, os processos de desenvolvimento do Parque Morro do São Bento em Ribeirão Preto, e, se as ações de Política Pública e Práticas sociais indicativas de Preservação do complexo impediram processo de obsolescência, preservando seus aspectos simbólicos na continuidade do atendimento das funções social, estético e ecológico.

Palavras-chave: Parque Urbano. Obsolescência. Pertencimento. Preservação. Sustentabilidade.

Área de concentração IAU/USP:
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo
Linha de pesquisa IAU/USP:
Territórios e cidades: transformações, permanências, preservação
Eixo de pesquisa LEAUC:
Cidade, patrimônio e cultura

×