Identificadores digitais e Redes sociais acadêmicas

Identificadores digitais de pesquisadores:

ORCID (Open Researcher and Contributor ID): é um identificador digital para pesquisadores, o qual é composto por um código de 16 dígitos e é único para cada pessoa. Essa característica impede ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições. Todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos) USP devem ter seu registro ORCID autenticado.

Google Scholar ID: Ao criar um perfil no Google Scholar, este indexará as publicações do pesquisador e as métricas de citações recebidas dos trabalhos publicados.

ResearcherID: Identificador único de autores da Clarivate Analytics, atualmente só pesquisadores com publicações dentro da base de dados da Web of Science (WoS) recebem-no. Permite a padronização de erros de identificação de autores, o gerenciamento de suas publicações, rastreando contagens de citações e o cálculo do indice H.

Scopus iD: É um identificador de autores com artigos indexados na base de dados Scopus. A estratégia da Elsevier com relação à desambiguação de autores é a de produzir algoritmicamente os perfis Scopus ID com maior qualidade possível, podem ser corrigidos e atualizados manualmente.

LattesID: Identificador digital de pesquisador do Cúrriculo Lattes. Vídeo como conectar Lattes com Orcid

Redes sociais acadêmicas

ResearchGate: Umas das principais redes sociais acadêmicas no mundo, permite aos pesquisadores conectar, compartilhar material e informações com outros pesquisadores. Possui vários recursos como criar DOI pra materiais não publicados, verificar métricas de citações, quem lê suas publicações e cita, permiti criar fórum de discussões e fazer perguntas, pesquisas vagas de empregos e bolsas, entre outros.

Academia.edu: Parecida com o ResearchGate (RG), possui algumas funcionalidades como uma plataforma que oferece cursos e revisão de sus artigos por por pares, porém alguns recursos são apenas para assinantes.

Identificadores digitais de publicações

DOI (Digital Object Identifier) : é um identificador digital único e internacional atribuído a publicações científicas digitais, tais como, artigos, resumos, livros, capítulo de livros, anais, teses, normas, entre outros. Acesso o material sobre o DOI e integração com outros sistemas.

ISNI (International Standard Name Identifier): é um Identificado Digital persistente para Organizações, certificado pela Organização Internacional de Normalização (ISO), possibilita a desambiguidade ou evitar dúvidas de identificação. A Universidade de São Paulo está registrada sob o ISNI 0000 0004 1937 0722.