Gerenciadores de referências e citações

Mendeley: Gerenciador de referência gratuito e rede social acadêmica que pode ajudá-lo a organizar a sua pesquisa, colaborar com outras pessoas online, e descobrir as últimas pesquisas. Algumas funcionalidades:

• Gere automaticamente bibliografias;
  • Insere citações no Word através da instalação do plugin;
  • Possui versão desktop e on-line, acessando assim seus documentos de qualquer lugar on-line;
  • Indexa os metadados do arquivo em PDF e através do DOI;
  • Permite colaborar facilmente com outros pesquisadores on-line;
  • Importa facilmente documentos de outro software de pesquisa;
  • Localiza os documentos relevantes com base no que você está lendo;
  • Permite criar seu perfil de pesquisador;
  • Ler artigos com o aplicativo para iOS e Android.

Para saber mais a respeito, acesse o Tutorial elaborado pela ESALQ ou o Tutorial elaborado pela ELSEVIER.

Zotero: Gerenciador de referência gratuito. Algumas das funcionalidades:

• Permite inserir citações no Word, no LibreOffice e Google Docs através da instalação de plugin;
  • Trabalha em grupo, colaborando e compartilhando referências;
  • Detecta automaticamente o conteúdo enquanto você navega na Web e permite salvar itens no Zotero com um único clique;
  • Importa facilmente documentos de outro software de pesquisa;
  • Possui versão desktop e on-line, acessando assim seus documentos de qualquer lugar on-line.

Para saber mais a respeito, acesse o Tutorial elaborado pela Biblioteca da Universidade do Porto.

Elaborado pela Fiocruz, há também o um Tutorial de uso e um Guia de preenchimento de metadados no Zotero.

DICA: ABNT 6023: Referência exige que as revistas tenham o local na referências, estes podem ser consultados em https://portal.issn.org/