Tamira Letícia S. de Carvalho

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), onde desenvolve seu trabalho na linha de pesquisa Territórios e Cidades: Transformações, Permanências e Preservação. Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC). Integrante da Comissão Café com Pesquisa do IAU/USP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP), onde desenvolveu pesquisa sobre Psicologia Ambiental, relação espaço ambiente e o Ser humano. Cursando Licenciatura em História (2021).
Possui experiência como professora de Arte para o estado de São Paulo. Desenvolve projetos para Escola Estadual nas linhas de educação, cultura, arte, sociabilidade, difundindo para estudantes temas como: O que é arte. A importância da arte para sociedade. Como entender a arte. O encontro entre arte e público. Arte sendo uma necessidade Humana. Orienta alunos do colegial com projetos nas linhas: O Jovem e Seu Papel na Sociedade, Diversidade Enquanto Componente da realidade Sócio Cultural, Protagonismo Juvenil, Reconstruindo Raízes, Intolerância sexual, religiosa e cultural.

Pesquisa em andamento

Ambiência e comportamento em projetos no espaço urbano: casos de pontos de ônibus de São Carlos (SP)

Resumo: Este projeto de pesquisa discute a aplicação dos princípios da ambiência no projeto de mobiliários do transporte coletivo e público urbano. No Brasil, o ônibus é a forma de transporte público mais comum e está fortemente conectada com o transporte a pé, tratando-se de um serviço imprescindível, da qual uma parcela considerável da população, sobretudo das classes sociais mais baixas, depende. Busca-se, assim, contribuir através da ambiência e Psicologia Ambiental a produção de conhecimentos que possam ser diretamente aplicados na construção de espaços mais confortáveis e acolhedores para esses usuários. A ambiência trata da humanização pelo fundamento do equilíbrio de elementos que constituem os espaços, presumidos como cenários em que ocorrem relações sociais, políticas, e econômicas de indivíduos e grupos sociais que possuem diferentes culturas e valores. Ao se projetar de acordo com os preceitos da ambiência, é necessário considerar a intimidade e vida coletiva da população, gerando ambientes confortáveis que auxiliam para a promoção de sua qualidade de vida e que podem também promover a eficiência e a produtividade. O método do estudo de caso propiciará que as reflexões teóricas sejam ancoradas em relação a casos específicos de pontos de ônibus específicos do município de São Carlos. Prevê-se a seleção de três casos de paradas de ônibus para estudo. Essa seleção buscará abarcar paradas com diferentes características e inseridas em diferentes contextos. A seleção dos casos será subsidiada por uma análise de dados espaciais e por análise socioeconômicas do município de São Carlos. A organização do serviço de transporte público no território do município também será considerada na escolha dos casos. Também serão consideradas a localização de outros equipamentos públicos, como a proximidade com unidades de saúde, escolas, centros de referência em assistência social, moradias sociais, áreas de lazer, entre outros. A compreensão da relação entre comportamento humano e ambiência nesse contexto, levando em consideração a Psicologia Ambiental, têm o potencial de gerar projetos mais interessantes, valorizando esses espaços e subsidiando um movimento de aumentar a qualidade de vida dos usuários, sofisticando a produtividade, eficiência e potencializando suas relações sociais.

Palavras-chave: Intervenção Urbana. Ambiência. Psicologia Ambiental.

Área de concentração IAU/USP:
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo
Linha de pesquisa IAU/USP:
Territórios e cidades: transformações, permanências, preservação
Eixo de pesquisa LEAUC:
Conformações espaciais urbanas

×