Menu fechado

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.

Para concorrerem às bolsas , os candidatos precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS).

Outras informações e Editais

PUB – vertente Cultura e Extensão

Vigência 2021-2022

Docente Título
Amanda Saba Ruggiero Título: Planejamento, projeto, produção e montagem da Exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron
Carlos Roberto Monteiro de Andrade Projeto Nascentes: educação ambiental pelas microbacias hidrográficas de São Carlos – SP
Cibele Saliba Rizek Acompanhamento e otimização dos métodos de comunicação em ambiente virtual do CAASO.
David Moreno Sperling Mapeamento de plataformas cidadãs no contexto da COVID-19
David Moreno Sperling Mapeamentos e Cartografias de iniciativas de economia solidária e assessorias técnicas em Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Carlos
David Moreno Sperling São Carlos: arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP (Fase 3)
Joubert José Lancha Desenvolvimento de um sistema de espaços de convívio para o campus da USP de São Carlos
Lúcia Zanin Shimbo Práticas de um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: organização coletiva em ações de extensão
Marcel Fantin Educação ambiental para o ensino fundamental na Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP
Miguel Antonio Buzzar Cartilha da Cidade e Oficinas Urbana: agentes urbanos e o direito a cidade
Simone Helena Tanoue Vizioli A tecnologia da realidade virtual como ferramenta de inclusão social

Vigência 2020-2021

Docente Título
Aline Coelho Sanches Monitoria e auxílio de ensino em linguagens e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO.
Amanda Saba Ruggiero Planejamento, projeto, produção e montagem da exposição: a trajetória de Jorge Osvaldo Caron.
David Moreno Sperling Arte, ciência, cultura e tecnologia no Centro Cultural e TUSP formando novos espectadores – Fase 2.
Francisco Sales Trajano Filho Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO.
Francisco Sales Trajano Filho Licenciatura em prática ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares.
Manoel Rodrigues Alves Projeto Highrise: site, exposição e material para Simpósio.
Miguel Antonio Buzzar Cartilha da Cidade direito à cidade para todos.
Simone Helena Tanoue Vizioli Educação patrimonial por meio de jogos digitais: o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP – São Carlos.
Tomas Antonio Moreira Monitoria e auxílio de ensino em Ciências Humanas e suas Tecnologias para alunos do Colégio CAASO.

Vigência 2019-2020

Docente Título
Anja Pratschke Inteligência artificial para o patrimônio cultural brasileiro: construção de um Chatbot.
David Moreno Sperling CAAUSOS: um podcast do CAASO e da USP São Carlos.
David Moreno Sperling Arte, ciência, cultura e tecnologia no centro cultural da USP formando novos espectadores.
Fabio Lopes de Souza Santos Organização e divulgação de atividades e espaços culturais do CAASO.
Francisco Sales Trajano Filho Licenciatura em prática: ação e reflexão sobre ensino para público pré-vestibular de cursinhos populares.
Manoel Rodrigues Alves Monitoria e auxílio de ensino em ciências humanas e suas tecnologias para alunos do colégio CAASO.
Marcel Fantin Integração campo-cidade: produção de frutas desidratadas como ferramenta de inclusão e valorização do capital sociocultural da comunidade do Banhado.
Marcel Fantin Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP.
Miguel Antonio Buzzar Cartilha da cidade e oficinas urbanas agentes urbanos e a cidade participativa.
Simone Helena Tanoue Vizioli O jogo como ferramenta de educação patrimonial: a Casa do Pinhal de São Carlos.

Vigência 2018-2019

Docente Título
Anja Pratschke Desenvolvimento de plataforma digital baseada no código Consul junto ao patrimônio cultural da cidade de São Carlos-SP.
Kelen Almeida Dornelles BIOCONSTRUÇÃO: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicados à sede do GEISA.
Luciana Bongiovanni Martins Schenk Sistema de espaços livres na cidade de São Carlos: investigação acerca de potencialidades e possibilidades na sua construção.
Marcel Fantin Plano popular de urbanização e regularização fundiária como ferramenta de participação e luta por permanência da comunidade do Jardim Nova Esperança.
Marcel Fantin Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento comunidade agrária Nova São Carlos, São Carlos SP.
Miguel Antonio Buzzar Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Angelina – São Carlos, SP.
Miguel Antonio Buzzar Cartilha da cidade e oficinas urbanas.
Paulo Cesar Castral Patrimônio histórico arquitetônico: levantamento fotográfico dos bens imóveis como forma de difusão cultural por meio de base de dados pública.
Ruy Sardinha Lopes Novo foco sobre o assentamento Nova São Carlos – documentário sobre a comunidade.
Simone Helena Tanoue Vizioli Educação patrimonial: jogo digital sobre o a casa do pinhal SC SP.

Vigência 2017-2018

Docente Título
Akemi Ino Bioconstrucão: arquitetura vernacular e meio ambiente aplicadas no Sítio Centenário-São Carlos.
Anja Pratschke Uso do Qr Code e conteúdos vinculados para herança cultural : o caso da estação de trem e vizinhança de São Carlos.
Joubert José Lancha Educação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Joubert José Lancha Educação patrimonial: desenvolvimento de sistema interativo lúdico sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.
Marcel Fantin Implementação de tecnologia social destinada à promoção de saneamento básico rural no assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos, São Carlos/SP.
Márcio Minto Fabricio Modelagem paramétrica de edifícios do campus da USP São Carlos: documentação e manutenção.
Miguel Antonio Buzzar Cartilha da cidade e oficinas urbanas.
Miguel Antonio Buzzar Educação socioambiental e visitas monitoradas na área II da USP com a Escola Estadual Bento da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP.
Paulo Cesar Castral Educação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras de papel sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Paulo Cesar Castral Educação patrimonial: sistema interativo lúdico de dobraduras sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.
Simone Helena Tanoue Vizioli Educação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre o Instituto Cultural Engenho Central.
Simone Helena Tanoue Vizioli Educação patrimonial: sistema interativo lúdico (jogo digital) sobre a Fundação Casa da Memória Italiana.

Vigência 2016-2017

Docente Título
Luciana Bongiovanni Martins Schenk Urbanização na Bacia do Santa Maria do Leme: uma experiência na proposição de cenários futuros.
Marcel Fantin A cartografia social como ferramenta de participação popular e visibilidade territorial da comunidade do Banhado (São José dos Campos-SP).
Marcel Fantin Implementação de tecnologia de saneamento rural no assentamento Nova São Carlos, São Carlos SP.
Márcio Minto Fabricio Gerenciamento de publicação periódica e difusão científica em Arquitetura.
Miguel Antonio Buzzar Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos da Escola Estadual Bento Da Silva César, Santa Felícia – São Carlos, SP.
Miguel Antonio Buzzar Manual de uso da cidade: volume 2 (continuidade).
Simone Helena Tanoue Vizioli Xilográfica: da técnica à arte popular nordestina.
Tomas Antonio Moreira Educação urbana: a cidade e a crise hídrica etapa 2: produção e reavaliação dos jogos.

Vigência 2015-2016

Docente Título
Márcio Minto Fabricio Gerenciamento de publicação periódica e difusão científica.